HOJE
Momentoépico
Por Douglas Carraretto
Virar de maneira incrível, derrubar o tetracampeão e proporcionar um momento histórico ao basquete brasileiro: foi isso que o "implacável" Pinheiros fez
O dia 05 de maio de 2017 ficará marcado na história do basquete brasileiro. Poucos imaginaram que o EC Pinheiros recuperaria a desvantagem de 2 a 0 na série diante do atual tetracampeão. Poucos acreditaram que o Flamengo perderia o Jogo 5 em pleno Rio de Janeiro e ficaria de fora da semifinal pela primeira vez. Mas o EC Pinheiros fez com que aqueles “poucos” se tornassem muitos. Muitos queixos caídos e corações disparados com o feito realizado na noite desta sexta-feira em solo carioca.
“Não tem como explicar. Eles (Flamengo) nunca tinham ficado de fora de uma semifinal e fomos os primeiros a fazer isso. Isso é imenso para nós. Estávamos perdendo por 2 a 0 a série, mas nos unimos e não deixamos nenhum fator externo nos atrapalhar. A gente sabia que podia reagir e conseguimos. Ganhamos com o coração, na base da raça e da coragem”, disse o emocionado Renan Lenz.
Coração, raça e coragem. A fala do ala/pivô Renan Lenz resume muito bem o que foi a jornada pinheirense nessa série quartas de final. Antes do início desta fase de mata-mata, somente quatro confrontos foram revertidos após uma equipe abrir 2 a 0. Três vieram do Pinheiros – nas quartas de 2011/2012 sobre o Joinville (comandado por José Neto), nas oitavas de 2012/2013 sobre Limeira e nas oitavas de 2015/2016 contra o Minas. E não é que o clube do Jardim Europa repetiu a façanha? E mais, diante do líder e atual tetracampeão.
+Confira mais detalhes da histórica vitória do Pinheiros no Jogo 5 contra o Flamengo
Os dois primeiros jogos da série diante do Flamengo foram duros, parelhos, e o time carioca mostrou a força de um líder da fase de classificação e campeão das quatro últimas temporadas do NBB CAIXA e venceu os dois primeiros duelos (. Porém, quando se trata de esporte, nem mesmo os campeões são imbatíveis, e o Pinheiros conseguiu algo que ninguém jamais imaginou: virar a série e deixar o clube da Gávea de fora da semifinal pela primeira vez na história.

“Ninguém acreditava na gente. Todos esperavam uma varrida do Flamengo”, comentou Ansaloni (João Pires/LNB)
“É inexplicável. Estou muito, muito feliz mesmo. Ninguém acreditava na gente. Todo mundo esperava uma varrida do Flamengo, o que é normal, pelo favoritismo e pela história deles. Entramos respeitando eles, sabendo da qualidade deles. Mas respeitamos, esse foi o diferencial. Respeitamos muito, perdemos as duas primeiras, não desistimos e continuamos batalhando para chegar nesse momento que tanto queríamos. Entramos para a história e estamos felizes demais”, contou o pivô Ansaloni.
Pois é. Depois que abriu 2 a 0, o Flamengo ficou muito perto de sua quinta varrida em quartas de final – é o time que mais aplicou vitórias por 3 a 0 nessa fase dos playoffs. A primeira chance rubro-negra de fechar a série foi no Tijuca, mas o Pinheiros estragou a festa e sobreviveu com belo triunfo por 90 a 79. O confronto rumou para São Paulo, onde os pinheirenses lotaram seu ginásio e tiveram outra exibição de gala: 102 a 98 e série empatada.
“Entramos nas partidas sem saber se íamos ganhar, o propósito foi jogar da maneira que vínhamos jogando. Perdemos os dois primeiros, mas jogamos bem, fomos consistentes. No Jogo 3 não mudamos nada, mantivemos a pegada e vencemos, e assim continuamos até o final. Foi fruto de um trabalho muito duro. Todo mundo está de parabéns, atletas e comissão técnica. Agora vamos tentar passar dessa semifinal e ir para a Final”, concluiu Ansaloni.
O grande dia do Jogo 5 chegou. Sexta-feira, 05 de maio, Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ). De um lado estava o Flamengo, que nunca havia perdido uma quinta partida de playoffs em casa na história. Do outro estava o Pinheiros, com seu humilde e valente rótulo de “time da virada”.

Pinheiros dominou 2º tempo e impôs a 1ª derrota ao Flamengo em Jogos 5 como mandante (João Pires/LNB)
Mesmo diante de uma fervorosa e apaixonada torcida rubro-negra, a história foi diferente das Finais de 2008/2009 contra o Brasília, das quartas de 2011/2012 contra Uberlândia, da semifinal de 2012/2013 contra São José, das quartas de 2014/2015 novamente contra São José e da semi do mesmo ano contra Mogi, da semi de 2015/2016 diante do mesmo Mogi e da Final passada contra o Bauru – todos Jogos 5 vencidos pelo Flamengo em casa.
Depois de ir para o intervalo perdendo por 44 a 41, a equipe do técnico César Guidetti se fortaleceu no vestiário e entrou com tudo no terceiro quarto, em que venceu 24 a 17 e foi para o último quarto com 65 a 61 de frente. No período final, os paulistas mantiveram a liderança do placar, levaram sufoco do Flamengo nos instantes finais e soltaram o grito da classificação à semifinal com vitória por 78 a 75.
Com a façanha, outros “tabus” foram derrubados e feitos históricos foram concretizados. O Pinheiros se tornou o primeiro oitavo colocado na fase de classificação a eliminar o líder, que jamais ficou de fora das semifinais da competição. De quebra, foi apenas a sexta vez em 37 oportunidades no mata-mata que uma equipe visitante ganhou o Jogo 5. Além disso, a equipe volta a uma semifinal de NBB CAIXA depois de quatro temporadas.
“Não deixamos nenhum fator externo nos atrapalhar. Nosso time sempre esteve muito focado, firme e acreditando muito. Derrubamos o campeão. Continuamos como time de pior campanha nesses playoffs, como ‘azarão’, mas chegamos até aqui. Então vamos seguir lutando e ver até onde podemos chegar”, concluiu Teichmann.
Em sua primeira semifinal desde 2011/2012, o Pinheiros terá pela frente o Gocil/Bauru Basket, que também quebrou o mando de quadra nas quartas de final sobre o quarto colocado Brasília. O primeiro da série jogo será nesta segunda-feira (08/05), em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

