HOJE
Na boca do povo
Por Liga Nacional de Basquete
30 anos do histórico título do Pan de 87: principais portais e jornais do país destacam a conquista histórica da Seleção Brasileira
A importância histórica da conquista da Seleção Brasileira de Basquete nos Jogos Pan-Americanos de 1987 é indiscutível. Isso ficou provado mais uma vez neste 23 de agosto de 2017. Há exatos 30 anos, o Brasil batia os Estados Unidos na final da competição em pleno território norte-americano, Indianápolis, algo inédito a qualquer nação até então, e a repercussão desta comemoração foi a melhor possível.
O Globoesporte.com fez quatro matérias destacando esta data especial. Uma delas destacando as estatísticas individuais e coletivas daquela decisão. Outra a respeito do peso histórico daquele título para o Brasil e o basquetebol mundial. E mais duas destacando personagens importantes daquela conquista, Maury e Oscar.
+Estatísticas gerais da partida
+A revolução de 1987
+Matéria sobre Maury
+Matéria sobre Oscar
O Uol.com.br foi outro que abordou mais de um ponto sobre aquela decisão. O portal colheu depoimento de Oscar sobre o desprezo dos norte-americanos pelos brasileiros antes da partida, e no blog Bala na Cesta, Fábio Balassiano deu sua opinião sobre a importância daquela vitória para o basquete brasileiro.
+Matéria com depoimento de Oscar
+Opinião de Fábio Balassiano
Além destes dois veículos, diversos outros fizeram uma retrospectiva ou matérias especiais sobre o que foi aquela competição, e em especial, aquele jogo que marcou para sempre o basquete e esporte brasileiro, como o ESPN.com.br, o Estadao.com.br e a Folha.uol.com.br, site oficial do jornal Folha de S. Paulo, entre outros.
+Matéria da ESPN
+Matéria do Estadão
+Matéria da Folha de S. Paulo
A representatividade que este título tem até hoje só demonstra o tamanho desta conquista histórica. Pela primeira vez a seleção de basquete mais poderosa do mundo sofreu mais de 100 pontos e foi derrotada dentro de casa, algo não só marcante para o basquetebol, mas como para todo o esporte brasileiro.