#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Mr. Jogo 5”

13-06-2017 | 07:46
Por Liga Nacional de Basquete

Invicto em Jogos 5 na história do NBB CAIXA, Gustavo De Conti valoriza retrospecto, mas põe os pés no chão: “motiva, mas não decide”

Paulistano tem duas decisões no Jogo 5 nestes playoffs, uma delas contra Franca em pleno Pedrocão (Newton Nogueira/Franca Basquete)

O Paulistano/Corpore entrará em quadra no próximo sábado (17/06), em Araraquara (SP), para o jogo mais importante de sua história. Depois de abrir 2 a 0 na decisão e ver o Gocil/Bauru deixar tudo igual, a equipe alvirrubra decidirá na última partida da temporada quem será o grande campeão da edição 2016/2017 do NBB CAIXA.

E quando o assunto é Jogo 5, a equipe da capital paulista carrega um retrospecto invejável: são cinco vitórias em cinco oportunidades na história do NBB CAIXA, duas delas na atual temporada – contra Solar Cearense nas oitavas de final (em casa) e Franca nas quartas (fora de casa). Para o técnico Gustavo De Conti, os números motivam, mas não decidem.

“Saber desses dados nos motiva, é claro, mas não é algo decisivo. Isso serve para nos animar e nos deixar ainda mais motivados para essa decisão. Apesar de os números existirem sabemos que acima de tudo o que importa é o que vamos apresentar dentro de quadra”, comentou o comandante do Paulistano, um dos concorrentes ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da temporada.

+Saiba mais: Gustavo De Conti é um dos concorrentes ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico

Assim como o Paulistano, o Bauru também possui um desempenho recente bastante valioso: venceu três jogos consecutivos em todas as séries de playoffs nesta temporada – 3 a 0 contra o Macaé nas oitavas de final, 3 a 1 contra o Brasília nas quartas, e 3 a 2 contra o Pinheiros na semifinal, esta depois de perder por 2 a 0, assim como nas Finais contra o CAP.

“Usamos apenas para nos motivar, mas o que vai valer é o que será apresentado em quadra”, disse Gustavo De Conti (João Pires/LNB)

“Tudo é retrospecto. Podemos pensar que o Paulistano nunca perdeu Jogo 5, mas também tem o fato do Bauru ter vencido três jogos seguidos nas três séries anteriores. São coisas que ficam para trás. Usamos apenas para nos motivar, o que vai valer é o que será apresentado em quadra”, disse Gustavo De Conti.

Sexto colocado na fase de classificação, o Paulistano chegou à sua segunda decisão de NBB CAIXA na história – a primeira foi contra o Flamengo, em 2013/2014 – e está em busca de seu primeiro título. Da mesma forma, o Bauru, quinto na primeira fase da competição, disputa sua terceira Final seguida – perdeu as duas últimas para o Flamengo – e também almeja o troféu inédito.

Gustavo De Conti finalizou dizendo que o Dragão é favorito no atual momento, mas que em Jogo 5 tudo pode acontecer. A partida que definirá o campeão do NBB CAIXA será no sábado (17/06), no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.

“Sabemos que Bauru é favorito, está em um momento melhor, foi melhor durante a fase de classificação e tem um elenco muito forte, mas é só um jogo e tudo pode acontecer. Estamos nos preparando muito bem para suprir todos os erros que cometemos nas duas últimas partidas”, finalizou o técnico do Paulistano.

O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira os placares dos Jogos 5 do Paulistano na história do NBB CAIXA:

NBB CAIXA 12/13 – Oitavas – (8º) Basquete Cearense 68 x 69 Paulistano (9º)
NBB CAIXA 13/14 – Quartas – (2º) Paulistano 86 x 77 Franca (10º)
NBB CAIXA 13/14 – Semi – (2º) Paulistano 81 x 68 São José (3º)
NBB CAIXA 16/17 – Oitavas – (6º) Paulistano 76 x 72 Basquete Cearense (11º)
NBB CAIXA 16/17 – Quartas – (3º) Franca 67 x 80 Paulistano (6º)