#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Decidido nos detalhes

19-04-2024 | 11:16
Por Juvenal Dias

10 lances livres que o Minas converteu a mais que o União Corinthians determinaram a vantagem no primeiro jogo das oitavas do NBB CAIXA

Em uma partida recheada de emoções e a torcida contra em peso, o Minas suportou a pressão do União Corinthians e saiu em vantagem nas oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA. A vitória por 83 a 73 teve um aspecto curioso: os dois times acertaram a mesma quantidade de bolas de três e de dois pontos, então, nesse aspecto, a Tempestade levou a melhor porque acertou 22 lances livres, contra 12 do UNICO. Foi mais uma amostra que não é possível vacilar nos mata-matas do NBB CAIXA.

Na visão do treinador do União Corinthians, o que decidiu a vitória para o Minas foram os lances livres. Foto: Vinicius Molz Schubert / Basquete U. Corinthians

Em determinado momento do jogo, após um primeiro quarto arrasador no qual o Minas abriu 27 a 16, a partida parecia encaminhar-se para uma vitória com uma margem considerável para o time visitante. Afinal, no terceiro quarto, a Tempestade tinha 16 pontos de frente. Contudo, o apoio da torcida que compareceu em grande número no Arnão fez com que o União Corinthians entrasse de volta no jogo da noite desta sexta-feira (19/04).

O time da casa teve uma arrancada espetacular e empatou o duelo em 71 a 71 faltando pouco mais de três minutos para encerrar a partida. Então o ala Danilo Fuzaro acertou uma bola de três que desmoronou a recuperação adversária. A partir disso, o Minas arrancou novamente para a vitória permitindo apenas dois pontos do União Corinthians, enquanto anotou 12 nos momentos decisivos.

O ala/pivô Rafael Mineiro foi um dos destaques pelo lado do Minas, anotando 15 pontos, buscando 11 rebotes, em um duplo-duplo que lhe rendeu 24 de eficiência. Ele comentou o quanto o time sofreu para buscar o triunfo: “Foi um jogo muito duro, o time deles joga muito fisicamente. Começamos nos impondo na defesa e fluindo no ataque, mas eles conseguiram igualar porque nós perdemos rebotes, não conseguimos fazer um bom ataque, errando bastante passe, e eles se recuperaram na partida. Mas, no final, o nosso time soube usar a experiência, atacar tranquilo, escolher as melhores bolas, marcar um pouco melhor e conseguimos sair com uma boa vitória”.

O treinador do Minas, Léo Costa concordou, ressaltando a maturidade que o time teve para buscar a vantagem no momento mais agudo do duelo: “Sabíamos que seria um jogo difícil, eles crescem muito de produção jogando ao lado da torcida. Nós oscilamos em alguns momentos e eles cresceram no jogo, mas tivemos maturidade e tranquilidade para administrar esses momentos ruins e jogamos mais consistentes no final do jogo para ter essa importante vitória. Agora é assistir o vídeo e treinar para corrigir os detalhes que ainda podemos melhorar para o jogo de terça para tentar fechar a série”.

Léo terá até terça-feira para estudar tudo o que foi feito e mostrar aos seus jogadores os erros que ele acredita serem corrigidos para buscar a classificação diante de seu torcedor. A bola sobe às 19h do dia 23/04 na Arena UniBH e terá transmissão do NBB BasquetPass.

Quem jogou muito pelo lado do União Corinthians e lamentou a derrota foi ala norte-americano Duane Johnson, que foi o cestinha do jogo com 19 pontos, pegou 11 rebotes e deu cinco assistências, para 32 de eficiência. Duane foi eleito o craque da partida e celebrou sua atuação: “Fico feliz pelo meu desempenho individual na noite de hoje, mas triste com a derrota da equipe. Tivemos alguns momentos de reação com o grande apoio da nossa torcida, porém não conseguimos passar à frente no placar em nenhum momento da partida por alguns erros que cometemos. Agora, vamos trabalhar duro para que nesses dois jogos fora de casa, possamos tentar as duas vitórias para passarmos de fase”.

Seu treinador, Rodrigo Silva, reconheceu que teve um início aquém do que tinha planejado e ressaltou o fato de que, na visão dele, o aspecto decisivo da partida foram os lances livres: “O que posso falar do jogo é que nosso primeiro quarto foi muito abaixo do que propusemos defensivamente. Nos outros quartos, aí fizemos a defesa correta. Com tudo isso ainda empatamos em 71 a 71, mas não tivemos tranquilidade, apesar de termos umas bolas para passar à frente. Precipitamos e não tivemos tranquilidade, aí eles foram mais felizes, abriram nova vantagem para vencer. Pegando as estatísticas, em dois pontos, eles fizeram 14 e nós 14, em três pontos, 11 e 11. Mais um jogo que perdemos no lance livre. De qualquer forma, teríamos que ganhar um jogo em casa e um fora para avançar. Ou seja ainda precisamos vencer um jogo fora, vamos descansar, preparar o time e para tentar buscar lá”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.