HOJE
Duelo deopostos
Por Liga Nacional de Basquete
Em situações opostas na tabela, Mogi e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB
Com mais de dois terços da fase de classificação já disputados, o NBB CAIXA 2018/2019 caminha para sua reta final. As brigas por posições começam a ficar mais claras e as partidas se tornam cada vez mais emocionantes.
Nesta quarta-feira (13/02), Mogi das Cruzes/Helbor e Vasco da Gama se enfrentarão no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).
Na quarta colocação, com campanha de 14 vitórias e cinco derrotas (73,7% de aproveitamento), o Mogi terá dois compromissos fundamentais em casa – Vasco e Paulistano – para ficar mais próximo de garantir uma vaga entre os quatro primeiros e folgar na primeira rodada dos playoffs.
A primeira partida será contra o Vasco, que não vive um grande momento no campeonato, na 12ª colocação, com cinco triunfos em 18 jogos (27,8% de aproveitamento).
Ainda no primeiro confronto entre as equipes, no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), deu Mogi, por 88 a 75, com direito a grande atuação de Shamell, o maior cestinha da história do NBB CAIXA, com 6,960 pontos.
Mesmo com os detalhes favoráveis ao time paulista, o pivô JP Batista prega cautela e muita atenção com o cruzmaltino que reforçou seu elenco desde a última partida entre as equipes, principalmente no garrafão.
“Temos ótimas condições de terminarmos em quarto lugar, se vencermos estes dois jogos. Ganhamos do Vasco no Rio, mas é um time que trouxe o Caião [Torres], que está jogando muito bem. Então, vamos focar e trabalhar duro para buscar essas duas vitórias”, ressaltou JP Batista.
Cria do Mogi, Vithinho terá dia de reencontro
A partida ainda contará com um reencontro para lá de especial, do armador Vithinho, do Vasco, com sua ex-equipe, o Mogi, onde atuou por cinco temporadas.
“Será uma partida dura. O Mogi é uma das equipes que está no topo da tabela e jogar lá é sempre muito difícil para os visitantes. Sei como é a força da torcida mogiana e como isso influência no jogo deles. Temos alguns desfalques para a partida, mas estamos preparados”, afirmou Vithinho.
Cria do Mogi, o armador cruzmaltino chegou na equipe paulista ainda com 17 anos (2013). Por lá, o jogador atuou por cinco temporadas, entre 2013 e 2018, até se transferir para a equipe de São Januário.
Desde sua saída, essa será a primeira vez que o jovem armador enfrentará o Mogi no Hugão.

Vithinho fez parte do elenco do Mogi na campanha que levou o time paulista a final do último NBB CAIXA (FotoJump/LNB)
“Estou bem ansioso. Tenho certeza que um filme irá passar pela minha cabeça. Cheguei aqui para jogar no juvenil, com 17 anos, e realizei aqui minha transição para o profissional. A sensação de reencontrar o Mogi será boa, mesmo agora do outro lado do duelo. Passei por muitas etapas importantes no Mogi e fiz amigos no basquete e para a vida. Sou muito grato por todos que me ajudaram na minha passagem aqui”, disse o jogador.
Um dos destaques do Vasco na temporada, Vithinho tem feito boas atuações e adquiriu médias de 9,2 pontos, 3,5 rebotes e 6,4 assistências (líder do fundamento no Vasco e 4º do NBB CAIXA), em 11 jogos.
Agora, após o retorno da pausa para o Jogo das Estrelas 2019, o jogador é um dos que surge como um raio de esperança de dias melhores no clube de São Januário, que até aqui ocupa apenas a 12ª colocação (cinco vitórias em 18 jogos – 27,8% de aproveitamento).
“Fizemos bons jogos recentemente, mas está faltando um pouco de tranquilidade para fechar as partidas. Agora, na reta final do NBB é hora de se unir, confiar um no outro e colocar em prática nos jogos. Estamos aprendendo com nossos erros e por isso seguimos com esperança de chegar nos playoffs e ter um bom desempenho”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca