HOJE
Aqui é Corinthians!
Por Marcius Azevedo
Em jogo dramático no Wlamir Marques, decidido apenas na prorrogação, Corinthians derrota o ABC Camp Importadora Alvarado, do Equador, e estreia com vitória na Liga Sul-Americana
O Corinthians começou sua trajetória na Liga Sul-Americana de Basquete com uma vitória que resumiu a essência do clube: um jogo de intensidade máxima, cheio de altos e baixos, emoção até os últimos segundos e viradas que mantiveram a torcida em suspense do início ao fim. Entre momentos de domínio e fases de resistência, o Alvinegro mostrou garra, entrega e espírito competitivo para superar o ABC Camp Importadora Alvarado, do Equador, por 96 a 89, na prorrogação, nesta sexta-feira (24/10), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O próximo jogo é neste sábado (25/10), às 19h10, contra o Defensor Sporting, do Uruguai, que perdeu para o Quimsa, da Argentina, na primeira rodada.
Davaunta Thomas foi o principal nome do Corinthians, terminando o jogo com 30 pontos, além de sete rebotes e duas assistências para 23 de eficiência. Elyjah Clark também se destacou com 20 pontos, sendo cinco deles na prorrogação, seis rebotes e seis assistências para 22 de eficiência. Já Elinho flertou com um triplo-duplo com 12 pontos, nove rebotes e oito assistências. Pelo ABC Camp, Elias Cave foi o maior pontuador, com 23 pontos.

Davaunta Thomas foi o cestinha da vitória do Corinthians. Foto: FIBA Américas
O Corinthians começou com a energia que o torcedor esperava no ginásio Wlamir Marques. A equipe impôs intensidade na marcação e controlou o ritmo ofensivo desde os primeiros minutos contra o ABC Camp. Com boa movimentação de bola, sempre apostando no passe extra, o Alvinegro abriu vantagem sustentada pelo sólido aproveitamento de 45,4% nos arremessos do perímetro. Foram cinco acertos em 11 tentativas. Gabriel Novaes se destacou no período, somando nove pontos e cinco rebotes, colocando o Timão com uma liderança de 11 pontos no primeiro período: 25 a 14.
No segundo período, o jogo ganhou um novo enredo. O ABC Camp ajustou sua defesa e passou a incomodar o ataque corintiano, reduzindo o espaço e forçando erros. Com boa execução ofensiva, a equipe equatoriana conseguiu diminuir a diferença para apenas três pontos. Após um pedido de tempo do técnico Jece Leite, o Alvinegro respondeu de maneira imediata, emplacou uma corrida de 11 a 2, recuperou um pouco da confiança do quarto inicial e foi para o intervalo com uma vantagem de nove pontos: 44 a 35.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e ABC Camp Importadora Alvarado
O retorno do intervalo teve um Corinthians irreconhecível em quadra. O ABC Camp aproveitou uma defesa pouco combativa para impulsionar uma corrida de 16 a 3 e virar o placar. O responsável por liderar os equatorianos foi o americano Christian Alaekwe, que estava na Unifacisa no último NBB CAIXA. O Alvinegro conseguiu se reencontrar, equilibrar o jogo e até reassumir a dianteira em determinado momento. No entanto, uma bola tripla de Franco Borsellino nos instantes finais recolocou o time do Equador em vantagem por três pontos antes do derradeiro quarto: 66 a 63.
O último período ganhou contornos dramáticos. O Corinthians mostrou garra e muita entrega, lutando por cada posse de bola e tentando retomar a liderança em um confronto equilibrado. A tensão tomou conta da quadra e das arquibancadas, com nenhuma equipe conseguindo se distanciar no placar. Nos momentos finais, Elyjah Clark teve a última chance para definir o jogo, mas não conseguiu converter o arremesso. A partida seria decida na prorrogação.
E quis o destino que Elyjah Clark, justamente aquele que teve a chance de evitar o drama da prorrogação, se tornasse o protagonista do triunfo corintiano. O Corinthians se mostrou eficiente tanto no ataque quanto na defesa, controlando as ações e garantindo a vitória na estreia da Liga Sul-Americana de Basquete. O resultado sela um início promissor para a equipe alvinegra na competição e dá confiança para alcançar o objetivo de chegar às quartas de final.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca