#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na humilde residência

29-06-2012 | 04:40
Por Liga Nacional de Basquete

Após cinco anos nos EUA, ala Vinícius Teló retorna ao basquete brasileiro e acerta sua transferência para o Joinville

Após cinco anos, Vinicius Teló retorna ao Brasil para atuar em Joinville (Divulgação)

Vinicius Rodrigo Pinto Teló, mais conhecido como Vinicius Teló, é o mais novo reforço da Cia. Do Terno/Romaço/Joinville. Ala de 2,03m de altura, Teló atua na posição 3, mas que poderá atuar também nas posições 2 e 4, de acordo com as necessidades da equipe catarinense.

O jogador volta ao Brasil após 5 temporadas no basquete universitário norte-americano, onde atuou pela Oklahoma City University (NAIA), antes de passar os últimos três anos na Cameron University, universidade que faz parte da conferência mais forte da 2ª divisão da NCAA. Nas últimas duas temporadas, Vinicius foi um dos principais nomes da equipe, sendo em ambas o segundo maior pontuador e reboteiro do ano.

“Fico muito feliz em voltar para o Brasil e aproveitar o bom momento que o basquete vive no País, ainda mais por ter a oportunidade de ser efetivo em um time que vem se destacando nas últimas temporadas. Meu agente me passou as melhores informações sobre a equipe de Joinville, e também será um prazer jogar numa cidade que acompanha e vibra tanto com o basquete”, comentou Teló.

Na temporada 2011/2012, o brasileiro foi o principal jogador da conferência, liderando o ranking de pontuação com a expressiva média de 19 pontos por jogo e já estava pré-indicado ao prêmio de MVP, porém uma entorse no tornozelo na última partida de dezembro, não permitiu que o atleta disputasse a temporada regular e retornasse apenas nos  playoffs da competição. Mesmo assim Teló conseguiu algumas boas atuações e fechou a temporada com médias de 13,5 pontos e 4,5 em rebotes por jogo.

Teló saiu do Brasil como um dos principais nomes de sua geração, com passagens por todas as seleções brasileiras de base. Além disso, disputou também pelo Brasil o Global Games International Basketball Tournament (Dallas, em 2003), além do Sul-americano Sub-21 (Chile, em 2004).

O atleta voltará a trabalhar com o técnico Ênio Vecchi após 11 anos, pois foi com o treinador que teve sua primeira experiência com um elenco profissional. Quando ainda tinha 16 anos, foi chamado pelo treinador para treinar com a equipe adulta, em 2001, no Londrina Basquete. Além disso, Vinicius atuou por 4 anos no COC/Ribeirão Preto (2002-2005), antes de viajar para os EUA.

Esse é o quinto reforço do Joinville para a temporada 2012/2013. O time catarinense já havia anunciado, além do treinador Ênio Vecchi, o armador Thyago Aleo, o ala Diego Conceição e os pivôs Ricardo Probst e Renan Leichtweis.