HOJE
Muito perto
Por Liga Nacional de Basquete
Com 2 a 0 de vantagem e histórico a favor, Bauru recebe Brasília nesta terça, no Panela de Pressão, podendo garantir vaga pela 2ª vez seguida na Final do NBB CAIXA
O Paschoalotto/Bauru está muito perto de garantir vaga em mais uma Final do NBB CAIXA. Atual vice-campeão, o time do interior paulista está com 2 a 0 de vantagem na semifinal contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e pode fechar a série nesta terça-feira (10/05), no Ginásio Panela de Pressão, às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Além da favorável situação, os números da história das semifinais jogam a favor dos bauruenses. Em todas as edições, nunca uma série semifinal com 2 a 0 foi revertida pela equipe em desvantagem. De quebra, o time que ganhou o Jogo 2 venceu o Jogo 3 em oito dos 14 confrontos semifinais já realizados em todo o NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Nunca uma série com 2 a 0 foi revertida na história do NBB CAIXA; Será que Bauru mantém a escrita? (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Apesar de estar em busca de algo inédito na história da competição, o Brasília tentará se basear em outras situações adversas superadas, como as duas vitórias contra o Guaros de Lara, atual campeão da Liga das Américas, em plena na Venezuela. Os brasilienses foram os únicos a atingirem o feito. O Bauru, inclusive, foi derrotado para o mesmo oponente.
“É um jogo de vida ou morte para a nossa equipe. Acho que é um momento em que temos que enfrentar a situação de peito aberto e com muita coragem. O momento é adverso, mas a série só acaba quando uma equipe vence três jogos”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília.

Bauru dominou o Brasília nos dois primeiros jogos está a um passo da Final (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Para adquirir a boa vantagem na série, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú dominaram os candangos em plena capital federal, por 89 a 72, e depois, venceu o Jogo 2 em casa, no Panela de Pressão, novamente com tranquilidade, pelo placar de 100 a 80.
“Acho que as duas vitórias que conquistamos na série vieram da boa marcação e defesa que fizemos. Precisamos entrar concentrados e focados em tirar o poder ofensivo do Brasília que tem um dos melhores ataques do campeonato. Se conseguirmos baixar a pontuação deles nossas chances são grandes”, observou o norte-americano Robert Day.
Desfalque nos dois primeiros jogos, o armador Fúlvio Chiantia ainda sente dores na perna direita e não está confirmado para o confronto decisivo. Ele treinou arremessos no treino da manhã desta segunda-feira e relatou que os incômodos ficaram mais fracos nos últimos dias. A presença do atleta na partida será decidida pela comissão técnica momentos antes da partida.
Em caso de vitória do Brasília, a série retornará para a capital federal, onde as equipes farão o Jogo 4 na sexta-feira (13/05), às 21h30 (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Confira o calendário completo da série:
– Paschoalotto/Bauru (2º) 2 x 0 UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)
Jogo 1 – Brasília 72 x 89 Bauru
Jogo 2 – Bauru 100 x 80 Brasília
Jogo 3 – 10/05 (terça), às 21h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 13/05 (sexta), às 21h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 16/05 (segunda), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca