#JOGAJUNTO

LDB

Na cola do líder

Tijuca LDB TTC 55
x
80 B.Cearense/Cuca CEA
18
1ºQ
X
21
16
2ºQ
X
16
12
3ºQ
X
24
9
4ºQ
X
19

12 de outubro de 2013

Basquete Cearense bate Tijuca, emplaca quinta vitória seguida e volta ao segundo lugar da LDB 2013: diferença para o líder Flamengo é de três pontos

DOCUMENTOS:
55
X
80
55
PTS
80
3
A3C
14
17
A2C
15
12
LLC
8
24
RT
49
7
ASS
20

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Ala Lucas (à dir.) teve papel fundamental na vitória do Basquete Cearense sobre o Tijuca (João Pires/LNB)

O SKY/Basquete Cearense está de volta à vice-liderança da LDB 2013. Na última partida da quarta etapa da competição Sub-22, o time da cidade de Fortaleza bateu o Tijuca Tênis Clube, por 80 a 55, chegou a seu quinto resultado positivo no maior campeonato de base do basquete brasileiro e voltou ao segundo posto na tabela de classificação.

Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Flávio Espiga chegou a 63 pontos ganhos e superou o Minas Tênis Clube, agora na terceira posição. Além de recuperar a posição perdida momentaneamente por conta de o clube de Belo Horizonte ter feito suas partidas da quarta etapa antes, o esquadrão do Ceará diminuiu a diferença para o líder Flamengo, que soma 66 pontos.

Depois de um bom primeiro tempo equilibrado, o Basquete Cearense contou com um bom terceiro quarto, vencido por 24 a 12, para encaminhar sua vitória. O destaque na parcial ficou por conta do ala Lucas, que converteu três tiros da linha de três pontos fundamentais para a arrancada da equipe. Ao todo, o jogador marcou 15 pontos na partida e ficou atrás somente do ala/armador Victor Gusmão, autor de 20 pontos.

“Sempre venho do banco de reservas. Então tenho que tentar corrigir o que o time está errando em quadra. Senti que aquele era um bom momento e consegui ajudar a equipe. Tive alguns problemas de lesão e trabalhei muito para chegar bem para esta etapa”, disse Lucas.

Pelo lado do Tijuca, os principais nomes foram o armador Pitico e o ala Bernardo, com 16 e 13 pontos, respectivamente. O clube carioca soma agora 53 pontos na tabela de classificação e viu sua missão de conquistar uma vaga na fase final da LDB 2013 se complicar, já que o Paschoalotto/Bauru, atual oitavo colocado, soma 56 pontos.

“Em um campeonato de alto nível como esse, com um investimento alto das equipes e a presença de jogadores que já atuam no NBB é de se esperar essa dificuldade toda para se classificar. Temos poucas chances, mas enquanto houver esperança vamos lutar firme para classificar”, disse o técnico tijuca Carlinhos.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Victor Gusmão e Davi começaram muito bem a partida e foram os destaques do Basquete Cearense no último quarto. Do lado tijucano, o ala Bernardo e o armador Pitico apareceram muito bem e a equipe conseguiu manter o confronto equilibrado. Com um bom aproveitamento ofensivo e muita movimentação, a parcial inicial se encerrou com os nordestinos na frente, por apenas três pontos: 21 a 18.

No segundo período, o equilíbrio tomou conta do duelo realizado no Ginásio Jorge Maia, na cidade do Recife (PE). O Tijuca mostrou uma atuação muito consistente para não permitir que os cearenses ampliassem a vantagem no placar. Ao mesmo tempo, os nordestinos não deixaram com que os rivais virassem o placar e a partida chegou ao intervalo com os mesmos três pontos de vantagem a favor do esquadrão de Fortaleza: 37 a 34.

O começo do terceiro quarto até foi parelho, mas o Basquete Cearense conseguiu mudar o roteiro da partida. O principal responsável pela arrancada dos comandados do técnico Espiga foi o ala Lucas. No momento em que a vantagem da equipe era de apenas dois pontos, o jogador converteu três tiros de três pontos em menos de dois minutos e liderou o ótimo momento do time do Nordeste, que rapidamente colocou 11 pontos de frente. A partir de então, a partida ficou totalmente favorável aos representantes do Ceará, que terminaram o terceiro quarto na frente, por 15 pontos de diferença: 61 a 46.

Depois de abrir boa vantagem na terceira parcial, o Basquete Cearense teve tranquilidade para confirmar sua vitória durante a parcial final. Mesmo com diversos atletas reservas em quadra, os atuais vice-líderes da LDB 2013 seguiram dominando o Tijuca e comemoraram o quinto resultado positivo consecutivo na competição.