HOJE
Bronze prahistória
Por Liga Nacional de Basquete
Minas bate São Paulo e fica com a histórica medalha de bronze BCLA; entre os 4 melhores da competição, 3 são brasileiros
Nesta terça-feira (13/04), o Minas venceu o São Paulo por 75 a 58 pela Basketball Champions League (BCLA) e ficou com a terceira colocação da competição. Com isso, a equipe minastenista encerra sua primeira participação na competição continental no pódio, seguido por Real Estelí, vice campeão, e Flamengo, campeão inédito da BCLA e garantido na próxima edição da Copa Intercontinental.

Na primeira participação da história do Minas na BCLA, equipe encerra competição no pódio (FIBA/Divulgação)
O caminho para a vitória, ao contrário do que o placar dá a entender, não foi fácil. A equipe minastenista soube sofrer no primeiro tempo da partida e conseguiu segurar o ímpeto das principais peças do São Paulo, como Georginho, Lucas Mariano e Shamell – 28 a 27 para o Minas na ida para o intervalo.
No segundo tempo, o panorama mudou. Já no terceiro quarto, o Minas engatilhou uma boa sequência ofensiva e anotou um 29 a 17 na parcial, encaminhando bem o caminho para a vitória no último quarto do jogo. Nos últimos dez minutos, coube ao time mineiro administrar a vantagem, algo que foi bem feito com a vitória na parcial por 18 a 14, que garantiu de uma vez por todas o terceiro lugar do Minas na BCLA – vitória por 75 a 58.
Vale destacar as ótimas atuações de David Jackson, com 14 pontos, oito rebotes e sete assistências, Rafa Moreira, com 11 pontos e seis rebotes, David Nesbitt, com 10 pontos e oito rebotes, e JP Batista, com 11 pontos e sete rebotes.
View this post on Instagram
Com o pódio assegurado, a campanha do Minas na Basketball Champions League Américas 2020/2021 já se torna histórica por si só. Isso porque essa é a melhor campanha do time mineiro em competições internacionais desde a conquista do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, em 2007, que era equivalente a já extinta Liga das Américas e a atual Basketball Champions League Américas.
No histórico recente, as principais aparições do time minastenista em campeonatos internacionais foram na Liga das Américas (LDA) 2007/2008 e 2008/2009, além da segunda edição da Liga Sul-Americana de 2009.

Terceira colocação na BCLA é o melhor resultado do Minas em competições internacionais nos últimos anos (FIBA/Divulgação)
No percurso da LDA 2007/2008, a equipe se classificou para a fase eliminatória em primeiro no Grupo C, que contou com Defensor Sporting, do Uruguai, Boca Juniors, da Argentina, e Flamengo. Em seguida, bateu o Deportivo Libertad, da Argentina, nas quartas de final, foi ao quadrangular final, que na época era disputado no formato de todos contra todos, e encerrou sua participação no campeonato na quarta colocação.
Já na temporada seguinte a história se repetiu na competição continental e a equipe mineira finalizou a LDA em quarto lugar. Isso após passar por Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, Merengueros, da República Dominicana, e Pioneros de Quintana Roo, do México, ainda na fase de grupos e garantir vaga no quadrangular final. Na fase decisiva, a equipe mineira perdeu todos os confrontos, ficou com a quarta colocação e viu o Brasília conquistar as Américas, com direito a Alex “Brabo” Garcia, que vestiu as cores do Minas na temporada passada, como MVP da competição.
Na mesma temporada, na disputa da segunda edição da Liga Sul Americana de 2009, a equipe minastenista voltou a ficar na quarta colocação em mais uma competição à nível internacional.
Entre os 4 melhores, 3 são brasileiros
Com um nível altíssimo, a BCLA se tornou desde o seu início, na temporada 2019/2020, um dos campeonatos mais complicados de se disputar e vencer, especialmente pela dificuldade encontrada em cada partida e em cada pequeno desafio no caminho que leva até o título tão sonhado das Américas. Considerando estes fatores, encontrar três equipes de um mesmo país entre as quatro melhores da competição é algo notável.
Na edição 2020/2021 da competição, isso aconteceu e foram com três times brasileiros que disputam o NBB, maior competição do basquete nacional; foram eles: Flamengo (1º), Minas (3º) e São Paulo (4º). Entre os três, a melhor campanha ficou com o Flamengo, dono do título invicto da BCLA, o primeiro do clube no campeonato continental. O caminho até a conquista foi construído em cima de uma campanha impecável, com direito a vitórias sobre adversários de grande quilate, como Minas, Instituto Córdoba, da Argentina, Caballos de Cocle, do Panamá (quartas de final), São Paulo (semifinais) e Real Estelí, da Nicarágua (Final).
View this post on Instagram
Terceiro colocado, o Minas chegou a fase decisiva com duas vitórias em seis jogos no Grupo D, que contou com Flamengo e Instituto Córdoba (ARG). Nos playoffs, a equipe superou o Quimsa, da Argentina, que era o atual campeão da competição pelo expressivo placar de 87 a 60 ainda nas quartas de final, mas caiu na semifinal para o Real Estelí ao perder por 98 a 95. Na disputa pelo terceiro lugar, o time minastenista venceu o São Paulo por 75 a 58 e encerrou sua primeira aparição na competição no pódio.
Por último, mas não menos importante, o São Paulo finalizou sua primeira participação na BCLA entre os quatro melhores times da América. A campanha do tricolor foi positiva, se classificando no Grupo B com duas vitórias em quatro jogos, em uma agrupamento que contou com a presença do Quimsa (ARG), até então atual campeão da BCLA, e com o Universidad de Concepción, do Chile. Nos playoffs, o tricolor do Morumbi passou por San Lorenzo, da Argentina, ainda nas quartas de final pelo placar de 78 a 75, mas, logo em seguida, perdeu duas partidas seguidas para Flamengo (75 a 66) e Minas (75 a 58).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca