
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05
16/05




19/05





Fazer história de novo
Por Juvenal Dias
Ceisc/União Corinthians começa 2º Playoff de NBB CAIXA e Corinthians, o 6º; é o primeiro mata-mata entre times de nomes parecidos e que já decidiram um título há quase 30 anos
A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA continua nesta sexta-feira (25/04), às 20h, no Ginásio Wlamir Marques, com o confronto entre Corinthians (10º) x Cesic/União Corinthians (7º). A partida terá transmissão do YouTube do NBB CAIXA e do NBB BasquetPass. Em comum, três aspectos: parte do nome, o desejo pelas quartas de final e serem os times que decidiram o campeonato nacional em 1996. Entenda um pouco mais do que está por vir.
Retrospecto em playoffs
O Ceisc/União Corinthians é um dos “caçulas” dos playoffs, ao lado do CAIXA/Brasília, com participação em apenas uma edição das 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase. Porém, nesse caso, a participação veio na última temporada. Ou seja, está retornando aos playoffs pela segunda temporada seguida. Em sua única participação, classificou-se em 14º, mas parou nas oitavas de final. Foi superado pelo KTO/Minas, por 2 a 0 na série.
Isso significa que ainda busca sua primeira vitória em mata-mata na competição. Nesta temporada, teve um começo surpreendente que o colocou nas primeiras colocações desde o início das disputas. Classificou-se pela primeira vez à Copa Super 8 com a quinta colocação, para enfrentar outro estreante, o CAIXA/Brasília, mas acabou parando nas quartas de final. Teve uma sutil queda de rendimento para fechar o segundo turno na 7ª colocação. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 18v/16d (52,9% – 7º Lugar).
Já o Corinthians tem uma história com mais capítulos dentro dos playoffs do NBB CAIXA. É um dos poucos times que podem se orgulhar de dizer que chega ao mata-mata desde a primeira edição em que compete no campeonato. Isso quer dizer que foram cinco temporadas seguidas, desde 2018/19, que vai para a fase mais aguda da competição. Mesmo na temporada 2019/20, em que não houve playoffs, estava dentro da zona de classificação, em 7º. Suas duas melhores campanhas foram nas duas primeiras temporadas, nas quais chegou às quartas de final.
Além disso, vem de três vezes seguidas que parou nas oitavas. Na temporada passada, também foi 10º na classificação e perdeu para o Paulistano/CORPe na ida e na volta (2-0). Em 5 participações anteriores, tem 16 jogos de playoffs, com 25% de aproveitamento (4v e 12d). Nessa temporada, começou um novo trabalho com novo técnico, teve recorde superado por Elinho Corazza, mas o desempenho do time não condizia com as atuações do maestro. Até que o elenco encaixou melhor, com atuações mais expressivas no segundo turno, até se classificar com a 10ª colocação. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 17v/17d (50% – 10º Lugar).

Duane Johnson, destaque do Ceisc/União Corinthians, contra Cauê Borges, do Corinthians. Foto: Vinicius Molz Schubert
Esse Corinthians que leva vantagem
Nas 8 partidas dos encontros de Corinthians dentro do NBB CAIXA, a vantagem vai para o paulista, que venceu 7 (88%) dos embates, contra uma (12%) do adversário gaúcho de nome similar. O Corinthians abriu sua sequência de invencibilidade no primeiro encontro, em 12/01/2022, com a vitória em casa por 74 a 63, com Fuller sendo o cestinha, com 23 pontos. E a sequência durou seis partidas, três temporadas.
A quebra da sequência e primeira vitória do Ceisc/União Corinthians veio justamente no ótimo primeiro turno da temporada 2024/25, em casa, no dia 21/12/2024, no dia da estreia da nova mascote do clube, o UniCão, um cachorro que invadiu a quadra alguns dias antes durante uma partida do NBB CAIXA. Duane Johnson foi o cestinha com 26 pontos. Na atual temporada, além desse jogo com o triunfo do Ceisc/União Corinthians, teve o jogo da volta, em São Paulo, na última partida das equipes na temporada regular, no dia 18/04/2025, com as duas colocações já definidas e o time paulista vencendo por 111 a 81.
Final histórica
Corinthians e Ceisc/União Corinthians já decidiram o título do Campeonato Brasileiro de 1996. Naquela oportunidade, em um ginásio Wlamir Marques abarrotado, o time paulista foi campeão com uma vitória por 101 a 96 no quarto jogo da série decisiva. Oscar Schmidt foi o grande nome daquela decisão com 30 pontos.
Maior garçom da história
No confronto, há um postulante ao “Clube dos 500”, com 470 partidas no NBB CAIXA, mas que conquistou uma ainda mais expressiva na carreira. No jogo do primeiro turno, contra o Paulistano/CORPe, Elinho Corazza se tornou o jogador com mais assistências na história da competição, superando Fúlvio, que tinha 2416. O armador do Corinthians começa a série com 2664, quase 250 a mais que o recorde anterior.
Destaques individuais
Em sua segunda temporada de NBB CAIXA e de Ceisc/União Corinthians, o ala norte-americano Duane Johnson elevou o nível do clube e é o grande destaque na competição. Líder do time em pontos (14,74) e eficiência (14,6), também é segundo em rebotes (7,7) e terceiro em assistências (2,8).
O pivô Lucas Cauê teve grande participação na retomada do Timão na temporada, crescendo de produção no segundo turno. Dá para apontá-lo como um dos destaques do Corinthians, pois lidera em rebotes (7,1) e na eficiência (15,2). Sem contar que é o 5º em pontos (11,2).
Palavra dos capitães
“Estamos com boas expectativas para o confronto, sabemos que a equipe do Corinthians tem bastante qualidade, mas também já vencemos eles dentro de casa e sabemos que esse fator casa está sendo muito importante durante toda a temporada. Vamos ajustar algumas coisas para o confronto e tenho certeza de que vai ser uma grande série“, Felipe Vezaro, ala/armador do Ceisc/União Corinthians.

Lucas Cauê é dominante no garrafão para o Corinthians. Foto: Beto Miller
“Vai ser um confronto bem duro, vencemos o último jogo na fase regular, mas não foi a realidade do que será essa série. Vai ser uma série bem dura e bem pegada. Estudamos muito o time deles, gostam de correr a quadra, as jogadas individuais que eles gostam, estamos bem preparados. Vai ser bem duro, nada parecido com o que foi o último jogo“, Elinho Corazza, armador do Corinthians.
Agenda
Jogo 1 – 25/04 (Sexta-feira) – 20h – Wlamir Marques (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 28/04 (Segunda-feira) – 20h – Gin. Poliesportivo Arnão (ESPN)
Jogo 3 – 30/04 (Quarta-feira) – 19h30 – Gin. Poliesportivo Arnão (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 03/05 (Sábado) – a definir – Wlamir Marques (a definir)
Jogo 5 (se necessário) – 06/05 (Terça-feira) – 19h30 – Gin. Poliesportivo Arnão (a definir)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, UMP e Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.