HOJE
Não é à toa
Por Liga Nacional de Basquete
Com larga preparação desde a última temporada, Minas chega para a fase final da LDB 2013 como uma das potências da competição Sub-22
Existem times que são programados para se tornarem potências. E esse é o caso do Minas Tênis Clube na disputa da LDB 2013. Depois de ficar de fora das semifinais da última edição da competição Sub-22, o clube de Belo Horizonte realizou uma ótima preparação e agora chega à fase final da atual temporada do maior campeonato de basquete do país.
Mesmo com sua equipe adulta disputando normalmente o Campeonato Mineiro 2013, o Minas optou também por inscrever seu time Sub-22 no estadual. Além disso, os garotos do esquadrão minastenista ainda disputaram a Copa Sudeste 2013 e torneios internacionais, no Chile e na Argentina.
Tal preparação deu resultado e os comandados do técnico Cristiano Grama foram uma das sensações da fase de classificação da LDB 2013. Com uma força coletiva muito forte, a agremiação de Minas Gerais somou 25 vitórias e apenas três derrotas para terminar com a segunda colocação entre as 20 equipes participantes.
Para explicar que esta boa campanha do Minas não é à toa, o treinador Cristiano Grama foi entrevistado pelo site da LNB e explicou todos os detalhes da preparação da equipe para a LDB 2013, além de falar sobre as expectativas do time. Confira:
LNB – O Minas mostrou ser uma das equipes mais organizadas taticamente da LDB 2013. Como foi a preparação do time para a competição?
Cristiano Grama – Temos uma dificuldade grande em Minas Gerais que é a falta de jogos. Não temos estadual Sub-19 para jogar, mas felizmente contamos com uma estrutura boa para chegar nessa fase final bem. Desde o ano passado, montamos uma programação para eles e eles jogaram mais de 60 jogos na temporada, entre torneios internacionais, no Chile e na Argentina, Campeonato Mineiro Adulto, com direito a jogos contra duas equipes de NBB (Minas adulto e Uberlândia) e Copa Brasil Sudeste. Então eles puderam pegar uma bagagem muito boa e o cronograma pensado lá atrás foi cumprido direitinho
LNB – Durante toda a LDB 2013, o Minas apresentou um forte jogo coletivo e dificilmente um atleta joga mais do que 30 minutos em uma partida. Como é administrar essa tarefa dentro do elenco?
Cristiano Grama – Uma coisa que eu tento passar para eles é que nosso time não tem nenhuma estrela, mas temos tranquilidade de saber que qualquer um pode jogar mal. Se um não estiver bem, vai vir outro do banco que pode fazer as mesma coisas em quadra, com a mesma qualidade e isso é muito importante. Se a gente quiser ser campeão, tem que manter intensidade para isso temos que rodar todo mundo. No basquete atual não dá para ter atleta jogando mais do que 35 minutos, ainda mais em uma competição de base como essa. Foi estranho no começo, mas eles se acostumaram com esse rodízio. Agora, não importa se é titular ou reserva, quem entrar em quadra vai dar sempre seu melhor em quadra.
LNB – Você é um treinador bastante exigente dentro de quadra. Como é sua relação com os jogadores?
Cristiano Grama – No começo eles não entendiam muito bem meu papel. Eu acho que sou muito exigente e no começo eles não estavam tão preparados para isso. Na quadra eu sou o treinador e vou pressioná-los para render o máximo. Mas fora da quadra, eles sabem que poder contar comigo para qualquer coisa. Eles entenderam que a cobrança dentro de quadra não é nada pessoal e fora da quadra a gente separa isso. Então, temps um ambiente tranquilo para trabalhar.
LNB – Além de chegar bem para a disputa do título da LDB 2013, o Minas já conseguiu outro feito na temporada e seis atletas Sub-22 são utilizados com frequência no NBB por Carlos Romano. Esse era um dos objetivos antes de a LDB começar?
Cristiano Grama – Isso é uma coisa que a gente discute e os meninos sabem disso. Se a gente for campeão da LDB é bom para meu currículo, para o da comissão e para o dos atletas também. Mas a gente quer que desse grupo saia oito jogadores para o adulto e neste início do NBB já estamos vendo isso em quadra.
A fase final da LDB 2013 será disputada nos dias 26 a 30 de dezembro, no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro. Flamengo, Minas Tênis Clube, SKY/Basquete Cearense, Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília, São José/Unimed, Allianz/Ginástico e Paschoalotto/Bauru estão na disputa pelo título da competição. A decisão, que será realizada no dia 30 de dezembro, às 21h, terá transmissão ao vivo do SporTV.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).