HOJE
Muito perto
Por Liga Nacional de Basquete
Com 2 a 0 de vantagem e histórico a favor, Bauru recebe Brasília nesta terça, no Panela de Pressão, podendo garantir vaga pela 2ª vez seguida na Final do NBB CAIXA
O Paschoalotto/Bauru está muito perto de garantir vaga em mais uma Final do NBB CAIXA. Atual vice-campeão, o time do interior paulista está com 2 a 0 de vantagem na semifinal contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e pode fechar a série nesta terça-feira (10/05), no Ginásio Panela de Pressão, às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Além da favorável situação, os números da história das semifinais jogam a favor dos bauruenses. Em todas as edições, nunca uma série semifinal com 2 a 0 foi revertida pela equipe em desvantagem. De quebra, o time que ganhou o Jogo 2 venceu o Jogo 3 em oito dos 14 confrontos semifinais já realizados em todo o NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Apesar de estar em busca de algo inédito na história da competição, o Brasília tentará se basear em outras situações adversas superadas, como as duas vitórias contra o Guaros de Lara, atual campeão da Liga das Américas, em plena na Venezuela. Os brasilienses foram os únicos a atingirem o feito. O Bauru, inclusive, foi derrotado para o mesmo oponente.
“É um jogo de vida ou morte para a nossa equipe. Acho que é um momento em que temos que enfrentar a situação de peito aberto e com muita coragem. O momento é adverso, mas a série só acaba quando uma equipe vence três jogos”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília.
Para adquirir a boa vantagem na série, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú dominaram os candangos em plena capital federal, por 89 a 72, e depois, venceu o Jogo 2 em casa, no Panela de Pressão, novamente com tranquilidade, pelo placar de 100 a 80.
“Acho que as duas vitórias que conquistamos na série vieram da boa marcação e defesa que fizemos. Precisamos entrar concentrados e focados em tirar o poder ofensivo do Brasília que tem um dos melhores ataques do campeonato. Se conseguirmos baixar a pontuação deles nossas chances são grandes”, observou o norte-americano Robert Day.
Desfalque nos dois primeiros jogos, o armador Fúlvio Chiantia ainda sente dores na perna direita e não está confirmado para o confronto decisivo. Ele treinou arremessos no treino da manhã desta segunda-feira e relatou que os incômodos ficaram mais fracos nos últimos dias. A presença do atleta na partida será decidida pela comissão técnica momentos antes da partida.
Em caso de vitória do Brasília, a série retornará para a capital federal, onde as equipes farão o Jogo 4 na sexta-feira (13/05), às 21h30 (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Confira o calendário completo da série:
– Paschoalotto/Bauru (2º) 2 x 0 UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)
Jogo 1 – Brasília 72 x 89 Bauru
Jogo 2 – Bauru 100 x 80 Brasília
Jogo 3 – 10/05 (terça), às 21h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 13/05 (sexta), às 21h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 16/05 (segunda), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV