
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05
23/05
24/05
26/05
28/05

Na raça


Franca supera atuação inspirada de dupla de norte-americanos do Vila Velha e chega à nona vitória no NBB
Por Liga Nacional de Basquete


O Ginásio do Pedrocão foi palco de um grande jogo nesta quinta-feira. Para chegar ao seu nono triunfo na competição nacional, o Vivo/Franca teve que superar uma noite inspirada dos norte-americanos do Vila Velha/Garoto/UVV, Benzor Simmons e James Parker. Em partida válida pela 13ª rodada do campeonato, o time paulista levou a melhor e venceu os capixabas, por 96 a 86.
Diante da dupla estrangeira afiada, os francanos tiveram um bom jogo coletivo para sair vencedor frente a seu torcedor. Prova disso é que quatro atletas da equipe atinigiram dígitos duplos na pontuação, com destaque para o pivô Douglas Kurtz, que anotou 20 pontos. Léo Meindl, com 17 pontos, sendo dez no último quarto e Jhonatan e Cauê Borges, autores de 16 e 15 pontos, respectivamente, completaram a lista de cestinhas da equipe. Do outro lado, os norte-americanos somaram 60,4% dos pontos do capixabas na partida: Simmons marcou 32 pontos e Parker somou outros 20.
[galeria id=”33471″]
Mesmo sem poder contar com seu armador principal, Juan Figueroa, que sofre com dores na panturrilha, a equipe da casa não demorou a abrir boa diferença no placar. Em menos de quatro minutos jogados, os francanos, mostrando muita eficiência nos arremessos, além do costumeiro bom trabalho defensivo, colocaram 18 a 7 de frente.
Nem mesmo uma bola de três pontos seguida de falta, convertida pelo norte-americano Benzor Simmons foi capaz de melhorar a situação dos capixabas. Liderado por boas atuações de Jhonathan e Cauê Borges, que marcaram 11 e sete pontos, respectivamente, na primeira parcial, o time comandado por Lula Ferreira fechou o período com vantagem de 11 pontos, 28 a 17.
Depois de uma boa atuação nos dez primeiros minutos de jogo, o esquadrão paulista não voltou bem para o segundo quarto e o time visitante aproveitou para baixar a desvantagem para 29 a 22, obrigando Lula parar o jogo. Mesmo após o tempo técnico francano, a equipe capixaba seguiu com sua reação.
Com boas jogadas de Simmons, os comandados de Daniel Wattfy chegaram a ficar apenas quatro pontos atrás (34 a 30). Porém, Franca encaixou uma sequência de sete a zero, graças a boas jogadas de Léo Meindl e Ricardo Zanini, e recolocou boa vantagem no placar. Foi então que brilhou a estrela do pivô Douglas Kurtz, que anotou 11 pontos consecutivos, e liderou o bom final de primeiro tempo do time francano. Sendo assim, as equipes foram para os vestiários com o placar em 52 a 39 para os anfitriões.
Assim como no início do segundo período, Vila Velha voltou a reagir no início da terceira parcial. Logo de cara, a equipe do Espírito Santo converteu três bolas de três pontos consecutivas, duas de James Parker e uma de Alexandre Pinheiro, e tratou de equilibrar as ações.
Sempre com boas jogadas da dupla de estrangeiros Parker e Simmons, os capixabas foram diminuindo a vantagem ponto a ponto e com pouco mais de dois minutos restantes no período, o time canela-verde conseguiu assumir o controle do placar (63 a 62). Rapidamente, os francanos retomaram a liderança, mas Parker roubou a cena novamente, converteu duas bolas de três pontos seguidas e deixou sua equipe em vantagem ao término do terceiro quarto: 70 a 67.
Sem deixar o adversário pontuar, os francanos fizeram cinco pontos seguidos e colocaram o placar em 72 a 70 a seu favor. Porém, do outro lado, Simmons tratou de recolocar sua equipe em vantagem e anotou seis pontos consecutivos. Liderado pelo ala Léo Meindl, que marcou nove pontos nos últimos três minutos de jogo, Franca conseguiu se manter à frente nos instantes finais da partida e conseguiu confirmar sua nona vitória em 13 jogos no NBB, para a alegria do público presente no “Pedrocão”.