#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Momento de ouro

28-05-2013 | 05:52
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de grande temporada com a camisa do Flamengo, Marquinhos terá chance de coroar boa fase em sua primeira final de NBB

Marquinhos é o principal destaque da campanha do finalista Flamengo no NBB5 (João Pires/LNB)

Foram duas temporadas seguidas com eliminações na semifinal. Depois de chegar muito perto de disputar a Final do NBB pelo Pinheiros/SKY, seu ex-clube, nos dois últimos anos, Marquinhos enfim disputará a decisão da maior competição de basquete do país. Agora, com a camisa do Flamengo, o jogador é o principal destaque da equipe, que tentará conquistar o título da quinta edição do campeonato nacional, diante do Unitri/Universo, no próximo sábado, às 10 horas (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ).

Durante a fase de classificação da atual temporada do NBB, Marquinhos brilhou. Com um alto índice de aproveitamento nos arremessos – 61,6% para dois pontos, 43,3% para três pontos e 79,5% nos lances livres –, o ala liderou a lista dos cestinhas da competição, com média de 20,7 pontos por jogo. Nos playoffs, o desempenho do atleta que integrou o elenco da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 seguiu brilhante e nas oito partidas que disputou até o momento (três nas quartas de final e cinco na semifinal), o jogador registrou 18,8 tentos por duelo.

Suas boas atuações foram reconhecidas e o atleta é um dos três indicados ao prêmio de MVP (jogador mais valioso) do campeonato, ao lado do norte-americano Robert Day, do Unitri/Universo, rival na decisão, e Fúlvio, do São José/Unimed. Além disso, Marquinhos também concorre a uma vaga na seleção do campeonato. Os vencedores serão conhecidos logo após a Final da competição.

“Com certeza esse é um dos melhores momentos da minha carreira. O Flamengo está em um ótimo momento e eu fico feliz de ser um dos caras que puxa o time, tanto no ataque quanto defesa. Uma coisa está ligada à outra e espero que a gente possa manter um bom nível de atuação na final para ficar com o título”, disse o camisa 11 flamenguista, que precisa marcar quatro pontos na partida decisiva para se tornar o quinto jogador a ultrapassar a marca dos três mil pontos na história do NBB.

Marquinhos teve atuações decisivas nesta temporada (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Assim como disse Marquinhos, o Flamengo realmente atravessa uma ótima fase. Dono da melhor campanha da fase de classificação, com um desempenho de 30 vitórias e apenas quatro derrotas (88,2% de aproveitamento), a equipe carioca recebeu o direito de estrear nos playoffs apenas nas quartas de final. Com três vitórias nos três primeiros jogos diante do Paulistano/Unimed, o time rubro-negro foi o único entre os classificados às semifinais que teve tranquilidade nas quartas – todos os outros confrontos foram definidos em cinco jogos.

Por um duelo na final, os rubro-negros tiveram o São José/Unimed pela frente. Desta vez, o esquadrão comandado pelo técnico José Neto não teve vida fácil, mas mesmo assim conseguiu levar a melhor. Marquinhos somou uma média 17,8 pontos nos cinco jogos disputados no confronto e foi um dos principais responsáveis por levar o clube da Gávea de volta à decisão do NBB, após dois anos de ausência.

“Por tudo que a gente durante essa temporada, chegar à final é algo muito gratificante para todo nosso grupo. Mantivemos uma boa regularidade durante toda nossa campanha e agora temos que nos manter focados para chegar ao nosso objetivo, que é ser campeão”, afirmou o jogador, que completará 29 anos na próxima sexta-feira, um dia antes da Final do NBB 2012/2013.

Depois da longa trajetória até a Final, Marquinhos terá a chance de consagrar seu ótimo momento e levar o Flamengo ao título da quinta edição da maior competição de basquete do país. Para isso, o jogador sabe que a equipe não terá vida fácil diante do Uberlândia. Além disso, o ala sabe da pressão e da importância da partida.

“Não só eu, como todos os jogadores das duas equipes, sabem da importância deste jogo. É uma partida que pode jogar fora tudo que aconteceu durante a temporada. Eu sinto um pouco dessa pressão, mas também me sinto preparado para este momento. Tenho certeza de que será um jogo muito duro. Uberlândia é uma equipe cheia de jogadores qualificados e joga muito bem fora de casa. Mas, nosso time está pronto para este desafio”, concluiu Marquinhos.