HOJE
Nada mais que o título
Por Liga Nacional de Basquete
Com seis atletas do NBB e uma geração sub-19 talentosa, Franca tenta a cada partida lidar com o favoritismo para chegar longe na LDB

O Franca é um dos grandes favoritos ao título da segunda edição da LDB (Bruno Spada/LNB)
Quando a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Ministério do Esporte se uniram para a criação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o intuito principal da competição era de dar mais oportunidades aos jovens atletas que estavam em transição entre as categorias de base e o adulto.
Quase todas as equipes da LDB possui em seus elencos uma maioria de atletas das categorias de base aliado a alguns jogadores que já fazem parte do time principal, que atua no NBB. Nesse caso, a experiência de jogar a competição sub-22 muda um pouco de figura e a responsabilidade de ter um bom resultado passa a dominar.
O Vivo/Franca sente isso na segunda edição da competição. Conhecidos por serem uma das principais escolas de basquete do país, os francanos sempre entram num campeonato com a pressão de estar entre os primeiros. Porém, este ano, a expectativa em cima da equipe do interior de São Paulo é ainda maior.

Filho do técnico Paulão, Léo Meindl faz parte da nova geração francana (Bruno Spada/LNB)
O Franca tem no elenco seis atletas da equipe que atua no NBB, sendo eles, dois titulares do time comandado pelo técnico Lula Ferreira: o ala/armador Cauê Borges e o pivô Lucas Mariano. Além deles, o armador Jefferson Socas, o ala Léo Meindl, o ala/pivô Antônio e o pivô Jerônimo completam a lista dos experientes atletas.
“Falo sempre a eles ‘vocês são os que mais jogam no adulto nessa competição’. O desenvolvimento para eles é outro aqui e a responsabilidade que eles carregam é maior”, afirmou o técnico da equipe principal do Franca, Lula Ferreira, que está como assistente de Paulão Berger na LDB.
O peso de levar a equipe ao título é também uma forma de desenvolvimento do atleta. Se para alguns, poder entrar em quadra já é importante para o crescimento, no caso do time francano, carregar o favoritismo em cada uma das partidas será uma das grandes lições que os jogadores terão.
“Existe uma pressão da mídia, da torcida e entre eles mesmos de serem campeões. Eles sabem que a equipe é forte, sabem que da responsabilidade que tem e isso gera uma expectativa grande”, afirmou Paulão Berger.
Além de contar com um número grande de jogadores do NBB, os francanos também vieram para essa edição da LDB com o título de campeão paulista sub-19, de forma quase invicta (apenas uma derrota). É impossível não dizer que o Franca é um dos grandes favoritos ao título.

"Eles sabem da responsabilidade que tem", confirma o técnico do Franca (Bruno Spada/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca