HOJE
MinasConfiante
Por Gustavo Marinheiro
Com direito a classificação na última rodada, o Minas chega muito mais confiante na fase final da LDB
O Minas Tênis Clube virou a chave na segunda etapa da LDB 2021, fez uma campanha quase perfeita e conseguiu confirmar a sua classificação para a próxima fase do torneio. Agora, com a ajuda de Gui Santos, um dos principais prospectos do campeonato, a equipe Mineira sonha em chegar ainda mais longe.

Gui Santos, um dos destaques da equipe mineira na LDB (Bruno Bezerra/LNB)
Durante a primeira etapa da competição, os minastenistas derraparam em algumas de suas partidas e fecharam com três vitórias em seis jogos, o que dificultou a vida da equipe na competição. Porém, durante a segunda fase do torneio, os mineiros mudaram a postura e conseguiram uma campanha quase 100%.
“Chegamos na segunda etapa mais focados naquilo que a gente queria, que era conseguir a classificação. Com a ajuda do Gui também o nosso time fica mais decisivo, mais ofensivo, isso ajudou. No final, o foco foi o principal” comentou Augusto, pivô do Minas.
Um dos grandes fatores para essa mudança da equipe mineira foi a chegada do ala Gui Santos, que não jogou a primeira fase do torneio. Em apenas quatro jogos, Gui já soma médias de 20 pontos, 5,8 rebotes e três assistências, além de ser o segundo mais eficiente da equipe, com 19,8 no quesito.
“Eu tento jogar não só pra mim, mas por toda a equipe. Em quadra eu chamo bastante a atenção dos marcadores, o que faz os meus companheiros ficarem livres e eles jogarem mais também. Acredito que essa é a grande importância que eu tenho para a equipe” comentou Gui.
Um dos grandes fatores para formar uma equipe campeã dentro da LDB é a junção de jovens jogadores com os jogadores mais experientes, como faz a equipe do Minas. Além da forte base, o Minas tem em seu elenco jogadores com bagagem no adulto e experiência dentro das competições de base, casos de Augusto, Campolina, Tiago Dias e Gui Santos.
“Temos de passar uma confiança a mais para os meninos, pois tem alguns em nosso elenco que estão fazendo a sua primeira LDB. Tem que passar uma liderança para eles entrarem mais confiantes no jogo, temos de unir mais eles, fazê-los desfrutarem de tudo isso.” Afirmou Augusto.

Augusto, jogador mais eficiente da LDB 2021 (Bruno Bezerra/LNB)
A classificação para a próxima fase foi confirmada após um jogo frente ao Flamengo, onde na prorrogação, o Minas conseguiu superar a equipe carioca. A vitória deu vantagem para os mineiros, que mesmo empatando na tabela, tiveram o confronto direto como critério de desempate para a classificação.
“O Minas tem uma equipe muito boa, com jogadores de muita qualidade. Os jogadores sabem o seu lugar, sabem o que tem de fazer. Já conseguimos vencer o Flamengo dentro da casa deles, um jogo muito complicado. O nosso time vai longe, eu só digo isso, vamos surpreender.” afirmou Gui.
Agora, apesar dos desafios serem maiores, a equipe do Minas tem mais tempo para se preparar e entrosar para a fase final da competição. Com tantos destaques individuais, o time mineiro tem grandes chances de chegar ainda mais longe no torneio, principalmente após elevar a sua moral nos últimos jogos.
O Minas se encontra no Grupo C da competição sub-22, junto ao Paulistano, São Paulo e Cerrado. Os mineiros fazem sua estreia no dia 27 de setembro, contra o Cerrado, as 15h45.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca