HOJE
Minas cascudo
Por Juvenal Dias
Minas encontra um União Corinthians aguerrido e aplicado pelo caminho, mas faz 2 a 0 nas oitavas dos playoffs do NBB CAIXA e é o terceiro time a seguir adiante
Minas, com seu jogo solidário de assistências e com brilhos individuais de suas peças, superou uma forte marcação do União Corinthians, venceu por 81 a 73 e fez dois a zero na série das oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA. Com isso, a Tempestade é a terceira equipe a se classificar para a próxima fase. É a sétima vez que o time mineiro está nas quartas de final, enquanto o time de Santa Cruz do Sul merece todos os aplausos por sua primeira participação em mata-matas.
No primeiro quarto, os dois times mantiveram o placar baixo e levaram alguns minutos para esquentar a mão. Depois, o Minas acelerou e até emplacou dez pontos de vantagem antes de finalizar em 20 a 13 a parcial. Contudo, com uma aplicação tática exemplar e grande atuação do ala/armador Machado Jr. no começo do segundo quarto, o União Corinthians não só buscou a diferença, mas também passou à frente e foi para o intervalo vencendo por quatro pontos. Foi uma inversão dos acertos na cesta, a bola do Minas parou de cair, de forma geral, enquanto o UNICO acertou seis bolas de três pontos no segundo quarto.
Na terceira parcial, o União Corinthians se empenhou bastante para manter a vantagem e chegou até a abrir um pouco mais. Porém, o Minas ajustou melhor sua defesa e oscilou menos do que o adversário durante o correr do cronômetro até passar a frente novamente. No quarto decisivo, o Minas soube negociar momentos dos ataques importantes para minar as forças do oponente. Pesou o time de maior experiência nesse tipo de confronto, já que o Minas está em sua 12ª edição de playoffs do NBB CAIXA de sua história.
Pelo lado do visitante, Duane Johnson anotou um duplo-duplo com 15 pontos e 10 rebotes. Além do norte-americano, outros quatro companheiros chegaram a dois dígitos na pontuação: Machado Jr. (15), Djokovic (13), Kendall (12) e Enzo (12), mostrando o quanto foi uma derrota vendida a duras penas.
No lado do mandante, também três atletas tiveram dois dígitos na pontuação: Chuzito (11), Vezaro (11) e Fuzaro (14), contribuíram significativamente, mas outros dois atletas brilharam em suas características e fizeram duplo-duplos para a balança pesar para o lado mineiro: o armador argentino Franco Baralle anotou 10 pontos, mas deu 10 assistências, das 21 do Minas. Já o pivô Alexandre Paranhos foi o cestinha do duelo, com 21 pontos e 11 rebotes, justificando ser o maior reboteiro da temporada, tanto em média (7,43) quanto em números absolutos (260).
Paranhos tem experiência suficiente para entender da construção da jornada, passando por cada degrau para forjar um time vencedor: “Acho que cada etapa de playoff prepara a gente para a próxima fase e essa nos preparou muito bem porque tivemos cenários bastante adversos, tanto no jogo lá, quanto no jogo aqui. Então, isso dá uma casca para nós, é o que precisamos para ir para às próximas fases. Sabemos que terão momentos muito mais difíceis no decorrer dos playoffs, mas estamos cada vez mais preparados para isso e para chegarmos o mais longe possível”.
O treinador do Minas, Léo Costa, ficou contente com a solidez defensiva que a equipe apresentou nas duas partidas e já se prepara para momentos ainda mais duros nos próximos passos: “Tivemos que fazer alguns ajustes defensivos, mas conseguimos manter eles em 73 pontos nos dois jogos, o que mostra também que, apesar de alguns erros não tão naturais nas partidas, nós conseguimos ser sólidos defensivamente e avançarmos para as quartas de final como era o plano. Agora é esperar o adversário, mas, independente da equipe que vier, sem dúvida, será uma série duríssima e nós seremos exigidos ao máximo. O nosso caminho é bem difícil, as equipes que ficaram na nossa chave são de alto gabarito e montaram projetos para chegar longe também. Estou muito satisfeito com o que fizemos até aqui e tenho certeza que a vamos crescer nesses momentos”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.