HOJE
Muito prazer, Macaé
Por Liga Nacional de Basquete
Conheça o Macaé Basquete, um dos estreantes da temporada 2013/2014 do NBB; equipe conta com o apoio da cidade na chegada à elite do basquete brasileiro

A cidade de Macaé já se prepara para receber o NBB de braços abertos (Ana Chaffin/Divulgação)
A sexta edição do NBB contará com a participação de 17 equipes e dentre elas, duas farão sua estreia na competição: Universo/Goiânia (GO) e Macaé Basquete (RJ).
Uma das novas praças do NBB, Macaé se localiza a 182 km da capital Rio de Janeiro e tem aproximadamente 207 mil habitantes. Fundada em 1634, a cidade faz parte do litoral norte fluminense. Além da agricultura, o município tem o petróleo como maior força econômica, pois é uma das sedes das operações na Bacia de Campos da Petrobrás.
O esporte que, até então, era o mais popular em terras macaenses era o futebol. O Macaé Esporte Futebol Clube terminou o último Campeonato Carioca de Futebol na 12ª posição – a competição tinha 16 clubes – e atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, agora, outro esporte está tomando conta dos corações do povo da cidade de Macaé: o basquete.
O Macaé Basquete é uma das novas equipes que participarão da temporada 2013/2014 do NBB. A Associação Macaé de Basquete foi fundada no dia 17 de fevereiro de 2009, para dar continuidade ao time de basquete que já existia na cidade desde 2002. A AMB é uma entidade privada que mantém a equipe com recursos de patrocinadores. A Prefeitura de Macaé dá apoio à modalidade assim como outras atividades esportivas desenvolvidas na cidade.
“Eu sou novo aqui em Macaé, eu sou de São Paulo e posso dizer que fiquei surpreso de como o povo de Macaé abraçou o basquete. Estamos disputando o Torneio Carioca e o nosso ginásio está sempre lotado, é impressionante. O povo aqui já está vendo o basquete como primeiro esporte da cidade. Eu como amante do basquete fico muito contente. O povo abraçou o basquete e hoje é o primeiro esporte dos cidadãos de Macaé”, comentou o supervisor da equipe, Rodrigo Stefanelli.

O Macaé Basquete disputará o NBB pela primeira vez em sua história (Gilvan de Souza/LNB)
Para chegar à elite do basquete brasileiro, a equipe macaense teve de percorrer um longo caminho. Primeiramente, o clube carioca ficou em segundo lugar na Copa Brasil – Sudeste e se classificou para a Supercopa Brasil, ao lado de XV de Piracicaba (SP), Fluminense (RJ) e Rio Claro (SP).
Já na Supercopa, o Macaé, que sediou a competição, não teve vida fácil, mas se superou e bateu o poderoso e temido Universo/Goiânia e, ao lado do campeão Fluminense, conquistou vaga para o Triangular de Acesso, torneio que contou com o Tijuca/Rio de Janeiro, penúltimo colocado do NBB5.
No Triangular de Acesso, de forma heroica, na última partida, o time comandado por Léo Costa bateu o Fluminense e ficou com uma vaga na elite do basquete do país. Depois de apresentar um bom projeto e condições mínimas, o Macaé Basquete foi aprovado pela Liga Nacional da Basquete (LNB) e está entre os 17 times que disputarão o NBB6.
Após conquistar a vaga para o NBB, o Macaé iniciou seu período de preparação e começou a formar uma equipe de alto nível para a disputa do maior campeonato de basquete do país, com direito a contratações de peso: o ala Duda Machado, campeão do NBB pelo Flamengo, o experiente ala Márcio Dornelles, um dos heróis do título da Liga das Américas 2013 do Pinheiros/SKY, o armador Fred, ex- Tijuca, o pivô argentino Juan Manuel Torres, de 2,10m, que atuou pelo Fluminense na mesma trajetória percorrida pelos macaenses, e o ala/pivô Romário, ex- Vivo/Franca.

Márcio Dornelles (à esq.) Duda Machado, Fred e Romário (à dir.) são os principais reforços da equipe do técnico Léo Costa (centro) para a temporada 2013/2014 (Weverthon Manhães/Divulgação)
Além de todas as contratações, o Macaé também acertou a permanência de seus principais jogadores, como o argentino Pablo Espinoza, destaque da equipe e também integrante da seleção de seu país. Quem também ficou no elenco macanese e disputará o NBB com a camisa azul e branca é o ala/pivô João Phylippe, de 22 anos, um dos atletas que mais chamaram a atenção na Seleção Brasileira de Novos durante a campanha na Universíade, realizada em Kazan, na Rússia.
O elenco macaense contou também com a renovação de contrato do armador norte-americano Jamaal Smith, um dos ídolos da torcida do clube alvianil. Os alas Léo Crucillo e Will, e o experiente pivô Atílio, também ficaram para a disputa da temporada 2013/2014. Além disso, o Macaé Basquete também conta com atletas formados em sua base, caso dos alas/pivôs Pablo Sueiro e Lucas Oliveira, de 21 e 19 anos, respectivamente.
“A gente procurou trazer jogadores experientes, pois isso é necessário nesse nosso primeiro ano. Duda foi duas vezes campeão do NBB pelo Flamengo, Márcio Dornelles foi campeão da Liga das Américas com o Pinheiros, Fred é um jogador muito experiente e já esteve em grandes clubes, além do Juan (Torres) e do Espinoza, argentinos que serão muito importantes. Com esses cinco jogadores, mais com João Phylippe e o Jamaal, teremos ótimas chances”, disse Rodrigo.
Sem perder tempo, o time dirigido pelo treinador Léo Costa iniciou cedo sua fase de treinamentos e já está em movimento. O Macaé está participando do Torneio Carioca, competição preparatória que conta com Flamengo, Tijuca, Botafogo, Queimados e UFRJ. Porém, esta disputa não envolve os novos contratados pela equipe, que ainda estão em fase de readaptação física.
E a preparação da equipe do norte-fluminense não para por aí. Ao final deste torneio preparatório, o time dedicará todas suas atenções ao Campeonato Carioca, que contará com a presença de mais três clubes (Flamengo, Tijuca e Campos).
“Não estamos trabalhando juntos há muito tempo. Mas com certeza a gente conseguiu dar um salto de qualidade com as novas contratações e isso cria uma expectativa positiva em relação a sequência de trabalho para o estadual e para o NBB. É claro, com a consciência de que é o nosso primeiro ano na Liga e que essa transição não é fácil. Sabemos do nível técnico altíssimo da competição, mas temos expectativa de que vamos ser competitivos e vamos brigar para ficar entre os 12 e ir para os playoffs”, analisou Léo Costa, treinador do Macaé.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca