#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na pegada

06-09-2013 | 12:30
Por Liga Nacional de Basquete

Recém-chegado ao Flamengo, pivô norte-americano Jerome Meyinsse mostra disposição de sobra e inicia treinos antes do início da pré-temporada do time

Meyinsse é uma das caras novas do Flamengo para a temporada 2013/2014 (Alexandre Vidal/Divulgação)

Ele acabou de chegar, mas parece estar em casa. Contratado pelo Flamengo para a temporada 2013/2014 do basquete brasileiro, o pivô norte-americano Jerome Meyinsse não precisou esperar o início oficial da pré-temporada da equipe rubro-negra para iniciar seus trabalhos em solo carioca.

Como técnico da equipe, José Neto, estava com a Seleção Brasileira, como um dos assistentes de Rubén Magnano na disputa da Copa América 2013, os treinos do atual campeão do NBB ainda não começaram. Por enquanto, os jogadores realizam apenas trabalhos individuais e com pouco contato com bola.

No Rio de Janeiro desde o último mês, Meyinsse, que chega ao time da Gávea após uma temporada de destaque pelo Regatas Corrientes, da Argentina, não perdeu tempo e começou a treinar antes mesmo de o time iniciar sua preparação. Na maioria dos dias, Meyinsse chega ao clube na parte da manhã, realiza trabalhos específicos com bola sozinho na quadra e ainda parte para a academia no período da tarde.

“Basquete é o meu trabalho, então, preciso me dedicar bastante para quando as luzes do ginásio ascenderem para o jogo, eu possa demonstrar o máximo da minha habilidade. Não vim ao Rio para me divertir, vim para vencer. Estou bem ansioso para jogar, para treinar. Eu só pude treinar com a equipe sub-22 por enquanto e, definitivamente, estou pronto para começar a pré-temporada e a temporada”, disse o pivô.

Meyinsse chega ao Flamengo após se destacar pelo Regatas (Ligateunafoto)

Contratado para ocupar a lacuna deixada por Caio Torres, que defenderá o São José/Unimed, Meyinsse chega ao Flamengo com um bom currículo. Formado pela Universidade de Virginia, que disputa uma das conferências mais fortes do basquete universitário norte-americano, ao lado das tradicionais Duke e North Carolina, o jogador passou as três últimas temporadas na Liga Argentina, onde vestiu as camisas de 9 de Julio, Sionista, Weber Estudiantes, além do seu último clube (Regatas).

No esquadrão de Corrientes, durante a última temporada, o pivô atingiu o auge de sua carreira como profissional. Com atuações destacadas, o atleta nascido no Estado de Luisiana, nos Estados Unidos, foi um dos principais nomes da equipe nas conquistas da Liga Argentina 2012/2013 e da Liga Sul-Americana 2012. Na competição nacional, Meyinsse somou médias de 12,9 pontos e 5,3 rebotes, enquanto que no torneio continental fechou sua participação com 11,3 pontos e 5,8 rebotes por partida.

“A cada temporada na Argentina, joguei em uma equipe mais forte, que chegou mais longe no campeonato e terminei minha trajetória com dois títulos pelo Regatas. Tem sido uma jornada muito boa e espero continuar crescendo aqui no Flamengo”, afirmou Meyinsse.

Com a moral de ter se sagrado campeão em duas competições na última temporada, o norte-americano parece estar preparado para a pressão que terá que lidar por defender o atual detentor do título do NBB. Além do maior campeonato de basquete do país, o jogador, de 24 anos e 2,06m de altura, ainda tentará ajudar o Flamengo a conquistar o inédito troféu da Liga das Américas.

“Eu aceito essa pressão que o Flamengo vai sentir nesta temporada. Acabei de chegar da Argentina passando por isso, quando você é o número 1, todas as atenções estão voltadas para o seu time e os adversários fazem de tudo para te vencer, especialmente, atuando fora de casa. Eu espero o mesmo nível de intensidade e responsabilidade com o Flamengo este ano. E eu acho isso ótimo. Adoro conseguir o máximo de todo mundo, da torcida e estou ansioso para tentar o bicampeonato do NBB e ainda o título da Liga das Américas”, afirmou Meyinsse.

Ao lado de Marcelinho e Olivinha, Meyinsse (ao centro) treina diariamente no Flamengo (Divulgação)

Mesmo com seu bom currículo, Meyinsse ainda é pouco conhecido entre os torcedores flamenguistas. Ciente de que atuará no clube com o maior número de torcedores de todo o país, o novo camisa 55 do time carioca disse não estar preocupado em qual será seu grau de protagonismo na equipe. Ainda sem de fato conhecer seus companheiros em quadra, o atleta ainda não sabe qual será seu papel, mas espera acrescentar energia ao Flamengo.

“O que é muito importante para mim como atleta é poder ajudar o time da melhor maneira possível. Eu vou entender melhor meu papel no time assim que eu puder conversar melhor com o treinador, ver os meus companheiros em quadra e assim por diante. Mas se o time precisar que eu pegue rebotes e distribua tocos, eu posso fazer isso. Se eles precisam que eu pontue, eu posso fazer isso, jogando de costas para a cesta, arremessando… enfim, eu gosto de correr bastante, trazer energia para o time e isso vai acontecer não importa qual seja meu papel no time”, concluiu Meyinsse.