#JOGAJUNTO

LDB

Na conta deles!

B.Cearense/Cuca CEA 61
x
72 Sport Recife LDB SPO
19
1ºQ
X
14
17
2ºQ
X
15
11
3ºQ
X
22
14
4ºQ
X
21

Praia Clube (Quadra 2)

1 de agosto de 2015

Rech e Luizinho fazem duplos-duplos e comandam vitória do Sport de virada sobre o Basquete Cearense; clube pernambucano chegou ao 4º resultado positivo na LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
61
X
72
61
PTS
72
7
A3C
4
14
A2C
24
12
LLC
12
24
RT
45
8
ASS
6

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Ao lado de Rech, ala Luizinho comandou a importante vitória do Sport sobre os atuais campeões (João Pires/LNB)

Ao lado de Rech, ala Luizinho comandou a importante vitória do Sport sobre os atuais campeões (João Pires/LNB)

Na primeira partida da rodada deste sábado (01/08) da Quadra 2 do Praia Clube, em Uberlândia (MG), Sport Club do Recife (PE) e Basquete Cearense fizeram um dos clássicos nordestinos da LDB 2015. Melhor para o clube pernambucano, que venceu o duelo de virada por 72 a 61 e chegou ao quarto resultado positivo em seis partidas disputadas na maior competição de base do basquete nacional.

Depois de partir para o intervalo perdendo por sete pontos, o Sport virou o jogo logo no início do terceiro quarto e não deu mais chances de reação aos rivais. Dois jogadores assinalaram duplos-duplos e tiveram participação fundamental no triunfo rubro-negro: o ala Luizinho garantiu 20 pontos e dez rebotes, e o pivô Felipe Rech deixou a quadra com 17 pontos e 13 rebotes.

“Não estávamos bem no primeiro tempo. Comversamos no intervalo e o Ricardo (técnico) corrigiu alguns erros para o segundo tempo. Começamos a jogar com mais paciência e achar as melhores bolas para finalizar. Depois que viramos o jogo, soubemos usar o fator psicológico e garantimos essa importantíssima vitória”, disse Rech.

Dominante no garrafão, Rech brilhou na vitória do Sport (João Pires/LNB)

Dominante no garrafão, Rech brilhou na vitória do Sport (João Pires/LNB)

Com 18 pontos, seis assistências e quatro bolas recuperadas, o armador André Mellin foi o jogador mais efetivo do Basquete Cearense na partida. Depois de sofrer sua segunda derrota seguida na competição, os atuais campeões da LDB somam agora uma campanha de 50% de aproveitamento (três vitórias em seis jogos).

“No primeiro tempo, nossa postura foi bastante intensa tanto no ataque quanto na defesa. Colocamos o nosso ritmo de jogo e as coisas funcionaram bem para nós. No segundo tempo, o time caiu um pouco. Deixamos eles pegarem muitos rebotes ofensivos e passamos a jogar sem tranquilidade. Mas agora é bola para frente e temos que pensar no próximo jogo”, disse André.

Na sequência da competição, neste domingo, às 20 horas (de Brasília), o Sport fará mais um clássico nordestino, desta vez diante do Pequeninos Rhema (PB), em partida válida pela última rodada da primeira etapa. Antes, às 14 horas (de Brasília), o Basquete Cearense desafiará o invicto Minas Tênis Clube e tentará voltar a vencer no maior campeonato de base do basquete nacional.

+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O Basquete Cearense iniciou a partida melhor do que o Sport. Com uma postura defensiva bastante aguerrida, os atuais campeões da LDB impuseram muitas dificuldades para os rubro-negros pontuarem. Além disso, ao time de Fortaleza contou com um ótimo começo do armador André Mellin, que marcou sete nos nove primeiros pontos da equipe, para rapidamente abrir oito de frente (15 a 7).

Com belas jogadas de Rech no garrafão, o clube pernambucano emplacou uma boa sequência e chegou a baixar o prejuízo para um ponto (15 a 14), obrigando o técnico Espiga a parar o jogo. Mas, no minuto final do período inicial, com belas assistências de André para Raphael e Joel, os representantes do Ceará interromperam o momento ruim e abriram cinco pontos de vantagem (19 a 14).

Uma sequência de bolas de três pontos levou o Basquere Cearense a maior vantagem do jogo até então. Vindo do banco de reservas, Luiz Felipe acertou dois tiros longos, Victor Gusmão converteu outro e a diferença no placar subiu para 11 pontos (28 a 17). Só que o Sport contou com um bom momento do ala Luizinho, autor de oito pontos praticamente seguidos, e voltou a encostar (28 a 25). Com muita força nos rebotes ofensivos, o time do técnico Ricardo Oliveira até teve a chance de virar o jogo, mas não aproveitou e os comandados de Espiga seguiram em vantagem antes da pausa para o intervalo (36 a 29).

Em três minutos jogados, a liderança mudou de lado pela primeira vez no jogo. Com bastante energia na defesa e rápidas saídas para os contra-ataques, o Sport marcou oito pontos seguidos e assumiu a ponta do placar (37 a 36) logo no início do terceiro quarto. No lance seguinte, com dois pontos de Gusmão, o Basquete Cearense promoveu nova mudança de liderança, mas em seguida o time do Recife deslanchou. Lucas Lima e Luizinho apareceram bem e a vantagem rubro-negra chegou aos seis pontos (45 a 39). Na reta final do período, André deu um novo ânimo ao time de Fortaleza e a diferença caiu para quatro pontos (51 a 47).

Para garantir sua vitória, o Sport foi soberano no último período. Luizinho e Rech seguiram bem, o armador Lucas Lima controlou o ritmo do jogo e o clube da Ilha do Retiro não deu qualquer chance de reação ao Basquete Cearense para assegurar o importante resultado positivo.