HOJE
Missão América
Por Liga Nacional de Basquete
Grupos da Liga das Américas são divulgados, e competição terá início em janeiro; Mogi recebe convite e se junta a Bauru e Paulistano como representantes do NBB
As equipes brasileiras conheceram seus caminhos na Liga das Américas 2018. Nesta quinta-feira (21/12), a FIBA Américas anunciou a formação dos grupos e também as datas das quatro chaves da primeira fase do principal torneio interclubes do continente.
Campeão e vice do último NBB CAIXA, Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore ganharam companhia do Mogi das Cruzes/Helbor como representantes nacionais na competição. Campeão da Liga Sul-Americana em 2016, a equipe paulista foi convidada pela FIBA Américas e disputará a Liga das Américas pela segunda vez.
“A gente ficou muito feliz pela inclusão do Mogir na Liga das Américas. É uma alegria muito grande e a nossa equipe volta a um cenário internacional por merecimento. Há alguns dias atrás éramos os atuais campeões sul-americanos. Fizemos todos os esforços para participar, agora que fomos oficializados, e vamos entrar com tudo para poder representar Mogi das Cruzes e o Brasil na Liga das Américas, que é uma competição muito importante”, disse p secretário de Esporte e Lazer de Mogi, Nilo Guimarães.
Logo na primeira fase, duas equipes brasileiras se enfrentarão. Com sede em Talca, no Chile, o Grupo B terá Paulistano e Mogi, além do anfitrião Español de Talca e do San Lorenzo, atual campeão da Liga Argentina. A chave acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro.
Já o Bauru jogará em casa na fase inicial. Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, o Dragão receberá Guaros de Lara, da Venezuela, atual bicampeão da Liga das Américas, Correcamino Colón, do Panamá, e San Salvador BC, de El Salvador, para as disputas do Grupo D.
“Essa será mais uma oportunidade única de disponibilizar para nossa cidade, nossos torcedores e nossos patrocinadores uma fase da Liga das Américas, a competição mais importante do nosso continente. Será uma honra e uma grande responsabilidade para todos nós”, afirmou o gestor do Sendi/Bauru, Vitor Jacob.
As chaves A e C, que não tem equipes brasileiras, serão realizadas em Monterrey (MEX) e Corrientes (ARG), respectivamente. No Grupo A estão os mexicanos Fuerza Regia e Soles de Mexicali, o argentino Ferro Carril e o portorriquenho Capitanes de Arecibo. Já o Grupo C é formado por dois times da Argentina (Estudiantes e Regatas), um do Uruguai (Hebraica Y Maccabi) e um de Porto Rico (Leones de Ponce).
Os dois melhores colocados de cada chave avançarão à segunda fase. Os oito classificados serão divididos em dois grupos e, novamente os dois melhores de cada lado, seguem na disputa pelo título. O campeão será conhecido no Final Four, que terá jogos eliminatórios e será realizado em uma única sede.
Disputada desde 2007, a Liga das Américas já teve quatro campeões brasileiros – Brasília (2009), Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Bauru (2015) – e o Guaros de Lara, da Venezuela, é o atual bicampeão (2016 e 2017). O vencedor do torneio garante vaga na Copa Intercontinental de Clubes, disputada contra o campeão da Fiba Basketball Champions League (Europa).
Confira os grupos e as datas dos grupos da primeira fase da LDA 2018:
Grupo A – Monterrey, México – 19 a 21/01
Fuerza Regia (México)*
Ferro (Argentina)
Soles de Mexicali (México)
Capitanes de Arecibo (Porto Rico)
Grupo B – Talca, Chile- 26 a 28/01
Español de Talca (Chile)*
San Lorenzo (Argentina)
Mogi das Cruzes/Helbor
Paulistano/Corpore
Grupo C – Corrientes, Argentina – 02 a 04/02
Regatas Corrientes (Argentina)*
Estudiantes de Concordia (Argentina)
Leones de Ponce (Porto Rico)
Hebraica y Macabi (Uruguai)
Grupo D – Bauru, Brasil – 09 a 11/02
Sendi/Bauru Basket*
San Salvador BC (El Salvador)
Correcaminos (Panamá)
Guaros de Lara (Venezuela)
*equipes que sediarão os grupos