HOJE
Mirando alto
Por Liga Nacional de Basquete
Buscando melhora dentro do NBB CAIXA 16/17, Macaé e Vasco fazem confronto no litoral fluminense na noite desta quarta-feira
O equilíbrio e a disputa seguem sendo características marcantes no NBB CAIXA 2016/2017 e nesta quarta-feira (14/12), mais um jogo promete reunir estes atrativos. Na briga por ascenderem posições importantes na disputa pelos playoffs da competição, Macaé Basquete e Vasco da Gama farão confronto regional, que acontecerá no Ginásio Tênis Clube de Macaé, o Juquinha, a partir das 19h30 (de Brasília).

Sem Anthony, o Macaé teve que contar com a força de outro norte-americano, Simmons, que foi o destaque do Macaé em sua segunda partida pelo time (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)
Com apenas uma vitória em sete partidas, os macaenses buscam recuperação urgente no NBB CAIXA. Depois de alcançar o seu primeiro resultado positivo na temporada, quando venceu a LSB/Uniso, por 68 a 66, o Macaé voltou a ser derrotado no último sábado (10/12). Diante do líder invicto Flamengo, os comandados de Léo Costa fizeram uma partida equilibradíssima até os minutos finais, quando não aguentaram mais reagir e perderam, por 85 a 66.
Com a ausência do cestinha da equipe Kendall Anthony, os macaenses tiveram que unir forças para manterem-se vivos na partida até o fim. Destaque para a bela atuação do ala Benzor Simmons, que fez seu segundo jogo pelo Macaé, responsável por 17 pontos e oito rebotes, e do ala/armador Schneider, que terminou o confronto com 13 tentos e cinco sobras.
“Foi um jogo muito difícil contra o Flamengo, jogamos num bom nível durante 35 minutos e erramos um pouco no final. Espero que possamos contar com a equipe completa neste jogo pela primeira vez para que possamos buscar essa vitória em casa”, disse o técnico Léo Costa, do Macaé.
Para alegria de seu torcedor, o Macaé possivelmente poderá contar com Kendall para a partida diante dos cruzmaltinos. O norte-americano, que faz seu primeiro NBB CAIXA nesta temporada, é o grande destaque da equipe do litoral fluminense na competição, com médias de 18,8 pontos, 2,8 rebotes e 3,3 assistências por jogo.
Mesmo não vivendo uma temporada negativa, com quatro vitórias e quatro derrotas (50,0% de aproveitamento), o Vasco quer mais dentro do NBB CAIXA 16/17 e mira as primeiras posições da tabela de classificação. Após sofrer sua pior sequência dentro da competição (dois resultados negativos consecutivos), o cruzmaltino voltou a vencer na última rodada. Fora de casa, o elenco comandado por Cristiano Pereira enfrentou o Franca Basquete/Magazine Luiza, e com um grande quarto final conseguiu o triunfo, por 71 a 67.
Mais uma vez o grande destaque vascaíno foi David Jackson. Extremamente inspirado, o norte-americano terminou como cestinha da partida, com 18 pontos, e ainda somou sete rebotes e cinco assistências. Quem também contribuiu para o cruzmaltino foi William Drudi, com 13 pontos e três rebotes, e Gaúcho, responsável por 12 pontos e cinco rebotes.

O Vasco pôs fim a sua sequência ruim fora de casa, diante do Franca, com vitória por 71 a 67 (Newton Nogueira/Divulgação)
Os dois times já se confrontaram quatro vezes nesta temporada, em partidas válidas pelo Campeonato Carioca. Para felicidade do torcedor vascaíno, melhor para o time em todas as ocasiões: 75 a 62 (pelo primeiro turno da fase de classificação), 85 a 82 (pelo segundo turno da fase de classificação), 74 a 58 (pelo Jogo 1 dos playoffs semifinais) e 76 a 51 (pelo Jogo 2 dos playoffs semifinais).
“Jogar em Macaé é sempre difícil, ainda mais sabendo que o time deles vem em um momento ruim e precisa desta vitória. Eles crescem bastante em casa e temos que estar atentos. Nós estamos oscilando nas partidas e este confronto é de extrema importância para a gente. Espero um jogo duro e disputado, mas que consigamos sair com mais uma vitória sobre o Macaé”, falou o pivô Bruno Fiorotto, do Vasco.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca