HOJE
Movimentou
Por Liga Nacional de Basquete
Macaé Basquete dá início à formação do elenco e anuncia renovações do técnico Léo Costa e dos jogadores Marcio Dornelles, Atílio e João Phylippe

O técnico Léo Costa teve seu contrato prorrogado por mais duas temporadas (Tiago Ferreira/Divulgação)
O Macaé Basquete começou a formar o seu elenco para a próxima temporada. Nesta sexta-feira, a equipe do norte-fluminense anunciou a renovação do técnico Léo Costa e de três atletas: o experiente ala Márcio Dornelles, do pivô Atílio Melo e do jovem ala/pivô João Phylippe. Essas foram as primeiras movimentações da equipe do Estado do Rio de Janeiro após o fim do NBB 2013/2014.
Em sua primeira participação na elite do basquete brasileiro, o Macaé viu a vaga para os playoffs passar bem perto. A eliminação ainda na fase de classificação aconteceu após os triunfos do Mogi das Cruzes/Helbor em seus últimos jogos antes dos playoffs, com quem o time fluminenses disputavam a última vaga. No final, os comandados de Léo Costa encerraram o campeonato na 13ª colocação.
“A diretoria estava fazendo um esforço muito grande após a competição para organizar toda a parte administrativa do clube. Nosso objetivo é tentar manter alguns jogadores do elenco passado. Estávamos trabalhando nisso, porque foi um time novo, primeira temporada no campeonato e no final da fase de classificação a gente acaba jogando um basquete mais entrosado. Consequentemente, mais competitivo”, afirmou Léo Costa, que teve seu contrato renovado por duas temporadas.

Márcio Dornelles ficará pelo menos mais uma temporada no Macaé (Renata Dourado/Divulgação)
O mais experiente do elenco, o ala Márcio Dornelles, de 38 anos, foi um dos principais destaques do Macaé na sexta edição do NBB e somou médias de 12,3 pontos, 3,3 rebotes e 1,0 roubos de bola por jogo. Seu momento máximo na temporada foi a fenomenal atuação na vitória macaense contra o Palmeiras/Meltex, por 101 a 93, em que o jogador anotou incríveis 37 pontos.
O pivô Atílio, por sua vez, começou a temporada de maneira discreta, sempre vindo do banco de reservas. Porém, o atleta de 31 anos foi crescendo na reta final da fase de classificação e fez grandes partidas, como contra o Espírito Santo, em que fez 17 pontos em 17 possíveis (100% de aproveitamento), e como contra o SKY/Basquete Cearense, com um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes.
Já o jovem João Phylippe, de 24 anos, é uma das promessas do elenco macaense. Antes do início do NBB, o atleta serviu a Seleção Brasileira de Novos e foi um dos destaques do grupo verde-amarelo do Torneio Universíade, em Kazan, na Rússia. No campeonato nacional, o atleta, que teve sua sequência atrapalhada por uma lesão no ombro, acumulou médias de 5,2 pontos e 2,3 rebotes.
“Estou muito feliz por esses três jogadores terem renovado com o Macaé. Eles foram muito importantes no ano passado e agora continuamos em negociação com outros atletas, na busca por mais um elenco forte e competitivo”, avaliou o comandante Léo Costa.

Jovem João Phylippe também renovou seu contrato com o Macaé para a próxima temporada (Sergio Domingues/HDR Photo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca