HOJE
“Mr. Jogo 5”
Por Liga Nacional de Basquete
Invicto em Jogos 5 na história do NBB CAIXA, Gustavo De Conti valoriza retrospecto, mas põe os pés no chão: “motiva, mas não decide”

Paulistano tem duas decisões no Jogo 5 nestes playoffs, uma delas contra Franca em pleno Pedrocão (Newton Nogueira/Franca Basquete)
O Paulistano/Corpore entrará em quadra no próximo sábado (17/06), em Araraquara (SP), para o jogo mais importante de sua história. Depois de abrir 2 a 0 na decisão e ver o Gocil/Bauru deixar tudo igual, a equipe alvirrubra decidirá na última partida da temporada quem será o grande campeão da edição 2016/2017 do NBB CAIXA.
E quando o assunto é Jogo 5, a equipe da capital paulista carrega um retrospecto invejável: são cinco vitórias em cinco oportunidades na história do NBB CAIXA, duas delas na atual temporada – contra Solar Cearense nas oitavas de final (em casa) e Franca nas quartas (fora de casa). Para o técnico Gustavo De Conti, os números motivam, mas não decidem.
“Saber desses dados nos motiva, é claro, mas não é algo decisivo. Isso serve para nos animar e nos deixar ainda mais motivados para essa decisão. Apesar de os números existirem sabemos que acima de tudo o que importa é o que vamos apresentar dentro de quadra”, comentou o comandante do Paulistano, um dos concorrentes ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da temporada.
+Saiba mais: Gustavo De Conti é um dos concorrentes ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico
Assim como o Paulistano, o Bauru também possui um desempenho recente bastante valioso: venceu três jogos consecutivos em todas as séries de playoffs nesta temporada – 3 a 0 contra o Macaé nas oitavas de final, 3 a 1 contra o Brasília nas quartas, e 3 a 2 contra o Pinheiros na semifinal, esta depois de perder por 2 a 0, assim como nas Finais contra o CAP.

“Usamos apenas para nos motivar, mas o que vai valer é o que será apresentado em quadra”, disse Gustavo De Conti (João Pires/LNB)
“Tudo é retrospecto. Podemos pensar que o Paulistano nunca perdeu Jogo 5, mas também tem o fato do Bauru ter vencido três jogos seguidos nas três séries anteriores. São coisas que ficam para trás. Usamos apenas para nos motivar, o que vai valer é o que será apresentado em quadra”, disse Gustavo De Conti.
Sexto colocado na fase de classificação, o Paulistano chegou à sua segunda decisão de NBB CAIXA na história – a primeira foi contra o Flamengo, em 2013/2014 – e está em busca de seu primeiro título. Da mesma forma, o Bauru, quinto na primeira fase da competição, disputa sua terceira Final seguida – perdeu as duas últimas para o Flamengo – e também almeja o troféu inédito.
Gustavo De Conti finalizou dizendo que o Dragão é favorito no atual momento, mas que em Jogo 5 tudo pode acontecer. A partida que definirá o campeão do NBB CAIXA será no sábado (17/06), no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.
“Sabemos que Bauru é favorito, está em um momento melhor, foi melhor durante a fase de classificação e tem um elenco muito forte, mas é só um jogo e tudo pode acontecer. Estamos nos preparando muito bem para suprir todos os erros que cometemos nas duas últimas partidas”, finalizou o técnico do Paulistano.
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira os placares dos Jogos 5 do Paulistano na história do NBB CAIXA:
NBB CAIXA 12/13 – Oitavas – (8º) Basquete Cearense 68 x 69 Paulistano (9º)
NBB CAIXA 13/14 – Quartas – (2º) Paulistano 86 x 77 Franca (10º)
NBB CAIXA 13/14 – Semi – (2º) Paulistano 81 x 68 São José (3º)
NBB CAIXA 16/17 – Oitavas – (6º) Paulistano 76 x 72 Basquete Cearense (11º)
NBB CAIXA 16/17 – Quartas – (3º) Franca 67 x 80 Paulistano (6º)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca