HOJE
Missão América
Por Liga Nacional de Basquete
Grupos da Liga das Américas são divulgados, e competição terá início em janeiro; Mogi recebe convite e se junta a Bauru e Paulistano como representantes do NBB

Paulistano e Mogi se enfrentaram na Liga Sul-Americana 2016 e voltarão a se encontrar em torneios internacionais (FIBA/Divulgação)
As equipes brasileiras conheceram seus caminhos na Liga das Américas 2018. Nesta quinta-feira (21/12), a FIBA Américas anunciou a formação dos grupos e também as datas das quatro chaves da primeira fase do principal torneio interclubes do continente.
Campeão e vice do último NBB CAIXA, Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore ganharam companhia do Mogi das Cruzes/Helbor como representantes nacionais na competição. Campeão da Liga Sul-Americana em 2016, a equipe paulista foi convidada pela FIBA Américas e disputará a Liga das Américas pela segunda vez.
“A gente ficou muito feliz pela inclusão do Mogir na Liga das Américas. É uma alegria muito grande e a nossa equipe volta a um cenário internacional por merecimento. Há alguns dias atrás éramos os atuais campeões sul-americanos. Fizemos todos os esforços para participar, agora que fomos oficializados, e vamos entrar com tudo para poder representar Mogi das Cruzes e o Brasil na Liga das Américas, que é uma competição muito importante”, disse p secretário de Esporte e Lazer de Mogi, Nilo Guimarães.
Logo na primeira fase, duas equipes brasileiras se enfrentarão. Com sede em Talca, no Chile, o Grupo B terá Paulistano e Mogi, além do anfitrião Español de Talca e do San Lorenzo, atual campeão da Liga Argentina. A chave acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro.
Já o Bauru jogará em casa na fase inicial. Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, o Dragão receberá Guaros de Lara, da Venezuela, atual bicampeão da Liga das Américas, Correcamino Colón, do Panamá, e San Salvador BC, de El Salvador, para as disputas do Grupo D.
“Essa será mais uma oportunidade única de disponibilizar para nossa cidade, nossos torcedores e nossos patrocinadores uma fase da Liga das Américas, a competição mais importante do nosso continente. Será uma honra e uma grande responsabilidade para todos nós”, afirmou o gestor do Sendi/Bauru, Vitor Jacob.

Ginásio Panela de Pressão será uma das sedes da primeira fase da Liga das Américas, e Bauru jogará em casa (Caio Casagrande/LNB)
As chaves A e C, que não tem equipes brasileiras, serão realizadas em Monterrey (MEX) e Corrientes (ARG), respectivamente. No Grupo A estão os mexicanos Fuerza Regia e Soles de Mexicali, o argentino Ferro Carril e o portorriquenho Capitanes de Arecibo. Já o Grupo C é formado por dois times da Argentina (Estudiantes e Regatas), um do Uruguai (Hebraica Y Maccabi) e um de Porto Rico (Leones de Ponce).
Os dois melhores colocados de cada chave avançarão à segunda fase. Os oito classificados serão divididos em dois grupos e, novamente os dois melhores de cada lado, seguem na disputa pelo título. O campeão será conhecido no Final Four, que terá jogos eliminatórios e será realizado em uma única sede.

Bauru, em 2015, foi o último brasileiro campeão da Liga das Américas; de lá para cá só deu Guaros (FIBA/Divulgação)
Disputada desde 2007, a Liga das Américas já teve quatro campeões brasileiros – Brasília (2009), Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Bauru (2015) – e o Guaros de Lara, da Venezuela, é o atual bicampeão (2016 e 2017). O vencedor do torneio garante vaga na Copa Intercontinental de Clubes, disputada contra o campeão da Fiba Basketball Champions League (Europa).
Confira os grupos e as datas dos grupos da primeira fase da LDA 2018:
Grupo A – Monterrey, México – 19 a 21/01
Fuerza Regia (México)*
Ferro (Argentina)
Soles de Mexicali (México)
Capitanes de Arecibo (Porto Rico)
Grupo B – Talca, Chile- 26 a 28/01
Español de Talca (Chile)*
San Lorenzo (Argentina)
Mogi das Cruzes/Helbor
Paulistano/Corpore
Grupo C – Corrientes, Argentina – 02 a 04/02
Regatas Corrientes (Argentina)*
Estudiantes de Concordia (Argentina)
Leones de Ponce (Porto Rico)
Hebraica y Macabi (Uruguai)
Grupo D – Bauru, Brasil – 09 a 11/02
Sendi/Bauru Basket*
San Salvador BC (El Salvador)
Correcaminos (Panamá)
Guaros de Lara (Venezuela)
*equipes que sediarão os grupos
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca