#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Desempate no duelo

22-04-2025 | 09:02
Por Juvenal Dias

Bauru Basket vai para seu 16º playoff de NBB CAIXA e Paulistano/CORPe, para o 15º; já se encontraram quatro vezes, inclusive na final de 2016/17, com duas vitórias para cada

A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA continua nesta terça-feira (22/04), às 20h15, no Ginásio Antonio Prado Jr., com o confronto entre Paulistano (12º) x Bauru Basket (5º). A partida terá transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass. Os dois times se enfrentaram em quatro oportunidades anteriormente, uma em cada fase de playoff. Já é tanto embate, com direito à final no histórico, que esse dá para chamar de clássico de mata-mata. Entenda um pouco mais do que está por vir.

Retrospecto em playoffs

A equipe bauruense é uma das três (ao lado de Flamengo e Sesi Franca) que participou de todas as 15 edições anteriores de playoffs. Isso faz com que seja o terceiro time com mais jogos nessa fase, 124. Foi campeão uma vez (2016/17), justamente em cima do Paulistano, teve mais duas finais, três semifinais e nove quartas de final, ou seja, nunca foi eliminado em oitavas de final.

Na temporada passada, chegou à semifinal, fazendo 5v/5d no total de sua campanha, até cair para o Flamengo (3-0). Nesses 124 jogos de playoffs, teve aproveitamento de 53,2% (66v e 58d). Nessa temporada, evoluiu de 9º ao final do primeiro turno, para se classificar em 5º. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 19v/15d (55,9% – 5º Lugar).

Tirando as três equipes que estiveram em todos os playoffs, o Paulistano é o time que mais vezes participou, 14, não competindo apenas na temporada de estreia. Foi campeão uma vez (2017/18), teve mais duas finais, uma semifinal, cinco quartas e cinco oitavas.

Na temporada passada, chegou às quartas de final, fazendo 2v/3d no total de sua campanha, até cair para o Sesi Franca (3-0). Nessas 14 edições anteriores, teve 94 jogos de playoffs, com 43,6% de aproveitamento (41v e 53d). Nessa temporada, frequentou as colocações mais abaixo na tabela, antes de terminar em 12º. Campanha: 34 jogos – 15v/19d (44,1% – 12º Lugar).

Na atual temporada, Bauru Basket derrotou o Paulistano na capital por 83 a 79 e o Tigre devolveu a vitória na casa do Dragão, 85 a 73.

Alex, um dos destaques do Bauru Basket partindo para a bandeja. Foto: Fábio Figueiredo/ Paulistano

Histórico em playoffs

Bauru Basket e Paulistano/CORPe se enfrentaram em 50 oportunidades na história de todo NBB CAIXA. São 28 triunfos (56%) para o time bauruense e 22 (44%) para o Tigre.

A primeira vez que os times se encontram em playoffs, foi na temporada 2010/11, justamente em uma oitava de final, com a coincidência de o Bauru ter sido o 5º e o Paulistano, o 12º. Na ocasião, com a mesma ordem inicial dos confrontos, o Bauru varreu a série em 3 a 0. No jogo final, Alex (não o Brabo, mas Alexandro da Silva de Oliveira) foi o cestinha com 26 pontos na vitória 92 a 66, que garantiu o Dragão nas quartas contra o Flamengo.

O maior confronto entre os dois times se deu na final da temporada 2016/17, naquele que foi o playoff com o maior número de jogos da história, 50. Foi a primeira vez que dois times vindo de oitavas de final foram à decisão e a primeira vez que dois times que não fecharam a classificação entre os três primeiros decidiram o NBB CAIXA, Bauru, 5º, e Paulistano, 6º. Mais uma vez, a ordem dos confrontos foi a mesma, mas a decisão precisou chegar até o jogo 5. Dentro do Ginásio Gigantão, o Bauru fez 3 a 2 na série para comemorar com seu torcedor o primeiro título de um time do estado de São Paulo. No jogo final, Alex, de novo, foi o cestinha com 24 pontos na vitória por 92 a 73.

O troco veio na semifinal da temporada seguinte, 2017/18. Com o Paulistano em 2º, não precisou jogar as oitavas (na época, classificavam 12). Já Bauru ficou em 6º e teve esse desgaste a mais. Com a ordem invertida dos mandos, o Paulistano venceu no jogo de desempate, 3 a 2, em seu ginásio. No jogo final, Lucas Dias foi o cestinha com 21 pontos na vitória por 80 a 77, que garantiu o Tigre na final contra o Mogi e levantou seu único título de NBB CAIXA.

Por fim, na temporada 2020/21, em uma série reduzida a melhor de três nas quartas de final, o Paulistano (4º) venceu o Bauru (5º) por 2 a 1, na “bolha do confronto”, Maracanãzinho. Cauê Borges foi o cestinha com 21 pontos na vitória por 78 a 65, que colocou o Tigre na semifinal contra o Flamengo.

Destaques individuais

Aos 45 anos, Alex Garcia está se exibindo em grande nível. O ala é o líder do Bauru Basket em assistências, com 5,41 por jogo, o segundo em pontos (13,15), além de terceiro em eficiência (13,8) e rebotes (4,9). Com média de 30,9 minutos em quadra por jogo, tem feito uma das suas melhores temporadas desde que voltou ao time bauruense em 2020/21 e é peça fundamental para o técnico Paulo Jaú. Se tornou o segundo maior assistente da história na partida recente contra o R10 Score Vasco da Gama (2424), passando Fúlvio (2416). E foi o terceiro jogador da história a converter mais de mil bolas de três (1015), atrás de Shamell (1240) e Marquinhos (1076).

Lucas Doria assumiu o posto de capitão do Paulistano/CORPe nessa temporada. Foto: Bryan Assis/Bauru Basket

Em compensação, com 20 anos, Brunão tem sido um dos grandes destaques do Paulistano na temporada. Terceiro em pontos (11,1), primeiro em rebotes (7,4) e em eficiência (14,6), o ala/pivô estipulou o recorde pessoal e da temporada de rebotes (20) na derrota para o Flamengo, no começo de abril. É a sexta maior marca em uma partida de todo NBB CAIXA.

*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.

Palavra dos capitães

“Esperamos um confronto bem equilibrado, como todos esses entre os times que ficaram do 4º ao 13º. O time do Paulistano é jovem, muito atlético e bem treinado pelo Demétrius, um técnico experiente, que já foi campeão. Cada um ganhou um jogo na fase de classificação, e sempre com o visitante levando a melhor. Então isso já mostra como deve ser parelho. Vamos tentar vencer em São Paulo novamente, mas dessa vez fazer valer o mando de quadra e também vencer na Panela.” Alex Garcia, ala do Bauru Basket

“Por mais que os dois times sejam diferentes, do jeito que foram montados, o time do Paulistano é um pouco mais jovem e o time do Bauru é um time com um pouco mais de experiência e uma mescla de jogadores, os dois times são bem parecidos na questão de intensidade defensiva e ofensiva. Talvez, os dois times com mais intensidade do campeonato inteiro e são aspectos que se intensificam ainda mais durante os playoffs. Veremos nessa série de playoffs, com certeza, jogos muito intensos, muito pegados, intensidade muito alta, defesas atuantes. O que podemos fazer como time é dar uma segurada no Brite, que é um dos líderes do campeonato, é um dos favoritos a ser MVP da temporada. Sempre estamos de olho no Alex, que é um ídolo no basquetebol brasileiro e ainda está jogando em altíssimo nível. Mas focar no nosso time também, é jogar intensamente, defensivamente bem, jogar coletivamente no ataque e tentar fazer bons jogos para poder sair com três vitórias.” Lucas Doria, pivô do Paulistano/CORPe.

Agenda

Jogo 1 – 22/04 (Terça-feira) – 20h15 – Gin. Antonio Prado Jr. (ESPN e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 25/04 (Sexta-feira) – 19h30 – Panela de Pressão (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 27/04 (Domingo) – 18h – Panela de Pressão (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 30/04 (Quarta-feira) – 19h30 – Gin. Antonio Prado Jr. (a definir)
Jogo 5 (se necessário) – 03/05 (Sábado) – 18h – Panela de Pressão (a definir)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.