#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Muitosdesafios

08-05-2018 | 03:12
Por Liga Nacional de Basquete

Demétrius Ferracciú elogia Isaac e projeta “desafios táticos” para Jogo 3 entre Paulistano e Bauru, em São Paulo

O Sendi/Bauru Basket conquistou uma grande vitória no Jogo 2 da série semifinal contra o Paulistano/Corpore em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 70 a 59. Foram muitos os méritos da equipe bauruense, que com o resultado deixou tudo igual no confronto por uma vaga na grande decisão do NBB CAIXA: 1 a 1.

Agora, as duas equipes decidirão quem ficará em vantagem no Jogo 3 da série, marcado para esta terça-feira (08/05), novamente na capital paulista, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

O Bauru iniciou sua caminhada na semifinal contra o Paulistano perdendo no Panela de Pressão, por 78 a 72. Depois disso, a estratégia do Dragão mudou para o Jogo 2 em São Paulo, e o resultado foi positivo, ainda por cima limitando o “poderoso” ataque do CAP à sua menor pontuação em toda a temporada (59 pontos).

Bauru alcançou um feito que poucos conseguiram na temporada: frear o ímpeto ofensivo do CAP. E agora? Vai manter? (João Neto/LNB)

O time do técnico Demétrius Ferracciú “barrou” o estilo de jogo marcante do Paulistano (alto volume nas bolas de 3 e saída rápida na transição), algo que pouquíssimos times foram capazes de fazer ao longo da temporada. A sacada foi apostar em um jogo cadenciado, de 5×5, sem dar a bola “fácil” ao adversário e evitar os contra-ataques.

“O objetivo era cadenciar o jogo. Se a gente não tivesse um contra-ataque ‘puro’ de quatro contra um ou quatro contra dois, por exemplo, era para segurar. Ainda assim erramos algumas vezes, mas tivemos a personalidade de controlar o jogo. Isso nos traz uma confiança grande dentro da série, sabendo que ela está aberta e, pelo equilíbrio das duas equipes, consequentemente irão haver jogos equilibrados”, disse o comandante do Bauru ao final do Jogo 2.

Outro fator importantíssimo para a vitória do Bauru foi Isaac. O ala de 28 anos de idade chamou a responsabilidade no início da partida em São Paulo, com oito pontos no  primeiro quarto, e ganhou confiança para o restante do duelo. No final, o jogador encerrou a partida com 18 pontos – seu recorde pessoal na temporada -, número quase três vezes maior do que sua média na temporada, que é de 6,3 pontos por jogo.


Essa “nova” referência ofensiva, certamente, era o que o Dragão precisava neste momento, já que a equipe está desfalcada de três nomes importantíssimos do grupo: o capitão Alex Garcia (cirurgia no LCA), o ala/pivô Renan Lenz (adutor) e o pivô Maikão (problemas contratuais), além, é claro, do jovem armador Gui Santos, desfalque desde o início da temporada também por conta de uma ruptura no LCA.

“Todos os atletas são importantes, ainda mais quando estamos com revezamento bem limitado. O Isaac ganhou confiança em um momento importante do jogo, que foi ali no começo. Ele é um cara que treina, se dedica, se supera no dia-a-dia e merece esse tipo de atuação”, disse o comandante do Bauru.

“Essa confiança individual é importante, porque ele (Isaac) tem um baita arremesso, defende, participa do jogo. Ele vai ganhando confiança durante o jogo e os companheiros também vão se sentindo mais confiantes em saber que ele está crescendo e podem contar com ele”, concluiu Demétrius.

Como o próprio Demétrius Ferracciú citou em entrevista há algumas semanas, as equipes atualmente estão se estudando bastante através de suas comissões técnicas, que, por sinal, vêm dando um show à parte no quesito competência neste NBB CAIXA.

Missão estratégia: qual será a tática do Bauru para mais um jogo no Paulistano? (João Neto/LNB)

Depois de “sacar” um método de frear o ímpeto ofensivo do Paulistano, o desafio de Demétrius agora é manter essa superioridade para o Jogo 3. Tudo isso sabendo que, do outro lado, está um dos melhores técnicos do basquete brasileiro na atualidade, Gustavo De Conti, que ainda por cima jogará em casa mais uma vez.

“Com certeza esse jogo será digno de um playoff de semifinal: com muito equilíbrio e desafios táticos, físicos e mentais em quadra. O importante é fazermos os ajustes necessários e estarmos prontos para este embate”, finalizou Demétrius Ferracciú.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.