HOJE
Na ponta do lápis
Por Vicente Machado
Entre os riscos de rebaixamento e as chances de ir aos playoffs, Macaé segue trabalhando atrás da melhor colocação possível
Após quatro dias de folga no período de carnaval, os jogadores do Macaé Basquete se reapresentaram na tarde desta terça-feira (28/02), no Juquinha, e retomaram a preparação para a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA. Na 13ª posição, a equipe do litoral norte-fluminense atualmente briga por uma vaga nos playoffs e quer de toda forma evitar o rebaixamento, destinado ao último colocado da competição.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Em seu próximo compromisso, os comandados de Léo Costa terão um confronto direto fundamental para as pretensões da equipe para o restante de temporada. Dia 11 (sábado), às 18 horas (de Brasília), o Macaé recebe o Banrisul/Caxias do Sul, atual lanterna e rival direto na luta contra o rebaixamento.
Com quatro vitórias e em 22 jogos na temporada, o Macaé tem campanha idêntica a LSB/Uniso (14ª colocada devido aos critérios de desempate) e uma derrota a menos o Caxias. Já o principal rival por um lugar nos playoffs é o Minas Tênis Clube, dono de sete resultados positivos e 14 negativos na temporada, na 12ª posição.
Com está diferença significante para a equipe mineira, os macaenses precisam vencer o máximo de partidas possíveis para chegarem vivos ao último jogo do time na fase de classificação, justamente diante do Minas, dentro de casa. Até lá, além do Caxias, o time norte-fluminense terá duros adversários pela frente: Universo/Vitória (22/03) e Solar Cearense (24/03), todos como visitante, e os líderes UniCEUB/BRBCARD/Brasília (29/03) e Flamengo (14/03), ao lado de seu torcedor.
Uma das motivações macaenses foi a vitória diante da Liga Sorocabana no último dia 23, fora de casa, que encerrou a pior sequência do time na temporada (sete derrotas seguidas). Em um duelo emocionante, o Macaé venceu a equipe paulista, por 77 a 73, com direito a prorrogação. Destaque para mais uma grande atuação de Kendall Anthony, dono de 27 pontos no confronto.
“Foi uma vitória muito importante lá em Sorocaba (SP), principalmente pelo fato de o Caxias ter vencido o Bauru. Agora, temos que aproveitar o nosso mando de quadra e seguir confiantes de que podemos vencer o Caxias. Sabemos da importância desse jogo, como também contra o Flamengo e dos próximos que faltam, para sairmos da parte de baixo da tabela de classificação e ainda sonharmos com uma vaga nos playoffs”, disse o ala Igor Avelino, do Macaé.