#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Muito prazer, Collum

Sesi Franca FRA 66
x
69 Minas MIN
14
1ºQ
X
18
24
2ºQ
X
13
11
3ºQ
X
14
17
4ºQ
X
24

Ginásio Pedrocão

26 de fevereiro de 2015

Figura garantida no Jogo das Estrelas, Collum acerta bola de 3 no último segundo, dá vitória ao Minas sobre o Franca e apresenta "cartão de visitas" ao Pedrocão

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
66
X
69
66
PTS
69
10
A3C
8
16
A2C
16
4
LLC
13
35
RT
33
8
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Que jogo, que vitória! Nesta quinta-feira, Franca Basquete e Minas Tênis Clube fizeram um duelo parelho desde o primeiro minuto, e que foi decidido apenas no último segundo. Com bola de 3 pontos da “estrela” Robby Collum praticamente no estouro do cronômetro, o time de Belo Horizonte mostrou sua força e venceu o confronto direto com os francanos em pleno Ginásio Pedrocão, por 69 a 66.

Collum, por sua vez, apresentou seu cartão de visitas ao torcedor francano de maneira um tanto quanto inusitada. Autor de 13 pontos e da decisiva bola da vitória, o jogador voltará ao Pedrocão no dia 07 de março para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2015, onde também estarão seus companheiros de equipe Henrique Coelho e o técnico Demétrius, ambos do NBB Brasil. Vaias estão por vir?

+Saiba como comprar seu ingresso para os dois dias de evento do Jogo das Estrelas 2015

Com seis minutos para o fim do duelo, o clube de Belo Horizonte perdia por nove pontos, mas os visitantes emplacaram uma impressionante corrida de 18 a 2 em cinco minutos e não só viraram o jogo como abriram seis pontos de frente. Os francanos ainda conseguiram empatar o jogo a oito segundos do fim, mas Collum acertou o triplo decisivo no último segundo e deu aos mineiros a emocionante vitória em solo francano.

Junto de Robby Collum, outros atletas fundamentais para o triunfo minastenista na Capital do Basquete foram o armador Henrique Coelho, outro que estará no Jogo das Estrelas, com de 14 pontos, sendo oito deles no último quarto, além do ala Alex Oliveira, responsável por 15 pontos. Agora, o Minas chegou ao seu 16º resultado positivo em 24 jogos (66,6% de aproveitamento) e permaneceu na cola do G-4.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Pelo lado do Franca, os destaques ficaram por conta do pivô André Coimbra, responsável por 15 pontos e nove rebotes, do experiente armador Helinho, com 12 pontos oriundos de quatro bolas de 3 pontos no segundo quarto, e das “estrelas” Léo Meindl, que defenderá o NBB Brasil no Jogo das Estrelas, e do argentino Marcos Mata, que estará no time NBB Mundo, autores de 13 e dez tentos, respectivamente.

Com o resultado negativo, o Franca Basquete foi ultrapassado pelo Paulistano/Unimed na classificação e agora ocupa a sétima posição, com campanha de 13 triunfos em 25 oportunidades (52% de aproveitamento), com uma vitória a mais que o oitavo colocado Pinheiros/SKY e uma a menos que os atuais vice-campeões nacionais.

Para tentar recuperar seu posto no NBB 7, o esquadrão comandado pelo técnico Lula Ferreira terão um bom tempo de treinamento até entrarem em quadra no clássico contra o Paschoalotto/Bauru, no dia 13 de março, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas (de Brasília).

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

Já o Minas Tênis Clube, que conheceu sua quarta vitória consecutiva na sétima edição do NBB, também terá o Paschoalotto/Bauru como adversário, mas o duelo diante dos líderes do campeonato será já neste sábado (28/02), também no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, às 17 horas (de Brasília).

O jogo

As duas equipes iniciaram a partida amarradas, fazendo um jogo extremamente disputado e equilibrado. O cenário do duelo permaneceu assim durante os sete primeiros minutos de jogo, até que o Minas deslanchou e abriu oito pontos de frente (18 a 10). Mas o Franca correu atrás nos momentos finais e encerrou o primeiro quarto perdendo por quatro pontos: 18 a 14.

Os comandados de Lula Ferreira entraram no segundo período com outra postura e determinado a mudar sua situação na partida. E conseguiu. Firme na defesa, o time da casa emplacou uma corrida de 12 a 2 nos primeiros cinco minutos da parcial e não só viraram o jogo como abriram seis pontos de frente (26 a 20), vantagem esta que, muito graças às quatro bolas de 3 pontos de Helinho, subiu para nove pontos ao final da primeira metade do duelo: 38 a 31.

O terceiro período seguiu parelho e altamente acirrado, mas os francanos continuaram com a vantagem nas mãos. Apesar das oscilações, que fizeram com que sua frente variasse entre nove e até dois pontos, o time da Capital do Basquete permaneceu firme na ponta do placar e caminhou para os dez minutos finais com 49 a 45 no marcador.

Mas a história do confronto mudou no último quarto. O Franca conseguiu administrar sua vantagem até a primeira metade da parcial, quando ainda vencia por 11 pontos (59 a 48). No entanto, a partir daí, o Minas iniciou uma incrível reação, fechou sua defesa e emplacou uma impressionante corrida de 18 a 2 nos quatro minutos seguintes, sequência esta que não só virou o jogo como abriu cinco pontos de frente, restando cerca de um minuto e meio para o fim do duelo.

Depois do baque, os francanos não jogaram a toalha e voltaram firmes para o duelo. Com bola de 2 pontos de André Coimbra com pouco mais de um minuto para o estourar do cronômetro, os donos da casa reduziram o prejuízo para três tentos e tornaram a ter esperanças no confronto (66 a 63). O minuto final foi longo, e nenhuma das equipes conseguia pontuar, até que, restando oito segundos para o fim, Léo Meindl acertou um arremesso de 3 pontos e empatou a partida, para delírio do público presente no Pedrocão (66 a 66).

No entanto, quando tudo parecia caminhar para a prorrogação, o Minas surpreendeu novamente e, na mesma moeda, com uma bola de 3 pontos, o ala/armador norte-americano Robby Collum acertou o tiro decisivo a um segundo do apagar das luzes e garantiu a emocionante vitória aos minastenistas em pleno Ginásio Pedrocão (69 a 66). O técnico Lula Ferreira ainda pediu um tempo e tentou ensaiar uma jogada para empatar o jogo novamente, mas Marcos Mata não conseguiu efetuar um bom arremesso e o triunfo ficou mesmo com os mineiros.