#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mudança em São Januário!

19-12-2016 | 03:33
Por Liga Nacional de Basquete

Vasco da Gama opta por mudança e anuncia Dedé Barbosa como novo técnico; confira entrevista completa do treinador para o site do clube

20161219162138_387

Na oitava colocação do NBB CAIXA, com quatro vitórias e quatro derrotas, Vasco decidiu por mudança no comando (Thiago Moreira/Vasco)

Próximo ao fim de 2016, o Vasco da Gama decidiu apostar em outro comandante para o ano que vem por aí. Na oitava colocação do NBB CAIXA 16/17, com quatro vitórias e quatro derrotas, o cruzmaltino anunciou, nesta segunda-feira (19/12), a contratação de Dedé Barbosa, treinador que esteve à frente do Rio Claro na temporada passada e dono do Prêmio Ary Vidal da edição 2014/2015, dado ao melhor técnico da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Apesar da mudança no comando da comissão técnica, o Vasco decidiu permanecer com Cristiano Pereira, que até então era o treinador do time, como assistente de Dedé. Cristiano treinou o cruzmaltino durante toda a Liga Ouro de 2016, que deu ao time vaga no NBB CAIXA deste ano.

Sem jogar pelo NBB CAIXA desde o dia 01 de dezembro, com duas partidas adiadas durante este período (contra Macaé Basquete e Flamengo), o cruzmaltino anunciou Dedé Barbosa na véspera de voltar a atuar pela competição, nesta terça-feira (20/12), às 21h30 (de Brasília), diante da LSB/Uniso, em Sorocaba (SP), com transmissão do SporTV.

Na temporada passada, Dedé Barbosa comandou o Rio Claro na grande campanha realizada pelo time dentro do NBB CAIXA. Logo em sua segunda edição dentro da competição, a equipe paulista avançou aos playoffs, eliminou o Franca Basquete/Magazine Luiza nas oitavas de final dos playoffs e só foi derrotado pelo campeão Flamengo, nas quartas de final, por 3 a 0 na série.

No NBB CAIXA 2014/2015, Dedé esteve à frente do Limeira, que realizou sua melhor campanha na história da competição naquela temporada. Com 25 vitórias e cinco derrotas, o time paulista foi o segundo melhor da fase de classificação, e depois de eliminar o UniCEUB/BRBCARD/Brasília nas quartas de final, acabou sendo desclassificado pelo Flamengo, na fase semifinal. Destaque para o trabalho do treinador naquela edição, que o rendeu o Prêmio Ary Vidal, único de sua carreira como técnico.

O confronto contra a Liga Sorocabana será o último do Vasco neste ano. Porém, logo na primeira semana de 2017, o cruzmaltino enfrentará o Paulistano/Corpore (03/01), também com transmissão do SporTV, e o Banrisul/Caxias do Sul (07/01), ambos como visitante.

Dedé Barbosa, melhor técnico da edição 2014/2015 do NBB

Melhor técnico do NBB CAIXA 2014/2015, Dedé Barbosa é anunciado como novo treinador do Vasco (João Pires/LNB)

Confira entrevista completa de Dedé Barbosa para o site do Vasco:

Assumir o comando do Vasco

“Esta volta do Vasco mexeu com o mercado inteiro. Desde que acabou a Liga Ouro, todos já sabiam que iriam montar um time para recuperar os tempos de glória do Vasco no basquete. Então, todos estão almejando este retorno do clube da melhor maneira e foi uma oportunidade única que surgiu para mim. Foi tudo muito rápido, mas eu não pensei duas vezes. É algo que realmente sonhei na minha carreira e temos tudo para reconquistar o topo no cenário nacional.”

Elenco

“Eu via as partidas do Vasco no NBB, mas não via de uma maneira tão fria em termos de detalhes de jogo. Mesmo assim, deu para perceber que o time foi montado com um elenco com jogadores rodados e que já chegaram no topo, com muitos títulos por outros clubes. Tem bastante potencial para encaixar esta equipe e dar a química que todos esperam para subir com força e estar bem no momento decisivo, que são os playoffs.”

Tempo para trabalhar

“Importante. Por mais que tenhamos uma folga até o natal, sabemos que não teremos ano novo. Isto será passado e tenho certeza que os atletas irão entender a situação, pois sabemos que é para um bem maior. Esta é a vantagem de termos jogadores experientes, que sabem aonde querem chegar. Este tempo será crucial para a gente, já conversei com a comissão técnica e verei com o Christiano e o Cássio as situações de jogadas e tudo que envolve o trabalho. Eu usarei esta folga de natal para estudar a equipe e voltar no dia 27 de dezembro e aproveitar para treinar até o jogo contra o Paulistano.”

Acerto com o Vasco

“Foi tudo muito rápido, honesto e claro. Principalmente o fato do Christiano estar sabendo, isto me deixa mais tranquilo do que se fosse de uma forma obscura e não transparente. Em todo o momento, tudo ocorreu da melhor maneira e aconteceu com rapidez.”

Jogadores

“Tem vários que eu já trabalhei anteriormente como técnico, assistente e até jogador. Poucos que eu não conheço tão bem deste elenco. É primordial você conhecer o atleta fora da quadra, é algo que eu tento sempre entender bem, conversando e conhecendo melhor. Acho que será uma adaptação fácil.”

Desafio

“Todo mundo sonha com isto. Acho que quem não tem vontade de fazer história com um grande clube, por receio ou medo, não tem confiança no que faz. Sempre sonhei em assumir uma equipe competitiva e principalmente de camisa. Tem tudo para o elenco crescer na competição e a responsabilidade é enorme. Sei da pressão que envolve, da potência que é o Vasco, da grandeza que tem não só no futebol, mas também no basquete. Esta responsabilidade tem também muito a ver com o prazer de estar aqui trabalhando com o basquete que é o que eu amo. Quando um time deste é montado, com a força da camisa do Vasco, todos esperam chegar o mais rápido possível ao topo. Temos que entender o lado do torcedor, cheguei e sei que serei cobrado por resultados. Tenho dois anos de técnico, mas me sinto muito pronto para assumir um time como o Vasco.”

Recado para torcida vascaína

“Torcida do Vasco, estamos juntos agora! Sei que estão ansiosos pela volta daquele time de glórias e podem contar conosco, porque faremos de tudo para chegarmos ao topo do basquete mais uma vez.”