#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mogi voou

29-01-2018 | 11:06
Por Liga Nacional de Basquete

Com vitória na última rodada, Mogi garante classificação para próxima fase da LDA; Paulistano faz jogo duro, mas acaba derrotado pelo San Lorenzo

Mogi, do ala Shamell, segue vivo na disputa pelo título da LDA (FIBA/Divulgação)

O Mogi das Cruzes/Helbor está classificado para a próxima fase da Liga das Américas 2018. Depois da heroica vitória sobre o Paulistano na rodada de sábado, a equipe paulista venceu o Español de Talca (CHI), com tranquilidade, por 105 a 69, neste domingo (28/01), e garantiu um lugar entre as equipes que seguem na briga pelo título do mais importante torneio interclubes do continente.

Com duas vitórias e uma derrota, Mogi ficou com o segundo lugar do Grupo B. O líder da chave foi o San Lorenzo (ARG), que venceu seus três compromissos e garantiu a primeira posição com 100% de aproveitamento. Também já estão classificados Ferro Carril (ARG) e Fuerza Regia (MEX), líder e vice do Grupo A, respectivamente.

Para vencer os donos da casa e garantir vaga na próxima fase, o time brasileiro teve um aproveitamento espetacular nas bolas de três pontos. Ao todo foram 23 arremessos convertidos em 50 tentativas (46%). A marca é maior do que o recorde histórico do NBB CAIXA, que pertence ao Pinheiros, com 22 acertos em partida da temporada 2014/2015.

+ Confira as estatísticas completas do duelo entre Mogi e Español de Talca

Com 5/6 nas bolas de três pontos, Tyrone foi o cestinha mogiano, com 19 pontos. Donos de quatro arremesos de 3 cada, Larry e Vitinho Lersch marcaram 17 e 14 pontos, respectivamente. Com 12, 11 e 10 pontos, respectivamente, Shamell, Jimmy e Caio Torres também tiveram boas produções.

“O time esteve muito focado e soube usar as suas superioridade e rotação. Tivemos um recorde de bolas de três na história de Mogi e acredito que até na Liga das Américas também. Foi muito importante essa classificação”, disse o comandante Guerrinha.

“A equipe soube administrar bem, conseguiu uma vitória sobre o Paulistano, com um espírito de luta muito grande da equipe e hoje fechamos com uma superioridade técnica e tática, porque a gente joga uma Liga muito forte comparado à do Chile. Dedicamos essa classificação a todos que estão ajudando o basquete de Mogi, diretoria, à torcida e aos patrocinadores. A equipe veio ao Chile representar com o coração e a alma a cidade de Mogi das Cruzes”, completou.

Deryk marcou 27 pontos, mas não evitou derrota do Paulistano (FIBA/Divulgação)

No outro jogo do dia, o Paulistano/Corpore fez grande jogo, mas acabou derrotado pelo San Lorenzo e deu adeus à disputa da Liga das Américas. Caso saísse vencedor, o clube da capital paulista se classificaria, mas os argentinos foram superiores no último quarto e venceram por 87 a 82.

+ Confira as estatísticas completas do duelo entre Paulistano e San Lorenzo

Depois de muito equilíbrio nos três primeiros períodos, o time brasileiro tinha a liderança nas mãos (68 a 67), com pouco mais de set minutos para o fim. No entanto, com uma sequência de faltas, o San Lorenzo não só virou o jogo com abriu sete de frente (75 a 68) e o Paulistano não conseguiu mais reverter o cenário.

Outros dois grupos ainda agitarão a primeira fase da Liga das Américas, sendo que um deles acontecerá em solo brasileiro. Neste semana, em Corrientes (ARG), o anfitrião Regatas, Estudiantes de Concordia (ARG), Leones de Ponce (PUR) e Hebraica Maccabi (URU) duelarão por duas vagas.

Por fim, o Grupo D será realizado no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Os rivais do Sendi/Bauru Basket serão Guaros de Lara (VEN), Correcaminos Colon (PAN) e San Salvador BC (SV). As partidas no interior paulista acontecerão entre os dias 09 e 11/02.