#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Moral alta

12-01-2015 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de grandes sequências vitoriosas, líder Limeira e 5º colocado Paulistano se enfrentam em partida antecipada buscando dar continuidade às boas fases no NBB 7

Nesta terça-feira (13/01), uma partida antecipada da 18ª rodada colocará frente a frente duas das equipes mais quentes da temporada 2014/2015 do NBB: o líder Winner/Limeira enfrenta o quinto colocado Paulistano/Unimed, que medirão forças no Ginásio “Vô” Lucato, na cidade de Limeira (SP), às 20 horas (de Brasília).

Com campanha de 14 vitórias em 15 partidas (93,3% de aproveitamento), a equipe limeirense vem de triunfo sobre os atuais bicampeões do NBB, Flamengo, e tenta manter sua ótima campanha na temporada enfrentando mais um time que luta por um lugar na parte de cima da tabela de classificação do NBB 7.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Além disso, o Limeira defende série de sete vitórias de forma consecutiva na temporada 2014/2015 do NBB, com resultados positivos contra Brasília, Basquete Cearense, Minas, Uberlândia, Rio Claro, Macaé e Flamengo. Mesmo se sair derrotado da partida desta terça-feira, a equipe do interior do Estado de São Paulo não perderá o posto de líder da competição.

Pedro_PAU e Matheus Dalla_LIM

O Limeira, do ala Matheus Dalla, enfrenta o Paulistano, nesta terça-feira, buscando a oitava vitória de forma consecutiva no NBB 7 (Ale da Costa/Portrait)

Já o Paulistano é dono de campanha de nove vitórias em 15 partidas realizadas (60% de aproveitamento) e está empatado com mais duas equipes na quinta colocação, São José/Unimed e Franca Basquete, que possuem campanhas idênticas. O clube da capital paulista também tenta aproveitar seu bom momento de três vitórias seguidas, sobre Liga Sorocabana, Basquete Cearense e Brasília, para colocar cada vez mais pressão no Minas, quarto colocado da tabela.

“Se mantivermos o que temos feito até esse momento da temporada temos todas as condições de após essa complicada sequência fora de casa, entrarmos no G-4 e darmos mais um passo muito importante em busca dos nossos objetivos”, declarou Pilar, ala do Paulistano, reboteiro de sua equipe no NBB 7, com média de 5,4 sobras por partida.

A equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti entra em quadra para o duelo contra o Limeira com um retrospecto de ser uma das equipes mais fortes da sétima edição do NBB atuando fora de casa, com um desempenho de quatro vitórias em seis jogos longe de seu torcedor (66,6% de aproveitamento), três delas de maneira consecutiva atuando no ginásio adversário.

Além disso, o Paulistano busca quebrar mais um tabu histórico. Após vencer o Brasília fora de casa pela primeira vez na história do NBB, a equipe alvirrubra vai até o interior do Estado de São Paulo com o intuito de superar o Limeira também pela primeira vez no Ginásio Vô Lucato pela competição nacional.

“Jogaremos contra o líder do NBB, isso já mostra toda a dificuldade que teremos. A equipe do Limeira está muito bem treinada pelo Dedé Barbosa e também conta com jogadores em grande fase, como David Jackson, Nezinho e Rafael Mineiro. Precisamos ter toda a concentração e força para anularmos os pontos fortes deles e tentarmos sair com o resultado positivo”, completou o camisa 11 do Paulistano.

Pilar_PAU e Deryk_LIM

O Limeira se deu melhor e venceu o duelo contra o Paulistano no primeiro turno da temporada 2014/2015 do NBB (Ale da Costa/Portrait)

O Limeira possui retrospecto excelente contra as equipes que possuem aproveitamento maior a 50% de aproveitamento no NBB 7 (Mogi das Cruzes, Franca, São José, Paulistano, Minas, Flamengo e Bauru). De sete partidas contra equipes com campanha positiva, a equipe limeirense venceu todos, conquistando médias de 84,1 pontos feitos e apenas 73,1 pontos cedidos, e saindo de quatro destes jogos com vitória por mais de dez pontos de diferença.

Além de possuir um desempenho melhor que o Paulistano na atual edição do NBB e o tabu de nunca ter perdido uma partida em casa para a agremiação alvirrubra, a equipe do interior do Estado de São Paulo venceu o clube da capital nos últimos quatro encontros entre eles.

Na partida do primeiro turno, ainda na terceira rodada, também adiada por conta da participação do Limeira na Liga Sul-Americana 2014, realizado no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), o Limeira saiu de quadra com a emocionante vitória por apenas um ponto de diferença: 85 a 84.

Naquela ocasião, o Limeira contou com ótima atuação dos atletas estrangeiros de seu plantel. Eleito MVP da última temporada do NBB, David Jackson foi o cestinha limeirense, com 20 pontos, e o ala/armador dominicano Ronald Ramon e o pivô norte-americano Chris Hayes terminaram a partida com 15 pontos cada um.

Pelo lado da equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti, os norte-americanos Kenny Dawkins e Desmond Holloway foram os grandes destaques, ao anotarem 24 e 16 pontos, respectivamente, porém não sendo o bastante para evitar o resultado negativo.

Confira dados, estatísticas e curiosidades da partida entre Limeira e Paulistano:

Foi contra o Limeira
Com a camisa da Liga Sorocabana, o armador Kenny Dawkins, hoje do Paulistano, teve a melhor atuação ofensiva de sua carreira no NBB em uma partida contra o Limeira, quando saiu de quadra com 32 pontos anotados.

Foi contra o Paulistano
Ainda com a camisa do Brasília, foi contra o Paulistano, no NBB2, em que o armador Nezinho terminou a partida com 18 passes resultantes em cestas e conquistou a melhor marca de sua carreira em assistências no NBB.

Rivais no estadual
Paulistano e Limeira se enfrentaram na semifinal do Campeonato Paulista 2014 e a série precisou do quinto jogo para definir o vencedor, que acabou sendo o Limeira.

No topo
O Limeira é dono do terceiro melhor ataque do NBB 7, com média de 83,8 pontos por partida. Já o Paulistano marca 81,6 pontos por partida, quinto melhor ataque do NBB.

Entre os melhores
O Limeira também está entre os melhores times do NBB 7 quando o assunto é defesa. Com apenas 75,0 pontos cedidos por jogo, a equipe limeirense é dona da terceira melhor defesa do campeonato.

Top2
O armador Nezinho, do Limeira, é dono da terceira melhor média de assistências por partida no NBB 7, com média de 5,8.

Gatilho afiado
O Limeira é a segunda equipe que mais acerta arremessos para 3 pontos no NBB 7, com média de 9,8 tiros certeiros por jogo. Além disso, a equipe limeirense também possui o segundo melhor aproveitamento nos arremessos de fora, com 40,8% de aproveitamento.

Opostos
O Paulistano é o time que mais recupera rebotes na atual temporada do NBB, com média 39,2 rebotes por jogo. Já o Limeira tem média de 30,6 sobras por partida, segunda pior média do campeonato.

Quentes
A dupla norte-americana Holloway e Dawkins, do Flamengo, figuram a lista dos maiores cestinhas da atual temporada do NBB, anotando em média 17,5 (5ª marca) e 16,6 pontos (8ª marca) por jogo, respectivamente.

Não tão longe
O MVP David Jackson não fica muito atrás. Dono da média de 16,4 pontos por partida, o atleta limeirense é dono da nona melhor marca da competição.