HOJE
Moral demais
Por Liga Nacional de Basquete
Aos 19 anos, Yago Matheus é eleito o Atleta do Ano do Basquete pelo Comitê Olímpico Brasileiro
O céu é o limite para Yago Matheus. Aos 19 anos, o armador do Paulistano/Corpore colocará um grandioso prêmio em seu currículo. Na última quarta-feira (14/11), o Comitê Olímpico Brasileiro anunciou os 51 melhores atletas em cada modalidade esportiva do Prêmio Brasil Olímpico e o garoto foi o eleito no basquete.
A escolha dos vencedores foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega à sua 20ª edição e a entrega dos troféus acontecerá no dia 18 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Campeão do último NBB CAIXA pelo Paulistano, Yago viveu um ano de 2018 especial, principalmente em relação à Seleção Brasileira. Após fazer sua estreia pela seleção principal no fim de 2017, ele participou de todos os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Além disso, ainda liderou o selecionado Sub-21 ao título sul-americano da categoria, sendo eleito o MVP do torneio.
Nascido em Tupã (SP), Yago atuou nas categorias de base do Palmeiras, entre 2012 e 2016. Em 2017, o armador se transferiu para o Paulistano e, de lá para cá, se tornou um dos principais nomes do NBB CAIXA. Com duas Finais disputadas no currículo – um vice e um título –, o garoto disputa o campeonato nacional pela terceira vez e, nesta temporada, soma médias de 12,0 pontos e 4,7 assistências por partida.
No último ano, o vencedor no basquete foi Vitor Benite. Já em 2016, o eleito foi o pivô Nenê Hilário. Com seis conquistas, a ex-jogador Janeth Arcain é a maior vencedora do prêmio na modalidade, seguida por Leandrinho Barbosa e Tiago Splitter, que venceram três vezes cada.