#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Semi com sotaque

30-01-2024 | 02:01
Por Juvenal Dias

Minas e UNIFACISA apostam em suas duplas de armadores titulares argentinos para alcançar a final da Copa Super 8; SporTV transmite o duelo ao vivo às 20h

Vão começar as semifinais da Copa Super 8! Nesta terça-feira (30/1), às 20h, sobe a bola para Minas x UNIFACISA na Arena UniBH, em confronto que vale vaga na decisão do primeiro título da elite do basquete brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV direto de Belo Horizonte. Na quarta, às 19h, Flamengo e Paulistano duelam no Maracanãzinho para definir o outro finalista.

O Minas sonha com o bicampeonato no torneio mata-mata, depois de ter levantado o troféu em 2022. Nas quartas de final da atual edição, superou o Fortaleza Basquete Cearense, em casa, por 73 a 69. O técnico Léo Costa admite que o time não teve sua partida mais inspiradora no ataque e também entende que a equipe precisa evoluir na semifinal:

“No campeonato de tiro curto como esse, vejo que cada fase que você avança a tendência é ter que elevar o nível para conseguir vencer. Tivemos um jogo muito duro com o Fortaleza, um jogo que a gente não teve um aproveitamento bom no segundo tempo, que não é o natural da nossa equipe, e conseguimos a vitória mesmo em um dia não tão inspirado ofensivamente. Mas acho que contra a UNIFACISA a gente tem que elevar o nosso nível”.

Léo Costa espera evolução do Minas na semifinal (Hedgard Moraes/MTC)

O treinador sabe da qualidade ofensiva da UNIFACISA, principalmente nos arremessos de três com os estrangeiros Gaskins, Corvalán e Solanas:

“É um time perigoso, tem vários jogadores com alto aproveitamento de três pontos, com qualidade de finalização, um time que taticamente joga muito correto. Então, a gente tem que, como fizemos o primeiro turno, tentar diminuir os espaços, tirar os caras da posição confortável de jogo onde eles têm maior aproveitamento, diminuir um pouco o ritmo e imprimir a nossa forma de jogar em casa, marcando forte o jogo de transição e explorando os pontos mais frágeis defensivos deles”.

No confronto do primeiro turno do NBB CAIXA, o Minas venceu em sua casa com um placar bem apertado de 85 a 82. Léo entende que a Tempestade se portou bem e tem alguns poucos ajustes para serem feitos nesse momento. A prioridade está na recuperação entre a partida das quartas e da semifinal:

“Taticamente, na parte defensiva, acho que fomos muito bem contra eles no primeiro turno, mas é um time muito perigoso e a gente tem que, sem dúvida, elevar o nível para vencer. Acho que dentro do normal que a gente faz durante toda a temporada, de algumas adaptações em cima da característica do adversário. Basicamente a gente estar com essa recuperação física e mental, que é o ponto principal para agora”.

Baralle foi um dos principais reforços do Minas para a temporada (Hedgard Moraes/MTC)

Para tentar barrar a força do Jack, Léo Costa confia no jogo coletivo do Minas, que é o líder em assistências do NBB CAIXA com 21 por partida. Os dois jogadores que mais contribuem nesse quesito são os argentinos Franco Baralle e Luciano González, o Chuzito. Contra a UNIFACISA, haverá um interessante duelo de hermanos, já que a equipe de Campina Grande também conta com uma dupla de armadores vindos do país vizinho, Facundo Corvalán e Matías Solanas.

Baralle comemora o fato de ele e seus compatriotas terem conseguido ocupar posições de destaque no basquete brasileiro:

“Eu acho que tanto nós como eles somos protagonistas no time. Obviamente, é diferente porque conhecemos mais eles do que os outros caras do Brasil. É bom ter compatriotas no outro time para enfrentar e representar o nosso país aqui”.

O armador ressalta que, apesar da vitória na primeira metade do NBB CAIXA 2023/24, o momento é distinto e implica em novas possibilidades:

“Acho que é muito diferente porque o jogo passado foi pelo primeiro turno do NBB CAIXA. Aqui tem uma condição especial, jogo único, não tem amanhã, só tem hoje. Então acho que vai ser totalmente diferente. Eles vêm jogando muito bem, têm jogadores com muita qualidade e acho que nós também estamos jogando de uma forma diferente daquele jogo, porque foi um dos primeiros da temporada e agora acho que o time ainda está melhorando”.

Por fim, o argentino do Minas admite a empolgação da equipe e acredita que este é o momento para mostrar o trabalho que foi feito desde antes da temporada:

“Estamos muito animados para o jogo. A gente trabalhou muito na pré-temporada para coisas importantes, o time foi desenhado para isso. Então, chegou a hora de fazer isso. Estamos jogando em casa, com a nossa torcida, só temos que fazer o trabalho que estamos fazendo no NBB CAIXA e tentar dar esse passo para a final”.

César Guidetti pretende levar a UNIFACISA à primeira final de Super 8 da história da equipe (UNIFACISA)

Do outro lado do duelo, há uma UNIFACISA que já fez história por conseguir a primeira vitória de um time da região Nordeste na Copa Super 8. O feito ocorreu no último sábado (27/01), quando a equipe de Campinas Grande derrotou o Sesi Franca por 94 a 92 na casa do adversário.

César Guidetti, técnico da UNIFACISA, falou sobre a preparação da equipe para a partida eliminatória diante do Minas:

“Temos a mesma preparação que em outros jogos. Claro que uma competição à parte, damos mais ênfase nos detalhes, que são trabalhados nos vídeos e treinamentos. Nós procuramos preparar o time taticamente para defender bem, atacar com eficiência, achar pontos de vulnerabilidade do adversário e focar na defesa individual dos principais jogadores e ações”.

O treinador sabe da importância do primeiro triunfo de um time nordestino na competição, mas não quer parar por aí:

“Sempre temos nossos objetivos, um desses objetivos nessa temporada era chegar na Super 8 e ir o mais longe possível. Sempre miramos no lugar mais alto, com muita humildade. O projeto de basquete da UNIFACISA é um projeto novo, mas muito bem estruturado e que ano a ano vem crescendo. Da mesma maneira, os objetivos vão aumentando, temos essa consciência que podemos chegar ainda mais longe nessa temporada”.

Guidetti também entende que o resultado sobre o Sesi Franca fora de casa fez crescer a esperança geral de seus torcedores e do próprio elenco do Jack:

“A expectativa é grande de disputar uma final de qualquer torneio. Agora, a Super 8 é um torneio que contempla os melhores times do NBB CAIXA no primeiro turno. É um motivo de muita satisfação para a UNIFACISA estar entre eles, ter passado de uma primeira rodada e jogar a semifinal. É focar no que precisa ser feito, estar pronto para a maioria das situações que podem se apresentar e, caso passemos, aí sim pensar em final e título”.

Solanas está disputa sua primeira temporada no Brasil (UNIFACISA)

O armador Matías Solanas espera uma partida dura na casa do Minas, que atualmente ocupa a liderança do NBB CAIXA 2023/24 com 20 vitórias e três derrotas:

“A expectativa é boa, sabemos que é uma boa equipe e que vem fazendo bem as coisas, então vai ser um jogo difícil e quem estiver bem nos detalhes vai vencer”.

Sobre os duelos com os argentinos do outro lado da quadra, o armador lembra que as rivalidades vêm de sua terra natal:

“Se o bom é que já nos conhecemos bem do campeonato argentino, de dividir ou de nos enfrentar, então queremos vencer e cada um dará tudo para levar seu time à próxima fase”.

Solanas é enfático na aplicação que a UNIFACISA precisa mostrar dentro de quadra para ter sucesso na semifinal e sair classificado:

“Penso que temos que cumprir o plano de jogo que os treinadores propõem, e entrar em jogo com a máxima energia possível, focados no que temos que fazer, tanto na defesa como no ataque. Este jogo vai ser definido pelos detalhes, se os cumprirmos podemos vencer”.

A Arena UniBH tem tudo para receber um grande jogo de basquete nesta terça-feira. E a certeza é que a partida terá aquele tempero argentino.

Confira as datas e transmissões da Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

30/1 – 20h – (2º) Minas x UNIFACISA (6º) – Arena UniBH – SporTV
31/1 – 19h – (1º) Flamengo x Paulistano (5º) – Maracanãzinho – SporTV

Final

3/2 – 17h – Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2 – a definir – TV Cultura, SporTV e YouTube NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.