HOJE
Nadaperdido
Por Liga Nacional de Basquete
Derrota dentro de casa, ataque abaixo do esperado, mas confiança para mudar a história das Finais
Definitivamente não foi a estreia que o torcedor corinthiano que compareceu ao Ginásio Wlamir Marques esperava. Em um jogo muito equilibrado e cheio de trocas de liderança, o Corinthians lutou até o último segundo, teve a bola para empatar a partida, mas terminou derrotado pelo São José Basketball no Jogo 1 das Finais da Liga Ouro, por 75 a 72.
Porém, a ideia alvinegra é de não desistir tão fácil. Primeiro colocado na fase de classificação, com 14 vitórias e apenas duas derrotas, o Corinthians bateu o São José nos dois turnos, 83 a 76 como visitante e 72 a 69 dentro de casa, e sabe da capacidade de seu elenco.
No Jogo 1 da decisão, a equipe alvinegra sofreu com o alto aproveitamento joseense (58,6%), mas conseguiu equilibrar isto com a intensa pressão no homem da bola durante todos os 40 minutos, causando 16 erros do rival, e com isso, sofrendo menos de 80 pontos.
O que destoou de fato para o alvinegro foi sua produção ofensiva. Melhor ataque da competição, até com larga vantagem, o Corinthians tinha até então média de 81,1 pontos por jogo. Com dificuldade para se aproximar do aro – 19/39 nas bolas de 2 – os comandados de Bruno Savignani tiveram que forçar arremessos de fora do perímetro e também não foram felizes, com seis convertidos em 27 tentativas (22,2% de aproveitamento).

Com forte defesa joseense, Corinthians teve dificuldade de chegar à cesta e terminou o jogo com aproveitamento abaixo dos 50% nas bolas de 2 pontos (Rodrigo Coca/Corinthians)
Com isso, apenas 72 pontos anotados, a segunda pior marca do time nestes playoffs (69 no Jogo 4 contra o Macaé Basquete) e um aproveitamento de 40,2%, bem inferior aos 48,5% da série semifinal.
“Fizemos um jogo equilibrado defensivamente, mas a partir do segundo quarto a gente teve um pouco de dificuldade com o pick and roll, mas faz parte. Conseguimos parar bem isso em alguns momentos, mas ofensivamente a gente não teve o desempenho que costuma ter, como melhor ataque do campeonato, e fizemos apenas 72 pontos. Playoffs é assim. Vamos assistir o vídeo desse jogo, ajustar o que precisar e ir para o próximo jogo. Série melhor de cinco você precisa de três vitórias”, disse Bruno Savignani, técnico do Corinthians.
Agora o Corinthians foca no próximo confronto para tentar iniciar sua recuperação na série. A bola sobe para o Jogo 2 às 20 horas (de Brasília) da próxima segunda (18), novamente no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, com transmissão ao vivo da ESPN.
Confira o calendário completo das Finais da Liga Ouro 2018:
Jogo 1 – Corinthians 72 x 75 São José
Jogo 2 – 18/06 (Segunda-feira), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
Jogo 3 – 20/06 (Quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José
Jogo 4* – 22/06 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José
Jogo 5* – 24/06 (Domingo), às 18 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca