#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na caça

18-03-2013 | 04:50
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de uma sequência de 15 vitórias consecutivas no NBB, Brasília enfrenta Paulistano, fora de casa, para seguir na cola do líder Flamengo

Duelo entre os armadores Elinho e Nezinho será uma das atrações do confronto (Montagem/LNB)

Em ótima fase na atual temporada do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília terá uma difícil missão para manter sua sequência de vitórias. Nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), a equipe candanga medirá forças com o Paulistano/Unimed, fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP). O duelo será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

A partida, válida pela 32ª rodada da competição nacional, foi antecipada devido à participação do time comandado pelo técnico José Vidal no Grupo E da Liga das Américas 2013. Entre os dias 22 e 24 de março, na cidade de Cancún, no México, os representantes da capital federal tentarão se classificar ao Final Four do torneio continental em disputa com o São José/Unimed, o anfitrião Pioneros de Quintana Roo e o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico.

Porém, antes do campeonato das Américas o time do Centro-Oeste do país segue focado no NBB e busca terminar a fase de classificação do maior campeonato de basquete do Brasil na liderança. Para isso, a equipe tem que seguir vencendo e ainda torcer por tropeços do Flamengo, dono do primeiro posto até o momento. Atualmente, o vice-líder Brasília soma 24 vitórias em 28 partidas disputadas (85,7% de aproveitamento), enquanto que os cariocas somam o mesmo número de triunfos, mas com um jogo a menos (88,9%).

“Temos que jogar com atenção defensiva e fazendo aquilo que estamos acostumados no ataque. Queremos seguir lutando para concluir esta primeira fase na liderança e a vitória neste duelo contra o Paulistano é fundamental”, explicou o ala Arthur.

Para se aproximar ainda mais do clube rubro-negro na tabela de classificação, Brasília tentará manter o bom momento que atravessa no NBB para somar seu 16º triunfo consecutivo na campeonato. Porém, os atuais tricampeões da competição sabem que não terão vida fácil para vencer o Paulistano, ainda mais atuando na capital paulista. Para o duelo, o técnico José Vidal seguirá sem poder contar com o pivô Paulão Prestes, que por conta de um edema no joelho direito continua fora de ação.

“Vamos encarar um adversário muito difícil, que sempre complica as ações dos seus rivais quando atua em casa, mas estamos vivendo um momento favorável e vamos tentar dar sequencia, buscando este resultado positivo fora de casa. Na temporada passada sofremos uma derrota em casa para este adversário, por isso, todo cuidado é pouco”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, lembrando da derrota da equipe para o clube de São Paulo, na última edição do NBB, por 120 a 93.

Do outro lado, o Paulistano precisa da vitória para seguir no grupo dos oito primeiros colocados e ter o mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Depois de 30 rodadas, a equipe paulista ocupa justamente a oitava posição, com uma campanha de 15 resultados positivos em 28 compromissos realizados (53,6% de aproveitamento).

Com duas derrotas em seus dois últimos compromissos, diante do Vivo/Franca e do Unitri/Universo, a equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti terá um importante desfalque para o confronto desta quinta-feira. Titular do time, o ala/pivô Renato sofreu uma contusão e está vetado pelo departamento médico.

“Ganhar do Brasília não é uma tarefa simples. Além de na minha opinião ter o melhor elenco do campeonato, eles estão cheios de confiança. Nós perdemos os dois últimos jogos e temos que nos recuperar. Mas, nessa reta final, nossa principal meta é preparar o time para os playoffs. Claro que nosso pensamento é manter a oitava posição, ou quem sabe subir para sétimo ou até mesmo o sexto lugar, para jogarmos em casa, onde somos mais fortes”, explicou De Conti.

No duelo entre as equipes válido pelo primeiro turno do NBB, a equipe candanga não teve vida fácil para conquistar a vitória. Mesmo jogando em seus domínios, no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), o time da capital federal venceu por apenas um ponto, 68 a 67, graças a uma cesta do armador Nezinho nos segundos finais do confronto.

Curiosidades da partida:

Larga superioridade
Paulistano e Brasília já se enfrentaram nove vezes na história do NBB, com oito vitórias dos candangos e apenas uma dos paulistas.

900
O ala do Brasília, Alex Garcia, tem como principal característica fazer pontos. Porém, é nos rebotes que o atleta pode conquistar uma importante marca. Se pegar três, o camisa 10 candango chegará a 900 no NBB.

Que sequência!
Se vencer esta partida, os tricampeões do NBB chegarão a 16 triunfos consecutivos e baterão a terceira melhor sequência de vitórias da história da competição, que pertence ao São José, conquistado na temporada passada, com 15 resultados positivos seguidos.

Garrafão disputado
A partida marcará o confronto entre o segundo e terceiro melhor rebote da temporada. O Paulistano tem média de 34,32 por jogo e o Brasília acumula 33,5 por jogo.

De volta
Após ser preservado do último duelo do Brasília no NBB, contra Suzano, por conta de uma pancada na coxa, Nezinho está à disposição do técnico José Vidal para o jogo diante desta terça-feira.