#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não poderia ser melhor

Pinheiros PIN 74
x
62 Flamengo FLA
24
1ºQ
X
14
11
2ºQ
X
15
23
3ºQ
X
15
16
4ºQ
X
18

Poliesportivo H. Villaboim

23 de novembro de 2013

Na estreia de Leandrinho, Pinheiros mostra sua força e leva a melhor sobre o até então invicto Flamengo; ala/armador marca 16 pontos e tem boa atuação

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
74
X
62
74
PTS
62
9
A3C
3
20
A2C
22
7
LLC
9
34
RT
41
15
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A tarde deste sábado foi de festa no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). Com boa presença do público nas arquibancadas, Leandrinho fez sua estreia pelo Pinheiros/SKY. E foi com o pé direito. Depois de ficar mais de sete meses longe das quadras, por conta de uma lesão no joelho esquerdo, o ala/armador debutou no NBB 2013/2014 com um bom rendimento e ajudou a equipe paulista a vencer o até então invicto Flamengo, pelo placar de 74 a 62.

Leandrinho começou a partida como titular e ficou em quadra por 27 minutos. O atleta, de 30 anos, teve boa participação na partida e marcou 16 pontos. No entanto, o cestinha pinheirense na partida foi o ala norte-americano Shamell, com 23 pontos. Outros bons nomes dos atuais campeões da Liga das Américas no jogo foram o também norte-americano Joe Smith, que registrou 11 pontos e seis assistências e o ala/pivô Mineiro, responsável por 13 pontos.

“Foi muito bom. Ainda preciso pegar um pouco de conjunto com o time, mas acho que tive uma estreia válida. Me senti bem fisicamente e também não senti nada no joelho. Isso foi importante para conseguir estrear bem e ajudar o Pinheiros a conquistar essa importante vitória. Estou aqui para somar e espero que dê tudo certo para o nosso time”, disse Leandrinho.

Pelo lado do Flamengo, assim como nas três primeiras partidas da equipe na competição, o destaque ficou por conta do armador argentino Nicolás Laprovittola, autor de 18 pontos e nove assistências. A equipe rubro-negra atuou desfalcada de três dos seus principais jogadores. Marquinhos, ainda em recuperação de uma lesão no joelho, Marcelinho Machado, ainda suspenso, e Benite, que sofreu uma lesão no joelho na partida diante do Palmeiras, ficaram de fora.

Com o resultado, as duas equipes ficaram com a mesma campanha na sexta edição do maior campeonato de basquete do país: três vitórias e uma derrota. Os times voltam à quadra na próxima quinta-feira. O Flamengo receberá a Liga Sorocabana, às 20h30 (de Brasília), no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto que o Pinheiros irá até a cidade de Mogi das Cruzes (SP) para enfrentar o time local, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Professor Hugo Ramos.

Mesmo com Leandrinho marcando seus primeiros pontos na volta ao NBB logo no início da partida, foi o Flamengo quem largou na frente. Com uma atuação dominante no garrafão, Meyinnse anotou seis pontos nos primeiros minutos do confronto e foi fundamental para que os cariocas colocassem 10 a 4 de vantagem. Mas, depois de um pedido de tempo do técnico paulista Cláudio Mortari, a partida mudou completamente de cenário.

Com um ritmo de jogo alucinante, principalmente na defesa, o Pinheiros passou a dominar as ações. Além de anotar sete pontos, Leandrinho foi fundamental para que o Pinheiros não só virasse o jogo como também colocasse dez pontos de frente ao final da parcial inicial por conta de seu trabalho defensivo. O novo reforço da equipe executou uma forte marcação sobre Laprovittola, principal pontuador do campeonato até o momento, e não deixou o rival pontuar. Sendo assim, os donos da casa tiveram liberdade para contra-atacar, os norte-americanos Shamell e Joe Smith apareceram bem e a equipe emplacou uma sequência de 20 a 4 para fechar o período com o placar em 24 a 14 a seu favor.

O domínio dos anfitriões seguiu nos minutos iniciais do segundo quarto. Ainda com uma forte defesa e tendo a oportunidade de realizar diversos contra-ataques, o Pinheiros manteve o controle do duelo nas mãos e chegou a colocar 16 pontos de vantagem (32 a 16). Mas o Flamengo não se entregou. Laprovitolla desencantou – o argentino marcou sete pontos praticamente seguidos, os atuais campeões do NBB melhoraram seu trabalho defensivo e com uma arrancada de 11 a 0 baixaram o prejuízo para apenas cinco pontos (32 a 27). Nos instantes finais do período, Tavernari converteu um tiro de três pontos, deu um respiro aos paulistas e as equipes foram para os vestiários separadas por seis pontos: 35 a 29.

Depois de ver o time adversário ter um bom final de segundo quarto, os representantes da cidade de São Paulo voltaram com tudo dos vestiários. No início do terceiro período, Mineiro anotou cinco pontos, Leandrinho mais dois e a vantagem no placar voltou a subir para dois dígitos (42 a 29). O Flamengo até esboçou uma reação, graças a boas jogadas da dupla Laprovittola e Meyinsse, mas não teve jeito. A equipe mandante voltou a controlar o duelo e chegou para os dez minutos finais do confronto com 14 pontos de frente: 58 a 44.

A vantagem construída durante o terceiro período fez toda a diferença para o Pinheiros conquistar sua terceira vitória seguida no NBB. Sem deixar com que os rivais diminuíssem a desvantagem no placar para menos de dez pontos em nenhum momento da parcial final, os donos da casa voltaram a contar com bons lances do estreante Leandrinho e confirmaram o importante triunfo com tranquilidade.

“Não fomos bem. Não conseguimos executar o nosso plano de jogo e eles atuaram soltos em muitos momentos da partida. Quando eles  (Pinheiros) jogam assim fica difícil de vencê-los. Estávamos sem três jogadores importantes também e eles fizeram falta para nós”, afirmou o armador flamenguista Laprovittola.