HOJE
O que rolouaté aqui
Por Liga Nacional de Basquete
Após pausa devido data FIBA, NBB 2021/2022 retorna nesta quarta-feira. Confira um raio-x da competição até aqui
Após um mês do primeiro confronto da temporada 2021/2022 do NBB, emoção foi o que não faltou para o fã de basquete. Em uma temporada marcada pela volta do público aos ginásios, já foram tantas histórias contadas nos primeiros momentos do campeonato que só resultaram no aumento da expectativa para o desenrolar dos próximos capítulos.
Depois de 10 dias sem jogos do NBB (data FIBA), o campeonato retorna já nesta quarta-feira (02/12). Como forma de aquecimento para essa retomada, listamos os principais da competição até aqui. Confira:
Com Franca imparável, NBB tem briga acirrada pela Copa Super 8
O topo da classificação do NBB 2021/2022 está reservado para uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro. O Sesi Franca disputou oito partidas na competição e saiu vitorioso em todas elas – até aqui, os francanos são os únicos que não conheceram o sabor da derrota na na temporada.
”Temos um grupo de caras que vem e trabalha todos os dias para melhorar. Acho que o mais importante é que não ficamos satisfeitos com a nossa posição e também sabemos que há espaço para melhorias”, analisou o ala David Jackson.
Um dos clubes fundadores da Liga Nacional de Basquete (LNB), a equipe do interior paulista disputou todas as temporadas do NBB. Nessa, em especial, o clube obteve o seu melhor início na história – em 2019, os francanos chegaram a vencer os sete primeiros jogos, mas acabaram perdendo o oitavo embate.
Ver essa foto no Instagram
Com apenas uma derrota, Flamengo (2º) e Minas (3º) também aparecem na parte de cima da classificação. Do lado do rubro-negro carioca, a forte rotação imposta sobre os comandados por Gustavo De Conti impressiona, com o protagonismo sendo dividido por todos os jogadores do elenco. Já na equipe mineira, a intensidade na transição, principalmente com peças como Gui Santos, Gui Deodato e Shaq Johnson, tem dado ao time minastenista.
Um pouco mais abaixo na tabela, São Paulo (4º) e Bauru (5º) aparecem na classificação com o mesmo desempenho: cinco vitórias em sete jogos. De um lado, o Tricolor do Morumbi começou o NBB com duas amargas derrotas (Flamengo e Cerrado) e se recuperou, na sequência, com cinco triunfos consecutivos. Do outro, o Bauru, também com cinco vitórias, conheceu o sabor da derrota em confrontos contra times da ponta da tabela: Franca, ainda na primeira rodada, e São Paulo, antes da pausa devido à data FIBA.
Completando os oito primeiros da tabela, três equipes mantiveram 50% de aproveitamento e, caso a Copa Super 8 SKY fosse hoje, estariam classificadas para a Copa Super 8 SKY: Caxias Basquete (6º), Unifacisa (7º) e Mogi Basquete (8º).
+ Confira a classificação completa do NBB
MVP em boa fase, veterano em destaque e Caboclo dominante: os líderes em estatísticas até aqui
King Of The Season (oferecido por Budweiser) do NBB 2020/2021, Lucas Mariano segue com grandes atuações na elite do basquete brasileira. Agora no Franca, o pivô vem tendo um início de temporada mágico. Até aqui, o jogador é o cestinha da competição com 19,8 pontos de média nas oito vitórias. Além da alta média de pontuação, o francano é o 5º jogador mais eficiente da competição, com 20,3 de média no quesito.
Ver essa foto no Instagram
Logo atrás de Lucas Mariano outros quatro nomes fecham o Top 5 cestinhas até o momento no NBB 2021/2022. São eles: Larry Taylor (19.8 pontos por jogo), Marquinhos (18.7 pontos por jogo), David Jackson (18.5 pontos por jogo) e Bruno Caboclo (18.4 pontos por jogo).
Já quando o assunto é assistência, temos um bom e velho conhecido do fã de basquete em destaque no quesito. O ala Alex Garcia, do Bauru, vem usufruindo de toda sua experiência e é o maior passador do NBB 2021/2022: são 7,5 assistências por jogo do ‘Brabo’. Completam o Top 5: Elinho (6,9 de média), Yago (6,6), Georginho (6,4) e Alexey (6,3).
Ver essa foto no Instagram
Já nos rebotes, uma jovem promessa vem se tornando realidade no basquete brasileiro: o pivô Dikembe. Tri-MVP da Liga de Desenvolvimento (LDB), o jogador lidera o ranking dos maiores reboteiros do NBB 2021/2022 – são 9.3 por jogo. Logo atrás, figura a dupla Ronald (9,1 rebotes por jogo) e Gemerson (9,0 rebotes por jogo), do BRB/Brasília Basquete. Encerrando a lista dos cinco primeiros temos Bruno Caboclo, do São Paulo, e Ansaloni, do Fortaleza BC – os dois detém 8.8 rebotes de média.
Um dos reboteiros do campeonato e grande nome do São Paulo nesta temporada, Bruno Caboclo começou o NBB 2021/2022 em grande estilo. Prova disso é que o jogador é o atleta mais eficiente da competição, com 22,6 no índice. O impacto do ala/pivô é tão grande que o São Paulo ainda não perdeu ainda com ele em quadra – o jogador esteve fora nas duas derrotas do São Paulo nas duas primeiras rodadas.
Ainda sobre os jogadores mais eficientes da temporada até aqui, Larry Taylor é o segundo colocado com 21,3 de eficiência. Na sequência temos o trio do Sesi Franca finaliza o ranking em sequência: Georginho (20,5), David Jackson (20,4) e Lucas Mariano (20,3).
Ver essa foto no Instagram
Diferencial! De volta, torcedores aumentam emoção nos ginásios
Uma das maiores diferenças da última temporada do NBB para essa é, com toda certeza, o clima das partidas. Com a flexibilização das restrições devido ao avanço da vacinação no país, os ginásios voltaram a receber torcedores depois de quase dois anos de pausa e jogos sem torcida. Isso, sem sombra de dúvidas, não só trouxe de volta o contato entre torcedores e jogadores, mas também a emoção de sempre nas partidas.
Ver essa foto no Instagram
Além da possibilidade de assistir jogos apertados e decididos nos últimos minutos, enterradas impressionantes e grandes jogadas, o fã também voltou a presenciar atrações nos intervalos dos jogos, como foi na Arena BRB/Nilson Nelson, em Brasília, que recebeu uma apresentação do Hungria Hip Hop no intervalo da partida entre a equipe e o Pinheiros.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Confira os jogos da semana no NBB 2021/2022
01/12
19h – Pato Basquete x Fortaleza Basquete Cearense – ao vivo no Youtube do NBB
19h30 – Paulistano x Cerrado Basquete
20h – Mogi Basquete x Unifacisa – ao vivo na TV Itararé
20h30 – Corinthians x Brasília – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB
02/12
19h30 – Bauru x Pinheiros
20h – Minas Tênis Clube x Sesi Franca – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB e na Rede Família
20h – Flamengo x Rio Claro Basquete – ao vivo no Youtube do NBB
20h30 – União Corinthians x São Paulo
03/12
19h – Corinthians x Cerrado – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB
19h30 – Paulistano x Brasília
20h – Mogi Basquete x Fortaleza Basquete Cearense
20h30 – Pato Basquete x Unifacisa – ao vivo no Youtube do NBB
04/12
16h10 – Flamengo x Sesi Franca – ao vivo na TV Cultura
17h – Minas Tênis Clube x Rio Claro Basquete
18h – Caxias Basquete x São Paulo – ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB