HOJE
Na força
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande quarto final, Flamengo tira desvantagem de 11 pontos e estreia na Liga Sul-Americana com grande vitória sobre o San Martin (ARG)
A abertura da Liga Sul-Americana 2017 foi pra lá de emocionante, principalmente para o torcedor rubro-negro, nesta terça-feira (03/10). Após entrar no último quarto com 11 pontos de desvantagem, o Flamengo dominou os dez minutos finais e venceu o San Martin de Corrientes, da Argentina, por 76 a 75, em Quibdo, na Colômbia, dando um passo fundamental rumo à fase semifinal da competição.
Na força! Após entrar no quarto final da partida 11 atrás, o Flamengo gradualmente foi diminuindo a desvantagem, principalmente por sua melhora defensiva. A 1:15 do fim, Marquinhos converteu 3 pontos e empatou o confronto (73 a 73), e na sequência, 30 segundos depois, Ronald Ramon fez o mesmo e colocou o rubro-negro à frente pela primeira vez desde o início do segundo quarto (76 a 73). Com arremesso da entrada do garrafão de Faggiano, o San Martin encostou novamente no placar, e teve a oportunidade de virar, após roubar a bola de Marquinhos, com três segundos no relógio, mas o armador Arthur Pecos leu bem o passe no lateral e recuperou a posse colocando fim ao jogo.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
O cara: Autor da cesta da vitória, Ronald Ramon foi o cara durante todo o jogo para o Flamengo. Em dia inspirado, o dominicano foi o desafogo do ataque de José Neto, matando muitas bolas de 3 pontos. Ao todo, foram 21 pontos para o camisa 10 rubro-negro, cestinha da partida.
Confira a bola decisiva do ala/armador Ronald Ramon:
? ? @Doubler14 ? FOR ? THE ? WIN ? ? @Flamengo #LSB2017 pic.twitter.com/Q4EFiJBV8N
— Liga de las Américas (@Ligamericas) October 4, 2017
Grande ajuda: Além de Ramon, o Fla teve que contar com a colaboração de grande parte de sua forte rotação. JP Batista somou 14 pontos, Marquinhos deixou a quadra com 11 tentos, Arthur Pecos e Marcelinho fizeram nove pontos cada, enquanto Arthur Pecos foi responsável por sete.
Grande esforço: À frente durante grande parte da partida, o San Martin deu muito trabalho ao Flamengo. O principal destaque da equipe argentina foi o armador Lucas Faggiano, que ditou o ritmo de seu time em quadra, acompanhado pela dupla de garrafão formada pelo ala/pivô argentino Leo Mainoldi e o pivô norte-americano Justin Keenan.
E agora? Com a vitória, o Flamengo se colocou com um dos líderes desta primeira rodada do Grupo A. Nesta quarta (04/10), os comandados de José Neto enfrentam o Hebraica y Macabi, do Uruguai, novamente às 19h45 (de Brasília).
Início emocionante: Em um primeiro quarto marcado por um início fulminante do San Martin e uma bela reação do Flamengo na segunda metade, as duas equipes produziram um jogo de muita transição e bom aproveitamento dos ataques. Ao fim dos dez minutos iniciais, argentinos à frente por 30 a 27, com quase 40% dos pontos de toda partida.
Domínio Hermano: Durante os dois quartos seguintes, o San Martin alternou entre bons e maus momentos, mas conseguiu abrir vantagem devida a pouca produção ofensiva rubro-negra, e foi para a parcial final vencendo, por 63 a 52.