#JOGAJUNTO

LDB

Na briga

Ginástico / Olympico GIN 73
x
51 B.Cearense/Cuca CEA
11
1ºQ
X
18
18
2ºQ
X
7
20
3ºQ
X
15
24
4ºQ
X
11

Gávea (RJ)

27 de dezembro de 2013

Depois de derrota na estreia, Ginástico mostra postura aguerrida, leva a melhor sobre o Basquete Cearense e mantém viva a chance de classificação às semifinais

DOCUMENTOS:
Súmula
73
X
51
73
PTS
51
3
A3C
1
25
A2C
20
14
LLC
8
42
RT
37
13
ASS
8

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Allianz/Ginástico está na briga por uma das duas vagas do Grupo C nas semifinais da LDB 2013. Após perder sua estreia na fase final da competição Sub-22 para o rival Minas Tênis Clube, o clube de  Belo Horizonte voltou à quadra nesta sexta-feira e levou a melhor sobre o SKY/Basquete Cearense, por 73 a 51.

Com o resultado positivo, o Ginástico possui uma campanha de uma vitória e uma derrota e agora chega para a última rodada da chave com chances reais de classificação. Enquanto isso, o time nordestino conheceu seu segundo revés no Grupo C e ficou em situação muito complicada para avançar às semifinais.

Para sair vencedor e se manter vivo na briga, os mineiros contaram com um ótimo trabalho defensivo e não deixaram com que os rivais anotassem mais de 18 pontos em nenhum quarto. Em seu ataque, a equipe dirigida pelo técnico Jefferson Teixeira teve no ala Rafael sua principal figura e o jogador deixou a quadra com expressivos 28 pontos (14 deles no último quarto), além de colecionar 14 rebotes para anotar um duplo-duplo.

“Sabíamos que teríamos que marcar muito bem para vencer e conseguimos cumprir nossa meta de tomar 14 pontos por quarto. Era um jogo de tudo ou nada hoje e entramos em quadra bastante concentrados em sair com a vitória. Soubemos trabalhar bem nosso ataque em alguns momentos e isso também nos ajudou bastante”, comemorou Rafael, que estabeleceu um novo recorde de bolas de dois pontos convertidas em uma só partida da LDB na história: 12.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Depois de perderem suas respectivas estreias na fase final, Ginástico e Basquete Cearense entraram em quadra nesta sexta-feira a todo vapor e os minutos iniciais do duelo foram bastante intensos e brigados. Com uma forte defesa, que propiciou diversos contra-ataques à equipe, e um bom rendimento de Erick, os nordestinos largaram na frente. Mas, do outro lado, Rafael marcou nove dos primeiros 11 pontos do clube mineiro e manteve o esquadrão comandado por Jefferson Teixeira na cola dos rivais.

Na parte final do período inicial, a agremiação de Fortaleza apertou ainda mais sua defesa e fez com que o Ginástico ficasse mais de quatro minutos sem pontuar. Então, mesmo sem apresentar um rendimento ofensivo brilhante, o Basquete Cearense conseguiu abrir sua maior diferença na partida até então, graças a seguidos contra-ataques, e fechou a primeira parcial com sete pontos de frente: 18 a 11.

Após passar em branco no final do primeiro quarto, o Ginásticou “deu o troco” no início do segundo período. Apresentando muita disposição, a equipe de Minas Gerais passou a exercer uma forte defesa sobre os cearenses e conseguiu virar o jogo, ao limitar o time adversário a apenas dois pontos nos cinco primeiros minutos do período. Enquanto isso, em seu ataque, o clube mineiro contou com bons desempenhos de Gedson e Boaz para assumir a ponta do placar. Desta maneira, os mineiros levaram uma vantagem de quatro pontos (29 a 25) para os vestiários.

Com boas infiltrações de Victor Gusmão, o Basquete Cearense voltou melhor para o terceiro quarto e inclusive chegou a assumir a ponta do placar (30 a 29). Mas a equipe comandada por Espiga não conseguiu impedir que o Ginástico reassumisse a liderança ainda na terceira parcial. Sem se intimidar com a forte defesa dos nordestinos, os mineiros passaram a rodar bem a bola em seu ataque, tiveram em Daniel e Carioca suas principais figuras e, com uma bela enterrada de Luizinho no último lance do período, levaram uma vantagem de nove pontos para os dez minutos finais do período: 49 a 40.

Oito pontos em pouco menos de quatro minutos. Foi assim que Rafael teve total importância para que o Ginástico começasse o último quarto com tudo e abrisse 13 pontos de frente (59 a 46). Com uma boa diferença a seu favor, o time de Belo Horizonte conseguiu controlar o jogo e não deu mais chances de os rivais encostarem. Então, sem apresentar um bom aproveitamento ofensivo – a equipe anotou apenas xx pontos no quarto período –, o Basquete Cearense não teve forças para evitar o revés e ficar em situação complicada no Grupo C.