#JOGAJUNTO

LNB

Mulheres em alta

22-02-2012 | 07:19
Por Liga Nacional de Basquete

Pela primeira vez na história do NBB, duas mulheres farão parte do trio de arbitragem de uma partida do campeonato

Andreia ReginaO jogo entre Pinheiros/SKY e Vila Velha/Garoto/BMG, nesta quinta-feira, reserva um momento histórico para o NBB. Pela primeira vez duas mulheres farão parte do trio de arbitragem em uma partida da competição masculina. Andréia Silva, árbitra de São Paulo, e Maria Cláudia Moraes, de Minas Gerais, farão companhia a Carlos Renato dos Santos na partida.

A última vez em que duas mulheres apitaram uma partida de uma competição masculina de elite foi no dia 6 de abril de 2008, quando Andreza Silva e Flávia Renata de Almeida atuaram na partida entre Minas T.C. e Iguaçu. Flávia, que hoje ocupa o cargo de coordenadora de arbitragem da LNB, falou sobre o crescimento das mulheres na arbitragem brasileira.

“As mulheres estão conseguindo conquistar seu espaço agora também em um campeonato nacional fortíssimo como o NBB. Isso mostra que elas podem apitar tão bem quanto os homens”, disse Flávia.

Andreia Silva tem 31 anos e está em seu segundo ano atuando no NBB. Na última temporada, ganhou o prêmio de revelação da arbitragem. Feliz por fazer parte mais uma vez da história, ela agradeceu pela oportunidade e pelo espaço dado as mulheres no NBB.

“É emocionante fazer parte deste momento. Significa que as portas para a arbitragem feminina estão se abrindo e os preconceitos estão caindo. Estou muito feliz, é uma alegria imensa, e me sinto muito mais motivada a cada rodada para realizar o meu trabalho”, declarou.

Maria Claudia faz sua temporada de estreia no NBB. Aos 28 anos, ela comemora o sucesso da arbitragem feminina e lembrou da responsabilidade de apitar em um campeonato tão forte.

“Para mim é uma felicidade enorme e eu pretendo responder a altura dessa responsabilidade. Além de estar representando a arbitragem, estaremos representando as mulheres. É felicidade misturada com responsabilidade”, comentou.

Esta edição do NBB também é a que conta com maior número de mulheres em ação na arbitragem. Ao todo são seis, contra cinco das temporadas 2008/2009 e 2010/2011 e três da temporada 2009/2010. Além de Andréia e Maria Claudia, Andreza Almeida (DF), Karla Diniz (MG), Fabiana Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP) completam o quadro.

“Estou muito contente com o trabalho que elas estão desenvolvendo”, elogiou a coordenadora Flávia de Almeida. “Se outras se destacarem pelo Brasil, certamente teremos mais mulheres no quadro do NBB”, completou.

Além das duas árbitras, o jogo terá outra mulher envolvida nos bastidores. A comissária da partida será Fátima Aparecida da Silva, ex-árbitra internacional e que agora atua como comissária de arbitragem da LNB.