HOJE
Naipe Seleção
Por Liga Nacional de Basquete
Após ida de Felício para a NBA, Flamengo anuncia contratação do pivô JP Batista, que estava na França há 7 anos e disputará o Pan pela Seleção Brasileira
Depois da saída do jovem pivô Cristiano Felício para o Chicago Bulls (NBA), o Flamengo foi atrás de outro gigante para repor o lugar vazio em seu garrafão, e sem perder tempo, o atual tricampeão do NBB trouxe um reforço de peso para a posição. Trata-se do pivô JP Batista, de 33 anos, que estava no basquete francês desde 2008 e defendeu o campeão nacional Limoges na última temporada.
Segunda contratação rubro-negra para a temporada 2015/2016, João Paulo Batista terá, no Flamengo, sua primeira experiência como profissional no Brasil. No momento, o jogador está em Toronto (CAN) com a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos 2015, ao lado de seus novos companheiros de time Vitor Benite e Olivinha, além do técnico José Neto e do preparador físico Diego Falcão.
“Estou muito feliz pelo acerto. Já estava muito ansioso em voltar ao Brasil e fazer isso pelo Flamengo não podia ser melhor. Tenho certeza que faremos uma grande parceria e daremos muitas alegrias para essa imensa torcida rubro-negra”, revelou JP Batista, que tem 2,06m de altura.
Natural de Recife (PE), JP deu seu seus primeiros passos no basquete no Clube Náutico Capibaribe (PE) e depois no Sport Club do Recife. Depois, jogou no Paulistano (SP) e no Rio Pardo (SP) antes de ir para os Estados Unidos. No basquete universitário norte-americano, jogou na Western Nebraska e na Barton Country. Em 2004, foi para a renomada universidade de Gonzaga e lá foi eleito o melhor novato de sua conferência na NCAA e o melhor atleta da universidade.
Depois de sua experiência nos Estados Unidos, em que ainda disputou uma Summer League da NBA pelo Minnesota Timberwolves, JP foi para a Europa defender o Lietuvos Ryta, da Lituânia, em 2006, onde ficou por duas temporadas, disputou uma Euroliga, conquistou uma Eurocopa e uma Liga do Báltico. Em 2008, se transferiu para a Letônia para atuar pelo Bartons. Após uma temporada no time letão, o pivô foi para a França ainda em 2008 e por lá ficou sete temporadas.
+Clique aqui e confira todas as transações oficiais das equipes do NBB 15/16 no “Vai e Vem”
Em solo francês, onde é bastante respeitado, o novo reforço rubro-negro jogou seis temporadas no Le Mans e se tornou ídolo do clube ao conquistar uma Copa da França e uma Copa dos Campeões francesa, ambos em 2009, e jogar uma Euroliga. Na última temporada, defendeu o Limoges, principal equipe do país, no qual sagrou-se campeão nacional e ainda a última edição da Euroliga, com média de 7,8 pontos e 2,1 rebotes.
Pela Seleção Brasileira, JP conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, disputou o Pré-Olímpico de Las Vegas, também em 2007, foi campeão da Copa América 2009, do Sul-Americano de 2010 e ainda a Copa do Mundo da Turquia, ainda em 2010. De volta ao selecionado nacional desde 2013, quando disputou a Copa América da Venezuela, o jogador tentará trazer mais um ouro pan-americano para o Brasil.
Agora com JP Batista, o elenco do Flamengo tem como figuras carimbadas para a próxima temporada o armador Gegê, os alas Vitor Benite, Marquinhos e Marcelinho Machado, todos de contrato renovado com o clube, além do ala/pivô Olivinha e o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, que cumprirão o segundo ano de seus vínculos com a agremiação carioca. No início da semana, a diretoria rubro-negra anunciou a contratação do jovem ala/armador Humberto, de 20 anos, ex-Pinheiros.