#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ajuste fino

21-05-2024 | 11:07
Por Juvenal Dias

No dia antes do jogo 3 da semifinal do NBB CAIXA, Minas e Sesi Franca vão à Arena UniBH para alinhar jogadas e fazer ajustes antes de medirem forças

Com uma mistura de descanso, trabalho de vídeo, treinos leves, Minas e Sesi Franca fizeram os últimos ajustes em quadra visando o jogo 3 da semifinal do NBB CAIXA. No momento decisivo cada detalhe conta em uma série tão equilibrada e que está empatada em 1 a 1. O duelo ocorre nesta quarta-feira (22/05), às 19h, na Arena UniBH, e terá transmissão do sportv e do NBB BasquetPass.

Rafa Mineiro e Lucas Dias será um dos duelos entre Minas e Sesi Franca no jogo 3 da semifinal do NBB CAIXA. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Não são todos os momentos da temporada que é possível acompanhar os treinamentos das equipes. Mas a ocasião se torna especial com os dois times semifinalistas da maior competição de basquete do país. Minas e Sesi Franca permitiram que a reportagem da Liga Nacional de Baquete acompanhasse alguns momentos dos treinos decisivos que precede o terceiro jogo.

Mais do que intensidade e análises, os times sabem que não podem revelar suas táticas e jogadas. Mesmo assim, o que se percebeu foi o cuidado com detalhes, ajustes de posicionamento, refino do arremesso e, principalmente, o cuidado com os atletas para não terem tanto desgastes e poderem se recuperar para a hora que interessa, na bola subindo com o lançamento do árbitro.

“O descanso é um dos principais aspectos entre um jogo e outro, além de boa alimentação, uma boa noite de sono. Há aqueles que precisam da fisioterapia, alguma massagem, tem gente que gosta de gelo pós-jogo. Aqui temos tudo isso à disposição, é uma grande ajuda”, comentou o ala/pivô do Minas, Rafa Mineiro.

Ele também comentou que, antes do treino, foram para a sala de vídeo, como parte da preparação: “Querendo ou não, parece que o Minas jogou super bem, mas tem muita coisa que ainda podemos melhorar, que combinamos e não deu certo. A gente vê no vídeo, vem para a quadra, faz os pequenos ajustes. Tem um bate-bola para soltar a musculatura e calibrar mais a mão, isso faz parte da recuperação também”.

Por outro, o ala/pivô do Sesi Franca que tem duelos diretos com Rafa, Lucas Dias, revelou que o descanso não foi dos mais tranquilos após a derrota: “Ficamos pensando naquilo que fizemos de errado no segundo jogo, a gente não consegue dormir direito. Era um jogo bem importante para nós. Sabemos que precisamos melhorar defensivamente e ofensivamente, também. Sempre, depois de jogos, vou dormir uma, duas da manhã, fico ansioso e vou pesquisar sobre a partida. Agora não é mais lamentar, mas sim pensar o que melhorar para o terceiro jogo”.

“Esse rápido período de treinos da para ajustar algumas coisas que não fizemos, vemos um vídeo, para trazermos para a quadra e treinar para ajustar na hora do jogo. Esse treino é fundamental para termos uma conversa em grupo e com um ou outro companheiro para cominarmos algumas jogadas para ser feito amanhã”, explicou Lucas.

“Nós estaremos com uma postura diferente, tivemos um jogo lento, tudo aquilo que não fizemos em Franca, vamos começar com intensidade, vamos subir a energia, a intensidade defensiva. No ataque, as coisas boas nem precisamos repetir o que devemos mostrar, mas temos que acertar defensivamente para conseguir algo melhor na série”, finalizou Lucas Dias sobre a perspectiva da partida.

“São duas grandes equipes, ainda terão grandes jogos daqui para frente. Acho que a vantagem que cada um construiu em sua casa foram jogos atípicos. Tenho certeza que os próximos serão muito bem disputados, vamos corrigir nossos pequenos detalhes, para continuar bem na defesa e deixar nosso ataque fluir”, concluiu Rafa Mineiro.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.