#JOGAJUNTO

LDB

Moral alta

Bauru Basket BAU 67
x
74 SESI Franca FRA
8
1ºQ
X
12
18
2ºQ
X
28
12
3ºQ
X
18
29
4ºQ
X
16

Praia Clube (Quadra 2)

2 de agosto de 2015

Franca domina Bauru nos três primeiros quartos, vence clássico do interior de SP e fecha 1ª etapa da LDB 2015 com cinco vitórias em sete jogos

DOCUMENTOS:
Súmula
67
X
74
67
PTS
74
9
A3C
6
16
A2C
20
8
LLC
16
37
RT
36
18
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Franca Basquete fechou sua participação na primeira etapa da LDB 2015 com a moral alta. Na rodada de encerramentos dos jogos disputados no Praia Clube, em Uberlândia (MG), neste domingo, a equipe dirigida pelo técnico Paulão Berger venceu o clássico do interior paulista diante do Paschoalotto/Bauru, pelo placar de 74 a 67, e conquistou sua quinta vitória em sete jogos disputados na competição Sub-22.

Para conquistar a vitória frente a seu rival, Franca teve grande desempenho nos três primeiros quartos e chegou para a parcial final com 20 pontos de frente. Nos dez minutos finais, Bauru até apertou o ritmo, mas os francanos souberam controlar o jogo e triunfaram. Com 11 pontos e seis assistências, o armador Alexey ditou o ritmo do jogo e foi um dos principais destaques da equipe vencedora, ao lado do ala Antônio, responsável por 17 pontos e seis rebotes.

“Estávamos bastante concentrados no primeiro tempo, principalmente na defesa. Com isso, tivemos tranquilidade para atacar e conseguimos abrir uma boa vantagem no placar. Só que não podemos dar esse vacilo no último quarto. Na derrota para Limeira foi a mesma coisa e fomos muito mal no último quarto. Temos que corrigir isso nessa pausa para a próxima etapa”, disse o cestinha francano Antônio.

Atrás apenas dos invictos Pinheiros, Minas e Limeira e também de Brasília e Basquete Curitiba, que sofreram apenas uma derrota até o momento, Franca finalizou a primeira etapa da LDB 2015 na sexta colocação, ao lado de outras duas equipes.

“Foi uma etapa boa para nós. Fizemos bons jogos e demos um passo importante para buscar a classificação. A úinica lamentação é a derrota para Limeira, que estávamos com o jogo na mão. Mas bola para frente e vamos trabalhar ainda mais para as próximas etapas”, completou Antônio.

Com participação decisiva de Antônio, Franca venceu a quinta na LDB 2015 (Raphael Oliveira/LNB)

Com participação decisiva de Antônio, Franca venceu a quinta na LDB 2015 (Raphael Oliveira/LNB)

Bauru conheceu seu quinto revés em sete jogos disputados e fechou a primeira etapa da LDB na parte de baixo da tabela de classificação. Nas partidas em Uberlândia, a equipe não pôde contar com o armador Carioca e o pivô Wesley Sena, que ficaram na pré-temporada do time adulto.

“Tivemos um desempenho bem abaixo do que a gente esperada. Tivemos o desfalque do Carioca e do Wesley e isso fez com que alguns jogadores, como eu e o Léo, tivessem que atuar fora de posição. Demos nosso máximo, mas sabemos que não foi um bom começo de LDB para nós. Temos que voltar para Bauru e treinar bastante para a próxima etapa”, afirmou o ala bauruense Gabriel, cestinha da partida, com 22 pontos.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

Logo de cara, Franca largou na frente e abriu 10 a 0. Com uma defesa muito forte e rápidas saídas para os contra-ataques, a equipe do técnico Paulão Berger dominou completamente as ações e marcou dez pontos contra nenhum dos rivais. Depois de um tempo pedido por seu treinador, Bauru passou a atuar com mais inteligência, melhorou seu trabalho defensivo e conseguiu equilibrar o jogo ainda no primeiro quarto (12 a 8).

No segundo período, as equipes engrenaram de vez, principalmente Franca. Com destaque para Felipe Smith, os bauruenses até tiveram uma boa produção ofensiva, mas do outro lado dois jogadores foram fundamentais para o esquadrão francano deslanchar. Com a mão quente, Antonio e Pedro marcaram nove e oito pontos, respectivamente, e juntos somaram 17 dos 28 pontos marcados pela equipe na parcial. Então, com a dupla pegando fogo, o time da “capital do basquete” estabeleceu sua vantagem na casa dois dígitos e partiu para o intervalo vencendo por 14 pontos (40 a 26).

O que estava bom para o Franca ficou ainda melhor no terceiro quarto. Desta vez com destaque para o pivô João Pedro, autor de nove pontos, a equipe manteve sua alta produção e seguiu tranquila em vantagem. Do outro lado, Bauru continuou abusando dos erros – foram sete desperdícios de bola apenas no terceiro período – e não teve forças para equilinrar a partida. Então, depois de vitória parcial por 18 a 12, os francanos chegaram para os dez minutos finais do jogo com 20 pontos de frente (58 a 38).

Atrás no placar, Bauru voltou com tudo para o último período e, no embalo de boas jogadas de Gabriel, conseguiu reduzir a vantagem dos rivais. A diferença no placar até caiu significativamente, mas Franca soube controlar o jogo nos minutos finais e levou a melhor.

“Comentemos os mesmos erros dos últimos jogos. Tivemos um número muito alto de desperdícios de bola e não valorizamos as nossas posses. Franca conseguiu se aproveitar disso e construiu uma grande diferença no placar. Depois ficou difícil para correr atrás, ainda mais jogando contra uma equipe equilibrada como é Franca”, disse Gabriel, do Bauru.