HOJE
Duelo no banco
Por Marcius Azevedo
Léo Costa e Bruno Mortari trouxeram Minas e São Paulo, respectivamente, até as quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24; treinadores falam como pretendem seguir adiante
Sob o comando de Léo Costa e Bruno Mortari, Minas e São Paulo chegaram às quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A série melhor de cinco jogos começa nesta sexta-feira (03/05), às 19h, na Arena UniBH, com transmissão do NBB BasquetPass, YouTube NBB CAIXA e Jumper, e vai definir quem segue adiante. Veja o que pensam os treinadores sobre o duelo:
Léo Costa

Léo Costa tem o caminho em sua prancheta para levar o Minas à semifinal. Foto: Hedgard Moraes/ MTC
Qual a perspectiva para esse duelo?
Sabemos da qualidade da equipe do São Paulo. O fato de terem classificado mais abaixo na tabela do que era o esperado não tira a força da equipe deles. Então, sabemos que a tendência é ser uma série muito dura, mas, ao mesmo tempo, também entramos com muita confiança no que a gente vem fazendo ao longo da temporada e pela primeira série de playoff que fizemos.
O que preparou para seu time?
Precisamos, primeiro, focar no aspecto defensivo, tirar o ímpeto do São Paulo para conseguirmos usar a nossa principal arma, que é o jogo de transição que a gente teve sucesso a temporada inteira. Então, é defesa forte, jogo de transição e, na meia-quadra, taticamente ser inteligente para explorar as melhores opções.
O que esperar do adversário?
É uma equipe que tem muita qualidade ofensiva, com vários chutadores de três pontos. O Fischer vem de uma série muito boa também, então precisamos tentar diminuir um pouco o volume de jogo deles para conseguirmos nos impor nas partidas.
O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?
Acho que mostra o equilíbrio entre as equipes. Taticamente também a gente consegue algumas avaliações dos pontos fortes do São Paulo, como arremesso de três pontos, vários jogadores com essa característica. Acho que dá para aproveitar algumas questões da parte tática para a série.
Bruno Mortari

Bruno Mortari, treinador do São Paulo, quer surpreender mais um adversário. Foto: BCLA
Qual a perspectiva para esse duelo?
Perspectiva de duelos extremamente competitivos como costuma ser os jogos de playoffs.
O que preparou para seu time?
Sabemos que os playoffs é um novo campeonato, então foram feitas algumas alterações táticas e principalmente saber que cada jogo é uma decisão.
O que esperar do adversário?
O Minas tem um poder de ataque muita forte, com muito volume e alto aproveitamento nos arremessos de 3 pontos.
O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?
Servem pouco para nós. Foram bons jogos, mas playoffs tudo muda.
NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca