#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não teve para ninguém

23-03-2014 | 12:21
Por Liga Nacional de Basquete

Com oito vitórias em oito jogos, Flamengo conquista título da Liga das Américas 2014 de maneira invicta e coloca mais um troféu na sua galeria

Flamengo conquistou a Liga das Américas pela primeira vez na história (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Ao lado de sua torcida, Flamengo conquistou a Liga das Américas pela primeira vez na história (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Pode-se dizer que o Flamengo sobrou em todas as fases da Liga das Américas 2014. Com oito vitórias em oito jogos, a equipe carioca se tornou apenas o segundo clube a conquistar o mais importante título interclubes do continente de maneira invicta – o primeiro foi o Peñarol de Mar del Plata, da Argentina, em 2010.

Após conquistar o título do NBB 2012/2013, o foco do clube da Gávea se voltou para a Liga das Américas. E o time se reforçou para ir atrás desse sonho. Para compor o elenco campeão brasileiro, chegaram o armador da seleção argentina Nicolás Laprovittola, o jovem pivô Cristiano Felício e os norte-americanos Jerome Meyinsse e Tony Washam Jr.

“Tínhamos a conquista da Liga das Américas como uma de nossas metas. Conseguimos atingir este objetivo de maneira invicta e isso é algo que de grande valor. Queremos transformar o Flamengo em um centro de excelência desde as escolinhas até o time principal e esse título será de extrema importância para isso”, disse Marcelo Vido, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Além das contratações, outros “reforços” ficaram por conta dos retornos dos alas Marcelinho Machado e Marquinhos, O primeiro ficou afastado durante toda a temporada passada devido a uma lesão no joelho, enquanto que o segundo, também com uma contusão no joelho, perdeu todo o primeiro turno da atual temporada do NBB, mas voltou a tempo para participar de todos os jogos do Flamengo na Liga das Américas.

“Estava esperando muito por esse dia. Fiquei praticamente seis meses sem jogar e poder voltar com esse título é bom demais. Fizemos história no clube com esta conquista inédita e lutamos muito por isso. Só quem está aqui sabe o quanto nos dedicamos para chegar onde chegamos”, disse Marquinhos.

Marquinhos teve grande participação durante toda a campanha do Flamengo na Liga das Américas 2014 (Samuel

Marquinhos teve grande participação durante toda a campanha do Flamengo na Liga das Américas 2014 (Samuel

Na primeira etapa da competição, o time carioca superou o tradicional Capitanes de Arecibo logo na estreia por uma larga vantagem de 33 pontos (123 a 90). Em seguida, a equipe conquistou uma dura vitória frente ao anfitrião Mavort (EQU), na prorrogação, por 109 a 105.

Depois, para fechar sua participação na etapa inicial, o Flamengo levou a melhor sobre o Leones de Qulipe (CHI), por tranquilos 116 a 80, e passou para a segunda fase da Liga das Américas 2014 como líder invicto do Grupo D.

Flamengo sobrou e chegou ao Final Four após vitórias arrasadoras (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Flamengo sobrou e chegou ao Final Four após vitórias arrasadoras (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A invencibilidade se manteve na etapa seguinte e os cariocas seguiram sobrando na competição. Mesmo diante de três tradicionais adversários, Cocodrilos de Caracas (VEN), o Unitri/Magazine Luiza e o Halcones Xalapa (MEX), a equipe venceu com tranquilidade. Em todas as partidas disputadas na segunda fase do torneio, no Grupo E, o Flamengo triunfou por 16 ou mais pontos.

O Flamengo conseguiu o direito de sediar o Final Four da Liga das Américas, no Rio de Janeiro, e se o favoritismo na quadra já era grande, imagine como seria adicionando a apaixonada torcida rubro-negra na conta. Na semifinal, o Flamengo não teve dificuldades para bater o Aguada (URU), por 113 a 81.

Na final brasileira contra Pinheiros/SKY, diante de um grande espetáculo de sua torcida nas arquibancadas no Ginásio do Maracanãzinho, o time rubro-negro mostrou mais tranquilidade nos momentos decisivos e, após uma partida muito equilibrada, garantiu a inédita taça para sua extensa galeria de troféus.

“Antes do jogo estávamos pensando bastante nesse título. Conseguimos nosso objetivo, que foi traçado desde o início da temporada. O trabalho foi muito bem feito e escrevemos nosso nome na história do Flamengo. Conquistamos um título inédito, que é a Liga das Américas, e de quebra conseguimos a classificação para a Copa Intercontinental. Estou muito feliz com o trabalho realizado”, disse o ala/pivô Olivinha.

Confira a campanha do Flamengo na Liga das Américas 2014:

– Primeira fase (Grupo D)
Flamengo 123 x 90 Capitanes de Arecibo (PUR)
Flamengo 1o9 x 105 Mavort (ECU)
Flamengo 116 x 80 Leones de Quilpe (CHI)

– Segunda fase (Grupo E)
Flamengo 88 x 72 Cocodrilos de Caracas (VEN)
Flamengo 1o1 x 81 Uberlândia
Flamengo 78 x 58 Halcones Xalapa (MEX)

– Final Four
Flamengo 113 x 81 Aguada (URU)
Flamengo 85 x 78 Pinheiros