#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Momento de decisão

26-11-2013 | 05:15
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru e Brasília disputam semifinais da Liga Sul-Americana 2013 nesta quarta-feira e tentam protagonizar final brasileira; partidas serão transmitidas ao vivo pelo SporTV

Brasília, de Guilherme Giovannoni, e Bauru, de Murilo, são os representantes do Brasil no Final Four da Liga Sul-Americana (Montagem/LNB)

Brasília, de Guilherme Giovannoni, e Bauru, de Murilo, são os representantes do Brasil no Final Four da Liga Sul-Americana (Montagem/LNB)

Chegou a hora para Uniceub/BRB/Brasília e Paschoalotto/Bauru. Nesta quarta-feira, as equipes brasileiras entrarão na quadra do Palacio Peñarol, na cidade de Montevidéu, no Uruguai, pelas semifinais da Liga Sul-Americana 2013 e tentarão protagonizar uma decisão brasileira no torneio continental.

O time candango será o primeiro a disputar seu desafio. Às 18h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 3, a equipe comandada pelo técnico Sergio Hernandez medirá forças com o Boca Juniors (ARG) por um lugar na final da principal competição interclubes da América do Sul.

Para o duelo diante dos argentinos, os representantes da capital federal terão uma importante baixa. O ala Alex Garcia sofreum estiramento no músculo adutor da coxa direita no último compromisso da equipe no NBB, diante do Mogi das Cruzes/Helbor, no último sábado, ficará dez dias de molho e sequer viajou com a delegação para o Uruguai.

“Fico muito triste por não poder ajudar a equipe nessa  fase decisiva, mas confio muito nos meus companheiros e tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse Alex.

Brasília e Boca Juniors já se enfrentaram este anio; brasileiros levaram a melhor (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Brasília e Boca Juniors já se enfrentaram este ano; brasileiros levaram a melhor (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Mesmo sem poder contar com seu capitão, a equipe do Centro-Oeste do país está confiante para o duelo contra o clube de Buenos Aires e tem motivos para isso. Na primeira fase da Liga Sul-Americana 2013, Brasília e Boca Juniors se enfrentaram e o time brasileiro levou a melhor, pelo placar de 69 a 61. Além disso, os argentinos também terão um importante desfalque para a partida: o pivô norte-americano Robert Battle, lesionado, está fora de combate.

“Mais uma vez será um jogo duro, mas um pouco diferente, pois nós não teremos o Alex e eles não terão o pivô Robert Bate, que são dois jogadores muito importantes para suas equipes. Já conhecemos bem a equipe do Boca, mas eles devem preparar alguma coisa diferente para esse jogo, assim como nós também”, disse o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni.

Logo após o jogo do Brasília, será a vez do Bauru entrar em quadra por uma vaga na final do torneio continental. Vice-campeão sul-americano em 2000, o time comandado pelo técnico Guerrinha está de volta à fase decisão da competição terá o anfitrião Aguada (URU) pela frente. O confronto será realizado às 21 horas (de Brasília) e também será transmitido ao vivo pelo SporTV 3.

“É o segundo ano consecutivo que estamos disputando competições internacionais e isso mostra a força do nosso trabalho. Chegar a um Final Four é importantíssimo para nossa equipe e agora temos que saber lidar com as adversidades de jogar na casa do adversário entre outros fatores para avançar à grande final. Vamos fazer de tudo para conseguir este feito”, disse o técnico do Bauru, Guerrinha.

Bauru ainda não sabe o que é perder na Liga Sul-Americana 2013 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Bauru ainda não sabe o que é perder na Liga Sul-Americana 2013 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Com força máxima à disposição, Guerrinha e seus comandados terão dois importantes desafios para saírem vencedores e se classificarem à final. O primeiro deles será lidar com a pressão da fanática e barulhenta torcida uruguaia, que assim como fez na fase anterior, promete lotar o Palacio Peñarol. O outro será diminuir a pontuação do ala Leandro Garcia Morales, cestinha do torneio, com média de 24,8 pontos por jogo.

“Temos a desvantagem por jogarmos na casa deles, mas temos que lembrar que passamos em primeiro em nosso grupo e eles em segundo. Nosso time está pronto para um jogo decisivo como esse e agora é ter tranquilidade para fazer nosso jogo para chegar na final”, disse o pivô bauruense Murilo Becker.

Neste ano, o campeão da Liga Sul-Americana conquistará o direito de participar da Liga das Américas 2014, que já conta com três brasileiros confirmados: o atual dono do título, Pinheiros/SKY, e Flamengo e Unitri/Magazine Luiza, primeiro e segundo colocados da última temporada do NBB, respectivamente.

Palacio Peñarol será o palco do Final Four da Liga Sul-Americana 2013 (Samuel Velez/FIBA Américas)

Palacio Peñarol será o palco do Final Four da Liga Sul-Americana 2013 (Samuel Velez/FIBA Américas)

Confira o calendário completo do Final Four da Liga Sul-Americana 2013*:

27/11 (quarta-feira)
18h45 – Uniceub/BRB/Brasília x Boca Juniors (ARG)
21h – Paschoalotto/Bauru x Aguada (URU)

29/11 (sexta-feira)
18h45 – Decisão do 3º Lugar
21h – Final

* Horários de Brasília