HOJE
Mr. Super 8
Por Gustavo Mesa
Recordista em títulos e pontos na Super 8, Marquinhos lidera o R10 Score Vasco na primeira participação da equipe no torneio
Quando se fala em Copa Super 8, é impossível não lembrar de Marquinhos. Bicampeão, o veterano de 39 anos acumula recordes na competição, tanto individuais, quanto coletivos. Nesta temporada, o ala já tem vaga garantida no torneio e sua experiência será fundamental para o R10 Score Vasco da Gama, que disputará a Super 8 pela primeira vez na história.
+ Confira os confrontos da Super 8, que acontece de 27 de janeiro a 3 de fevereiro
Ninguém esteve em quadra em mais partidas nas cinco edições da Super 8 do que Marquinhos. No total, foram 14 jogos: nove com a camisa do Flamengo e cinco com a do São Paulo. O ala é o cestinha histórico da competição com 242 pontos, 81 a mais que Rafael Hettsheimeir, segundo colocado na lista. O jogador do Vasco também é o primeiro no total de cestas de três pontos (35) e eficiência (239).

Marquinhos foi uma das principais contratações do R10 Score Vasco para a temporada (Hedgard Moraes/MTC)
Marquinhos aparece bem colocado em outras categorias estatísticas importantes: é o segundo em assistências (54), o segundo em bolas recuperadas (14) e o terceiro em rebotes totais na história do torneio.
+ Conheça os líderes estatísticos da história da Super 8
O impacto de Marquinhos não é sentido apenas em números, mas também em resultados coletivos. Pelo Flamengo, o ala foi campeão em 2018 e 2021, e ficou com o vice em 2020. Na primeira edição da Super 8, ele ainda foi eleito o MVP. No São Paulo, o camisa 11 retornou à decisão do torneio em 2022, só que não conseguiu o terceiro título.
O tricampeonato da Super 8 é inédito, tanto para equipes, quanto para jogadores. Entre clubes, Flamengo e Franca têm dois títulos, enquanto Minas foi campeão uma vez.
O grupo dos atletas bicampeões, por sua vez, conta com oito membros até o momento: Marquinhos, Balbi (Flamengo), Olivinha (Flamengo), Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca), David Jackson (Sesi Franca), Márcio (Sesi Franca) e Rafael Hettsheimeir (Flamengo e Franca). Com a exceção de Hett, todos os outros estarão em busca do tri nesta Super 8.
Diante de tantos títulos, dados e informações, Marquinhos sabia das marcas coletivas que alcançou na competição, mas não tinha noção de como seu impacto se traduzia nos números.
“Eu sabia que era o jogador que mais tinha chegado em finais, eu joguei quatro finais, ganhei duas e perdi duas. Mas eu não tinha conhecimento que era o líder em pontos, bolas de três. Títulos, sim. Espero que nesta próxima edição a gente chegue na final de novo e ganhe mais um Super 8”, afirmou o jogador, que também é recordista em decisões disputadas ao lado de Olivinha e Rafa Mineiro.
Novo desafio
Nesta temporada, Marquinhos tem a missão de conduzir o R10 Score Vasco da Gama em sua primeira participação na Copa Super 8. O Gigante da Colina, que ficou fora das últimas quatro edições do NBB CAIXA, retomou seu basquete profissional e tem sido uma das sensações do torneio.

Marquinhos disputará sua 6ª Super 8 (R10 Score Vasco)
No primeiro turno, o R10 Score Vasco terminou em quarto, o que rendeu um duelo com o Paulistano, quinto colocado, no dia 28 de janeiro, às 11h, em São Januário – a partida terá transmissão ao vivo do YouTube NBB CAIXA. As equipes se enfrentaram na primeira metade do NBB CAIXA 2023/24 e os cariocas levaram a melhor, fora de casa, por 76 a 70.
Apesar da vitória no confronto anterior, Marquinhos espera um duelo difícil em São Januário.
“Logo de cara temos o Paulistano, que no primeiro turno fizemos um jogo disputado até o minuto final. A gente sabe que vai ser um jogo duro, dentro de casa, com o apoio da nossa torcida. A gente vai ter que lutar muito para ganhar esse jogo e se classificar para a semifinal”, analisou o ala, que não esconde a vontade de defender o R10 Score Vasco neste novo desafio.
“A expectativa é alta. Espero que a gente avance nesse primeiro jogo, que na semifinal a gente faça outro bom jogo e chegue à tão sonhada final, que seria lindo demais para esse projeto novo do Vasco e para mim também. Ser o único jogador com três títulos de Super 8 seria legal demais”, afirmou.
Marquinhos conseguirá ser o único tricampeão da Super 8? É o que iremos descobrir entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro na disputa do primeiro título do ano da elite do basquete brasileiro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca