HOJE
Missão NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de ser campeão invicto da Liga das Américas, Bauru volta ao NBB e enfrenta o Palmeiras, nesta sexta, no Palestra Itália, podendo cravar novo recorde de vitórias
O Paschoalotto/Bauru está de volta ao NBB. Após ser campeão da Liga das Américas 2015 e faturar seu quarto título em quatro competições disputadas na temporada – conquistou também o Campeonato Paulista, Jogos Abertos do Interior e Liga Sul-Americana –, a equipe do interior paulista retornou ao nacional e terá como adversário o Palmeiras/Meltex, nesta sexta-feira (20/03), no Palestra Itália, em São Paulo (SP), às 20 horas (de Brasília).
Os bauruenses voltam ao NBB vindos de um titulo conquistado de maneira um tanto quanto imponente. A equipe do técnico Guerrinha venceu a Liga das Américas de forma invicta, com oito vitórias nos oito jogos que fez (100% de aproveitamento), terminando com vitória sobre o Pioneros de Quintana Roo (MEX) na final, pelo placar de 86 a 72.
“Temos que desligar a chave das comemorações e retomar a do NBB. Agora temos outro propósito pela frente e não podemos desviar o foco. O time já treinou ontem, hoje e vamos com tudo em busca da vitória fora de casa”, destacou o ala norte-americano Robert Day, do Bauru.
A situação do Bauru no maior campeonato do basquete brasileiro não poderia ser melhor. O time vem de 20 vitórias seguidas na competição e está na liderança isolada, com campanha de 23 vitórias nos 25 confrontos que fez (92,0% de aproveitamento), números que representam sua melhor fase de classificação em toda sua trajetória no NBB.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
E tem mais. As oito partidas que venceu na Liga das Américas somadas às incríveis 20 vitórias emplacadas no NBB fazem com que a equipe bauruense tenha uma sequência de 28 partidas sem saber o que é perder na temporada. A última derrota do time do técnico Guerrinha foi no dia 03 de dezembro de 2014, para a Winner/Limeira, fora de casa, por 77 a 71.
Se vencer o Palmeiras, os comandados do técnico Guerrinha chegarão a 21 triunfos em sequência e estabelecerão o novo recorde de vitórias consecutivas da história das fases de classificação do NBB. Antes o recorde pertencia ao Flamengo, que ganhou suas 20 primeiras partidas na quinta edição do campeonato nacional – melhor início de NBB na história.
“Com certeza será um jogo muito equilibrado, difícil, principalmente pelo que o Palmeiras tem mostrado no campeonato. Estamos focados em fazer nosso melhor, apesar de termos conquistado um título histórico para nós e para a cidade. Temos o recorde do Flamengo a bater e é fundamental vencermos em São Paulo para darmos sequência ao trabalho”, declarou o ala Gui Deodato, do Bauru.
Além disso, um triunfo no Palestra Itália deixaria o Bauru a uma vitória de garantir a liderança da fase de classificação do NBB, isso ainda com três partidas por fazer. A ponta da tabela pode ser cravada contra ninguém menos que seu rival Franca Basquete, na terça-feira (24/03), em seu primeiro jogo diante de sua torcida após o título da Liga das Américas, às 19h30, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
Primeiro adversário do dono das Américas, o Palmeiras vem de uma emocionante vitória sobre o Franca Basquete na última rodada, na prorrogação, por 96 a 90, resultado que pôs um ponto final em uma sequência de quatro derrotas consecutivas da equipe alviverde, que está na nona posição, com campanha de 12 resultados positivos em 27 partidas (44,4% de aproveitamento).
“Depois do grande jogo contra Franca, não tenho dúvidas de que Palmeiras e Bauru farão uma partida muito disputada e bonita de se ver. Vamos enfrentar o campeão Paulista, da Sul-Americana e da Liga das Américas, que é também um dos grandes favoritos ao título do NBB, mas faremos de tudo para superar essa força e vencermos mais uma partida em nossa casa”, comentou o ala Jhonatan, do Palmeiras.
O objetivo principal da equipe do técnico Régis Marrelli é ficar entre os oito primeiros colocados na fase de classificação para ter o mando de quadra nas oitavas de final do NBB. Hoje, a oitava posição pertence ao Pinheiros/SKY, que possui a mesma campanha do sétimo colocado Franca (13 vitórias em 26 jogos). Pinheirenses e francanos, por suas vezes, se enfrentarão também nesta sexta-feira.
Para o Palmeiras conseguir seu objetivo de chegar ao oitavo lugar, precisa inicialmente vencer o líder Bauru nesta sexta-feira e ainda torcer para que o perdedor do duelo entre Pinheiros e Franca perca também seu próximo jogo, para aí sim, com mais uma vitória, sobre o Minas, seu adversário seguinte, conseguir uma ultrapassagem e finalmente alcançar a oitava posição.
“Nossa meta, claro, é garantir a vaga nos Playoffs, mas ficar entre os oito primeiros colocados seria muito bom. Essa chance passa justamente pelo confronto contra Bauru, pois uma vitória nos recoloca na briga. Deixaremos tudo em quadra”, concluiu Jhonatan, que marcou 11 pontos na emocionante vitória do Palmeiras sobre Franca na última rodada.
E o clube de Parque Antártica ainda tem um tabu a defender. Desde que entrou no NBB, há duas temporadas, a equipe alviverde nunca perdeu para o Bauru atuando no Palestra Itália. Foram duas partidas, e as duas vencidas pelos palmeirenses, a última delas, no NBB 6, decidida na última bola, com tiro de 3 pontos no estouro do cronômetro do ala Guto, que hoje defende o Caxias do Sul (RS) na Liga Ouro 2015.