#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Bronze prahistória

14-04-2021 | 01:41
Por Liga Nacional de Basquete

Minas bate São Paulo e fica com a histórica medalha de bronze BCLA; entre os 4 melhores da competição, 3 são brasileiros

Nesta terça-feira (13/04), o Minas venceu o São Paulo por 75 a 58 pela Basketball Champions League (BCLA) e ficou com a terceira colocação da competição. Com isso, a equipe minastenista encerra sua primeira participação na competição continental no pódio, seguido por Real Estelí, vice campeão, e Flamengo, campeão inédito da BCLA e garantido na próxima edição da Copa Intercontinental.

Na primeira participação da história do Minas na BCLA, equipe encerra competição no pódio (FIBA/Divulgação)

O caminho para a vitória, ao contrário do que o placar dá a entender, não foi fácil. A equipe minastenista soube sofrer no primeiro tempo da partida e conseguiu segurar o ímpeto das principais peças do São Paulo, como Georginho, Lucas Mariano e Shamell – 28 a 27 para o Minas na ida para o intervalo.

No segundo tempo, o panorama mudou. Já no terceiro quarto, o Minas engatilhou uma boa sequência ofensiva e anotou um 29 a 17 na parcial, encaminhando bem o caminho para a vitória no último quarto do jogo. Nos últimos dez minutos, coube ao time mineiro administrar a vantagem, algo que foi bem feito com a vitória na parcial por 18 a 14, que garantiu de uma vez por todas o terceiro lugar do Minas na BCLA – vitória por 75 a 58.

Vale destacar as ótimas atuações de David Jackson, com 14 pontos, oito rebotes e sete assistências, Rafa Moreira, com 11 pontos e seis rebotes, David Nesbitt, com 10 pontos e oito rebotes, e JP Batista, com 11 pontos e sete rebotes.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Com o pódio assegurado, a campanha do Minas na Basketball Champions League Américas 2020/2021 já se torna histórica por si só. Isso porque essa é a melhor campanha do time mineiro em competições internacionais desde a conquista do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, em 2007, que era equivalente a já extinta Liga das Américas e a atual Basketball Champions League Américas.

No histórico recente, as principais aparições do time minastenista em campeonatos internacionais foram na Liga das Américas (LDA) 2007/2008 e 2008/2009, além da segunda edição da Liga Sul-Americana de 2009.

Terceira colocação na BCLA é o melhor resultado do Minas em competições internacionais nos últimos anos (FIBA/Divulgação)

No percurso da LDA 2007/2008, a equipe se classificou para a fase eliminatória em primeiro no Grupo C, que contou com Defensor Sporting, do Uruguai, Boca Juniors, da Argentina, e Flamengo. Em seguida, bateu o Deportivo Libertad, da Argentina, nas quartas de final, foi ao quadrangular final, que na época era disputado no formato de todos contra todos, e encerrou sua participação no campeonato na quarta colocação.

Já na temporada seguinte a história se repetiu na competição continental e a equipe mineira finalizou a LDA em quarto lugar. Isso após passar por Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, Merengueros, da República Dominicana, e Pioneros de Quintana Roo, do México, ainda na fase de grupos e garantir vaga no quadrangular final. Na fase decisiva, a equipe mineira perdeu todos os confrontos, ficou com a quarta colocação e viu o Brasília conquistar as Américas, com direito a Alex “Brabo” Garcia, que vestiu as cores do Minas na temporada passada, como MVP da competição.

Na mesma temporada, na disputa da segunda edição da Liga Sul Americana de 2009, a equipe minastenista voltou a ficar na quarta colocação em mais uma competição à nível internacional.

Entre os 4 melhores, 3 são brasileiros

Com um nível altíssimo, a BCLA se tornou desde o seu início, na temporada 2019/2020, um dos campeonatos mais complicados de se disputar e vencer, especialmente pela dificuldade encontrada em cada partida e em cada pequeno desafio no caminho que leva até o título tão sonhado das Américas. Considerando estes fatores, encontrar três equipes de um mesmo país entre as quatro melhores da competição é algo notável.

Na edição 2020/2021 da competição, isso aconteceu e foram com três times brasileiros que disputam o NBB, maior competição do basquete nacional; foram eles: Flamengo (1º), Minas (3º) e São Paulo (4º). Entre os três, a melhor campanha ficou com o Flamengo, dono do título invicto da BCLA, o primeiro do clube no campeonato continental. O caminho até a conquista foi construído em cima de uma campanha impecável, com direito a vitórias sobre adversários de grande quilate, como Minas, Instituto Córdoba, da Argentina, Caballos de Cocle, do Panamá (quartas de final), São Paulo (semifinais) e Real Estelí, da Nicarágua (Final).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Terceiro colocado, o Minas chegou a fase decisiva com duas vitórias em seis jogos no Grupo D, que contou com Flamengo e Instituto Córdoba (ARG). Nos playoffs, a equipe superou o Quimsa, da Argentina, que era o atual campeão da competição pelo expressivo placar de 87 a 60 ainda nas quartas de final, mas caiu na semifinal para o Real Estelí ao perder por 98 a 95. Na disputa pelo terceiro lugar, o time minastenista venceu o São Paulo por 75 a 58 e encerrou sua primeira aparição na competição no pódio.

Por último, mas não menos importante, o São Paulo finalizou sua primeira participação na BCLA entre os quatro melhores times da América. A campanha do tricolor foi positiva, se classificando no Grupo B com duas vitórias em quatro jogos, em uma agrupamento que contou com a presença do Quimsa (ARG), até então atual campeão da BCLA, e com o Universidad de Concepción, do Chile. Nos playoffs, o tricolor do Morumbi passou por San Lorenzo, da Argentina, ainda nas quartas de final pelo placar de 78 a 75, mas, logo em seguida, perdeu duas partidas seguidas para Flamengo (75 a 66) e Minas (75 a 58).