HOJE
tempestade perfeita
Por Marcius Azevedo
Minas tem corrida de 32 a 2 entre o final do segundo quarto e o começo do terceiro e abre 1 a 0 na série contra o São Paulo, pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24
Uma corrida de 32 a 2 definiu o primeiro jogo da série melhor de cinco entre Minas e São Paulo, pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A equipe mineira largou na frente com uma vitória por 84 a 59, nesta sexta-feira (03/05), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Agora são dois confrontos no Morumbis, sendo o primeiro na segunda-feira, às 20h, com transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass.
O São Paulo liderava o placar (29 a 28) até o técnico Léo Costa pedir tempo com 3 minutos e 46 segundos para o fim do segundo quarto. Depois disso, Minas iniciou uma reação e fez 14 a 2 no restante da parcial, com destaque para Alexandre Paranhos (sete pontos) e Franco Baralle (seis pontos).
Na volta do intervalo, o Minas abriu 18 a 0 na parcial. O São Paulo só conseguiu pontuar com Bennett, quando o cronômetro apontava 4 minutos e 48 segundos para terminar o terceiro quarto. A equipe mineira administrou muito bem no derradeiro período e conquistou o primeiro triunfo na série.
Franco Baralle foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, igualando sua melhor pontuação no NBB CAIXA. O argentino registrou aproveitamento de 50% nos arremessos de 3 (5/10) e de 2 pontos (3/6). Além disso, foram cinco assistências e três rebotes para uma eficiência de 25. “Eles são uma equipe que joga em um ritmo lento. Tentamos impor o nosso ritmo, atuar com energia. Buscamos jogar em transição e isso foi determinante”, afirmou o armador. “Sabemos que foi apenas o primeiro jogo. Agora temos de ir para lá (em São Paulo). Vai ser muito difícil, teremos uma série longa.”
Outro destaque do Minas foi Alexandre Paranhos. Ele terminou o jogo com 15 pontos e 11 rebotes. Foi o terceiro duplo-duplo consecutivo do pivô nos playoffs do NBB CAIXA 2023/24. É o quarto jogo seguido em que o jogador registra dois dígitos em dois fundamentos, já que fez isso na última partida da temporada regular, contra o União Corinthians, o mesmo rival das oitavas de final.
“A gente sabe que o playoff, ainda mais em um melhor de cinco, é uma série muito longa. A gente deu o primeiro passo em casa, que era para nos impor, para mostrar a nossa forma de jogar, mostrar a nossa intensidade. Agora é ter a cabeça no lugar e saber que a gente vai ter dois jogos dificílimos lá em São Paulo. A gente tem feito uma temporada excelente e vamos entrar nos jogos de lá com muita confiança para poder trazer essa classificação”, afirmou Alexandre Paranhos.
Léo Costa reforçou o discurso dos seus jogadores. “Vitória muito importante, sempre bom começar um playoff vencendo, mas a gente tem plena consciência que vão ser bem difíceis os jogos lá. Temos de manter o pé no chão, independentemente da diferença, o playoff está 1 a 0 só. E nós precisamos ir bem para conseguir vitórias fora de casa.”
Pelo lado do São Paulo, Ricardo Fischer afirmou que não é o momento de lamentar. O foco já está no segundo jogo. “A gente é muito experiente para ver o placar e cair a nossa confiança porque perdemos de 25 pontos. Foi um jogo totalmente atípico. Não foi tudo ruim. Até o primeiro tempo, quando fomos disciplinados, jogamos bem. No terceiro quarto voltamos com a energia um pouco mais baixa, tiramos o foco no que tínhamos de fazer e eles abriram vantagem”, analisou.
“Mas é playoff, pode ganhar de um, de 20, 30, 40, que não muda. Está 1 a 0 para eles. A série é longa, temos dois jogos em casa. Vamos lotar o MorumBis e, junto da nossa torcida, vamos fazer um jogo melhor para empatar e, quem sabe, fazer 2 a 1.”
NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.