HOJE
Nada mais que o título
Por Liga Nacional de Basquete
Com seis atletas do NBB e uma geração sub-19 talentosa, Franca tenta a cada partida lidar com o favoritismo para chegar longe na LDB
Quando a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Ministério do Esporte se uniram para a criação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o intuito principal da competição era de dar mais oportunidades aos jovens atletas que estavam em transição entre as categorias de base e o adulto.
Quase todas as equipes da LDB possui em seus elencos uma maioria de atletas das categorias de base aliado a alguns jogadores que já fazem parte do time principal, que atua no NBB. Nesse caso, a experiência de jogar a competição sub-22 muda um pouco de figura e a responsabilidade de ter um bom resultado passa a dominar.
O Vivo/Franca sente isso na segunda edição da competição. Conhecidos por serem uma das principais escolas de basquete do país, os francanos sempre entram num campeonato com a pressão de estar entre os primeiros. Porém, este ano, a expectativa em cima da equipe do interior de São Paulo é ainda maior.
O Franca tem no elenco seis atletas da equipe que atua no NBB, sendo eles, dois titulares do time comandado pelo técnico Lula Ferreira: o ala/armador Cauê Borges e o pivô Lucas Mariano. Além deles, o armador Jefferson Socas, o ala Léo Meindl, o ala/pivô Antônio e o pivô Jerônimo completam a lista dos experientes atletas.
“Falo sempre a eles ‘vocês são os que mais jogam no adulto nessa competição’. O desenvolvimento para eles é outro aqui e a responsabilidade que eles carregam é maior”, afirmou o técnico da equipe principal do Franca, Lula Ferreira, que está como assistente de Paulão Berger na LDB.
O peso de levar a equipe ao título é também uma forma de desenvolvimento do atleta. Se para alguns, poder entrar em quadra já é importante para o crescimento, no caso do time francano, carregar o favoritismo em cada uma das partidas será uma das grandes lições que os jogadores terão.
“Existe uma pressão da mídia, da torcida e entre eles mesmos de serem campeões. Eles sabem que a equipe é forte, sabem que da responsabilidade que tem e isso gera uma expectativa grande”, afirmou Paulão Berger.
Além de contar com um número grande de jogadores do NBB, os francanos também vieram para essa edição da LDB com o título de campeão paulista sub-19, de forma quase invicta (apenas uma derrota). É impossível não dizer que o Franca é um dos grandes favoritos ao título.