HOJE
Mirando a liderança
Por Liga Nacional de Basquete
Numa partida equilibrada desde o princípio, Pinheiros supera Limeira, fora de casa, e fica bem próximo do atual líder do NBB, Flamengo
O Pinheiros/SKY conquistou uma vitória muito importante, nesta segunda-feira, diante do Winner/Limeira, fora de casa, por 77 a 73, em partida adiada válida pela sexta rodada. Com o resultado, o time da capital de São Paulo chegou ao sexto triunfo em sete jogos disputados (85,7% de aproveitamento) e está a apenas uma vitória do líder do NBB, o Flamengo (87,5%). O NBB é campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Os destaques do Pinheiros foram o ala/armador Paulinho Boracini e o ala/pivô Olivinha, que anotaram 21 pontos cada um. Essa foi a mesma quantidade de pontos que o ala Diego anotou, sendo o cestinha pelo lado do Limeira. O time do interior de São Paulo teve ainda o destaque do pivô Daniel Alemão, que marcou um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes.
Como todo jogo envolvendo Limeira e Pinheiros, o equilíbrio foi marcante. No primeiro quarto, as defesas prevaleceram, mas rapidamente, na etapa seguinte, os ataques de ambas as equipes se encaixaram. Pelo lado do Pinheiros, Paulinho Boracini e Olivinha chamaram a responsabilidade e anotaram 17 dos 20 pontos do time paulistano no segundo período. Porém, o ala Diego também estava inspirado e contribuiu para que o time da casa levasse o jogo empatado para o intervalo, por 35 a 35.
Diego continuou sendo a referência do Limeira no terceiro quarto. Com três bolas de três pontos, o ala levantou o ginásio Vô Luccato. No entanto, o Pinheiros, como um todo, aproveitou melhor as oportunidades ofensivas e conseguiu abrir uma pequena vantagem no final do período (57 a 51).
A vantagem não intimidou o time da casa, que continuou buscando a vitória. O Limeira ficou atrás por apenas dois pontos durante, praticamente, todo o período. Com 21 segundos para o final, o ala/armador do Limeira, Ronald Ramon, acertou dois lances livres que deixaram sua equipe em desvantagem por 73 a 71. No ataque seguinte, foi a vez de Paulinho Boracini ir para a linha, convertendo ambos os arremessos e ampliando a vantagem para quatro (75 a 71). Com menos de 12 segundos no relógio, os mandantes tiveram a chance de encostar no placar novamente, mas Ramon errou o arremesso de 3 pontos, eliminado qualquer chance de virada.
“Tivemos um ritmo diferente do que estamos acostumados a impor, fomos mais lentos em quadra hoje, mas isso também era importante para segurar toda pressão que eles fizeram”, comentou o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari. “Foi uma vitória extremamente importante dentro do campeonato. Conseguimos vencer um adversário difícil e fora de casa. Estou muito satisfeito com o resultado”, completou.
O Pinheiros volta às quadras nesta quinta-feira, em casa, às 19h, diante do Uniceub/BRB/Brasília, partida que terá transmissão ao vivo do SporTV. Já o Limeira recebe o Itabom/Bauru, às 20h.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
